terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Adeus Bitcoins (por hora)

A cerca de 3 anos investi R$ 2000,00 em BTC. Fiz diversos trades ao longo do tempo, ganhando uns trocados abaixo da inflação.




Na bolsa de BTC aprendi mais sobre renda variável e me diverti bastante desenvolvendo meus "métodos de trade", tentando reinventar a roda em leitura de gráficos. Foi uma ótima experiência por que me fez buscar informação. No fundo acho que tive sorte, pois simplesmente comprava quando caia e vendia quando subiam os preços, nisso lucrando 10, 20 ou 30 reais fora as taxas. O mercado estava tão volátil, que fiz até uma fórmula no excell para ganhar tempo no cálculo do preço que precisava vender para ter lucro.

Até saquei que traders profissionais fazem nada além da estratégia de roleta martingale.

Deixei a grana lá por meses nos períodos de baixa para não abraçar prejuízos, pois sei que a tecnologia ainda vai dar muito pano pra manga. Finalmente vendi tudo mês passado, obtendo um lucro de cerca de 300 reais ao todo, ou seja 5% ao ano. Um rendimento bastante ruim comparado com a inflação.

O problema do bitcoin é que ele não é atrelado a ativos reais como as ações de empresas. Boa ou ruim, o papel de uma empresa tem lastro em seus ativos e patrimônio. O BTC não. O valor do BTC depende unicamente da adesão das pessoas. Se tem muita procura ele sobe, se tem pouca ele perde valor, e você nunca vai adivinhar pra que lado vai, tornando a moeda muito mais uma aposta em roleta do que um investimento.


Quem imprime a moeda, controla a sociedade.


Ainda sou entusiasta da tecnologia, a qual considero revolucionária. Assim como também me interessam muitas outras coisas que podem modificar completamente a vida da raça humana. A questão é que o zé ninguém não tem como saber se elas serão implementadas e difundidas.


14 comentários:

  1. Talvez seria melhor VC ter investido no aprendizado de outro ofício, seria de grande valia em qualquer país que vá.

    ResponderExcluir
  2. CF,

    De acordo com o mercado bitcoin, hoje 1 BTC vale aprox 1500 reais, é fácil trocar por esse valor? Realmente existe demanda? Pensei em começar a estudar bitcoin (minerar ou ficar clicando naqueles faucets). Acha que é uma boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho uma boa minerar nem perder tempo clicando em bobagens, mas lhe advirto que sei pouco a respeito, em tudo existe modo de ganhar dinheiro.
      Existe demanda em BTC, ele é amplamente usado no mundo. Se você vender pelo preço de mercado vende na hora, é totalmente líquido. O problema é a volatilidade e você não saber pra onde o preço vai, pois em ações por exemplo a cotação acompanha o lucro, e no BTC o valor sobe com a demanda.

      Excluir
  3. Estou esperando baixar novamente o preço do bit, ano passado ganhei 1400 dilmas só com o bitcoin, mas tem que ter paciência e nervos de aço para aguentar as variações constantes dele.

    AbraçO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucrou bastante! Por hora estou fora, vamos ver pra onde a moeda vai. Abraço.

      Excluir
  4. Acho Bitcoin pe uma puta de uma idéia, mas é foda acreditar nela.

    Hoje em dia, estou disconfiando de tudo que é digital, está cheio de golpes nessa área e não tenho conhecimento para me defender deles.

    É muito ruim ser semianalfabeto em computação.

    E lucar 5% ao ano em trades, está de parabéns, nunca consegui este resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que o dinheiro do governo é ainda menos confiável, pois eles imprimem o quanto querem e ele vale cada vez menos.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. CF, o que você acha da compra de BTC para viagens aos EUA? Pois agora existem cartões que voce carrega em BTC e pode usar como se fosse um cartao Mastercard normal, pois ja faz os pagamentos em USD. Já fez isso? Sabe se é mais vantajoso que comprar a moeda em espécie. Eu fiz algumas contas usando as cotações do mês passado, parece que fica uma vantagem para o BTC muito pequena em relação à moeda em espécie...

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz isso. E se a cotação do BTC despencar?
    Eu prefiro ter dollar em espécie.
    BTC me parece uma boa opção se você quiser tirar do brasil bastante dinheiro. Comprar tudo em BTC e vender tudo pra depositar em uma conta lá fora, sem pagar IOF nem imposto de renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei vendo as curvas de cotações do BTC e parece que oscila parecido com a variação da cotação do dolar aqui no Brasil.....pensei que usar o cartao com BTC seria +- como usar a moeda em especie, com a vantagem da segurança em nao andar com muito dinheiro em especie.

      Excluir
    2. Acho que você ganha em não pagar IOF, mas tem o problema da cotação. Não acho seguro colocar muito dinheiro em BTC por você crer que a cotação é parecida com o dolar no Brasil. A cotação do BTC é muito volátil e pode despencar. Já o dólar tende a ficar mais caro.
      Eu levaria uma parte em espécie e um pouco em um cartão recarregável, caso aconteça algum problema alguém pode carregar pra mim do brasil.

      Excluir