terça-feira, 20 de outubro de 2015

Os brasileiros são pobres segundo a Forbes

Recentemente me deparei com uma reportagem da revista Forbes expondo os países com mais milionários no mundo (pessoas com mais de 1 milhão de dólares). Como era de se esperar, os USA ganham a disputa com anos luz de distância do segundo colocado, relacionado ao nível de liberdade econômica que experimentou no último século. O Brasil fica em nono lugar. Uma verdadeira vergonha dado seu poderio econômico potencial.


Aqui o governo atrasa sua vida. É inchado, inimigo de empresas e o brasileiro tem em sua cultura o ódio ao lucro e ciúmes dos ricos. Uma verdadeira fórmula do fracasso.

-----------------------

Leiam a análise do senhor Stephen Kanitz:


Brasil Um País Incapaz de Gerar Riqueza.
Enquanto nossos intelectuais da Unicamp e USP se filiam ao Foro de São Paulo para combater a riqueza, estamos indo para traz.
O Brasil possui somente 168.000 milionários, e o ativo mais comum é suas próprias casas, não ações de empresas como a Petrobras.
Apesar de sermos 3% da população do mundo, só temos 0,7% de famílias milionárias, media 250.000,00 por família de 4, acumulado numa vida inteira.
Enquanto professores da USP como Marilena Chaui, Wladimir Safatle, Paulo Singer, Maria Conceição Tavares, Wilson Cano da Unicamp ganham R$ 250.000,00 por ano, pago pelo Estado, e extraído do povo via violência.
Quem é que são os verdadeiros senhores feudais do Brasil?

-----------------------

Sabe o que é pior? É que muita gente faria um milhão de reais com facilidade sem a oposição ferrenha do governo e da sociedade. Mais do que suficiente pra deixar de depender do trabalho, em um país sem inflação brutal. Mas isso é sonhar demais para um país latino americano onde a cada 15 anos surge um populista para ferrar tudo. São vários meses para regularizar uma empresa aqui e isso já diz tudo quando você se perguntar sobre o Brasil ser amigável à investidores.




É lógico que neste sistema corporativista a maioria dos ricos é associada ao governo. Quer um exemplo? Quanto dinheiro um mercadinho faz em relação a uma distribuidora especializada a vender por licitações pra prefeituras?

Segundo o Kanitz, o maior ativo do brasileiro é sua própria casa e há média de 250k por família de 4, acumulados durante uma vida inteira, enquanto a casta de funcionários públicos nada no dinheiro.
Isso mesmo, 250k, e nem sequer é o valor de uma empresa, terras ou algo produtivo, mas de uma casa sem tecnologia moderna alguma (chão aquecido, gerador, sistema de coleta de água, etc).  Nem móveis de valor ou obras de arte. Aposto que 99% são apartamentos de 60 m² em um prédio cheio de vizinhos ouvindo som alto e crianças berrando, em uma região "valorizada", lotada de quinquilharias descartáveis compradas à prazo a perder de vista. Um forno no verão e gelado no inverno.

Isso acontece porque financiando com a taxa de juros aqui, você paga três imóveis ao invés de um.

Não devemos só chutar esses comunistas desgraçados, mas principalmente modificar o modo de pensar do brasileiro comum. Isto envolve influir na educação básica que a muito tempo migrou do padrão clássico para o ideológico. Vão ser necessárias décadas para arrumar o que os socialistas fizeram na América Latina.

O post ficou desconfigurado, mas tudo bem.

Grande abraço e vamos juntos nessa jornada.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Precisamos transformar um dólar em dois se quisermos ser ricos. Ou melhor, um real em oito.

      Excluir
  2. Em um post seu dos ciclos da vida financeira, vc disse que até os 45 deveria ser a idade para as pessoas chegarem ao milhão.
    Se as pessoas começassem poupando cedo, chegassem aos 25 com por exemplo 79k, aplicassem mínimos 1 k durante mais 20 anos numa taxa mínima de 9% ao ano, o que não é difícil, aos 45 anos, teriam + ou - 1.089.000,00.
    Já é alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se não houver inflação nem imposto de renda. Já que tem, temos que aportar mais forte.

      Excluir
  3. Excelente post....mais como convencer as pessoas, até as mais esclarecidas, a não ter raiva de gente rica?
    Vejo isso a toda hora..
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cultura está estragada após décadas de marxismo cultural. Somente denunciando esta doença e fortalecendo instituições republicanas teremos sucesso. Liberdade de mercado torna as pessoas ricas, e com isso acaba o ódio aos ricos.
      Abraços!

      Excluir
  4. Espero ser o milionário de número 168.001 kkk.

    O Brasil é triste, se não fossem tantos impostos, tanta burocracia, acho que todos nós estaríamos bem melhores.

    A questão da inveja é complicada também, parece que é um crime querer ser rico neste país.

    Mas, não podemos desanimar ... Só não pode voltar a CPMF, por que se esta aí voltar, estou lascado!

    Abraço

    Viver de Construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje assisti um filme sobre o Barão de Mauá. Incrível como o Brasil não mudou NADA. Os mesmos cretinos regulando e cobrando para atrapalhar a vida dos empreendedores.
      Boa sorte para nós.

      Excluir
  5. Acho que o problema não está nos impostos, pois os encaro como morar em um condomínio. A raiz da questão está na má gestão e a chaga da corrupção. Vejam, os três pilares que mais almejamos; Educação, Saúde e Segurança, estão a anos luz do retorno condizente a qual contribuímos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo por sou bastante economicamente liberal. Para mim o governo atrapalha, e um grande governo atrapalha muito. Essas três coisas são muito melhor providas, e de maneira mais barata por empresas privadas concorrentes. Salvo as forças armadas, claro.
      A corrupção é inerente ao ser humano, e em um sistema que se auto-regula e fortalece o coletivo sobre o indivíduo um país não tem a mínima chance.

      Excluir