sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Diversifique ou morra na praia

Já falei de diversificação a algum tempo e o assunto retorna neste momento onde muita gente está tendo rentabilidade negativa.

Diversificar é de extrema importância para o investidor que quer acumular patrimônio e ficar rico. Não importa o prazo, não importa a garantia do investimento, tudo tem riscos e sofre altas e baixas. Se você trata seus investimentos como um casino, sua única certeza é a de que vai ficar pobre.


Só o controle de risco salva.


Pra maioria ficar rico é demorado e exige muito esforço. Nenhuma economia cresce em linha reta e com investimentos é igual, portanto seu maior inimigo (depois do governo) é você mesmo e suas próprias ilusões.

Se estiver muito exposto ao risco, comece a diversificar agora.


A regra é clara. Trabalhe, invista em coisas que tenham valor, diversifique e controle o risco. Quer apostar? Aposte com Capital Alocado a Risco, ou seja, uma quantia pequena que não prejudique seu capital se perder tudo. Compre bitcoin, ações especulativas, terrenos na praia que alagam, aposte na loteria, abra uma empresa de xícaras pra canhoto,  fique sócio de empresas de MMN ou qualquer outra coisa que quiser... Mas faça isso com pouca grana, ou nem faça.


Dinheiro é coisa séria.


Eventualmente bons investimentos perdem valor. Assim sendo, troque de investimento sem se importar se teve lucro ou prejuízo. Investimentos sem valor são certeza de perder todo o seu dinheiro então não espere para recuperar o que perdeu. Quantas vezes uma empresa quebrou e o último a saber foi o acionista minoritário? Se duvida pergunte a quem tinha a aposentadoria na Petrobrás. Quantos tinham todo o seu patrimônio aplicado em um imóvel e perderam o emprego? Muita coisa pode acontecer.
De qualquer maneira uma carteira diversificada lhe protege melhor quando turbulências ocorrem.

Se você não sabe o que está fazendo, deixe seu dinheiro na poupança até saber. Se tiver vontade, compre um pouco do que quiser, mas não coloque todo o seu dinheiro em uma coisa só. Nem em Tesouro, imóveis, Dólar, e muito menos na renda variável. Diversifique sempre!

Abraços.

12 comentários:

  1. As vezes sinto que estou pulverizando muito pelo pouco capital mais a estrategia tem se mostrado resiliente (FII 70% acoes 10% TD 20%) apesar do pouquissimo tempo no mercado 10meses.
    Acho também que diversificar e o caminho ao contrario do que prega o empolgante Oxiomas de zurich.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para só 10 meses você está bem diversificado. O que importa é sua estratégia e se você aguenta os períodos de queda (um cara que mora na casa dos pais ou tem filhos, por ex). Sua carteira é mais exposta ao risco, mas também ao ganho.
      Os axiomas pregam que é muito lento diversificar demais. Gosto bastante do livro, mas pra maioria não diversificar leva à derrota.
      Você não pode depender dos investimentos. Tem cara com 100% em ações. Tem cara com muita grana em empréstimos. Se a pessoa perde o emprego e não pode pagar, já era.

      Excluir
    2. Quando eu li Axiomas de Zurique fiquei com "sangue nos olhos" e queria apostar, apostar e apostar. Não. Esta errado. O correto é seguir a mágica dos juros compostos, aportes + tempo (aplicando em bons investimentos). Nada mais. Abraço

      Excluir
    3. Não tem como fugir disso. Axiomas é legal, mas tem que ler com diligência. Tempo em bom investimento e aporte são a fórmula mais segura e eficaz.

      Excluir
  2. O que tu pretende fazer tem termos de diversificação conhecimento financeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou manter 60% do que tenho na renda fixa e o resto líquido pra construir um imóvel.
      No imóvel vou usar grana da minha esposa também.
      Ainda não decidi se coloco de 5 a 20% do meu patrimônio em ações e FIIs por que vou precisar de uma grana pra ir embora (não muito do que declaro no blog como explicarei daqui a alguns meses).
      Além de comprar dólar todo mês, de 10 a 100.
      E você mestre?

      Excluir
  3. Pretendo fazer nada diferente do que já tenho feito até o momento.
    Estudei dúzia de livros também fiz pilhas de cálculos para chegar as mesmas conclusões que o bastter.
    A grande diferença entre o bastter e minha persona: Eu não ignoro nosso cenário macroeconômico.
    Pela conjuntura atual estamos indo rumo a uma moratória da divida pública!
    Por outro lado não há o que se fazer para um pequeno investidor se não continuar comprando investindo em valor.
    Outra coisa que observei é que existe diferentes estratégia no blogosfera como um todo, porem é muita dor de cabeça para riscos enormes e ganhos mínimos.
    Outra coisa que notei : O pessoal que fica olhando muita cotação mesmo que seja holder uma hora começa ser influenciado pelo psicológico, muita gente quer avaliar estratégia nos últimos 6 anos , sendo que este 6 anos nossa política macroeconômica foi das piores.
    Muita gente que se dizia holder, Não dura 1 anos sem fazer giro no patrimônio tentando bater o mercado consistentemente, tudo bem se este pessoal fazer parte dos 5% que batem o mercado consistentemente, mas sinceramente observo muitos giros para pouco resultado práticos.
    Diferente de outros investidores que ficam inventando nomes bonitos , para trade de valor ou tentando justificar seu giros, minha estratégia é totalmente passiva.
    Comprar , Comprar , Comprar só vendo se meus FII não tiverem mais valor ou por divergências na governança.
    Vou pagar para vende onde vai dar minha estratégia para longo prazo!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua estratégia na minha visão esta correta amigo. Pelos estudos que li, quem investe de forma passiva tem mais chances do que quem gira patrimônio e faz trades. A corretora adora os traders.

      Excluir
    2. Muito bom post! Estamos com as estratégias alinhadas! A diversificação é a segurança do investidor.

      Excluir
    3. Com certeza quem mais ganha com trades é a corretora ehehehe. De migalha em migalha ficam milionários. Gostaria que alguém me explicasse a diferença entre trade de ações e roleta.

      Excluir
  4. Creio que uma carteira com LFT, Lci e Poupança seja uma das mais conservadoras.
    Acho que não deve ter LCA com aplicação minima de mil reais, assim como existe em lci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta carteira é bom adicionar dolar e imóveis, quando tiver mais dinheiro.
      Tem LCA com aplicação mínima de 1 real em alguns bancos pequenos.

      Excluir