quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Programas de TV sobre negócios

Todos sabem que televisão é uma porcaria e te deixa pobre e mais burro, porém existem alguns poucos programas que podem inspirar e até mesmo ensinar bastante. Não vou falar dos jornais e programas de discussão que os USA porque estes nem tem comparação. Falarei de programas de entretenimento.

O Sócio


O Sócio é um programa onde onde o empresário Marcus Limonis propõe identificar os processos e estratégias que fazem a diferença em empresas com potencial de lucro, mas que se encontram em dificuldade, em troca de aportar dinheiro e tornar-se sócio do negócio. O que mais gosto no programa é que ele expõe claramente as situações problemáticas de uma empresa, que podem ser desde a falta de dinheiro, produtos desalinhados ao mercado, alocação errada de recursos, gestão ineficiente, e até má fé e vagabundagem por parte de algum sócio ou colaborador.

"Seu negócio é salvar o negócio dos outros".

Trato Feito



Este é o programa que me reaproximou da televisão após anos sem tomar a iniciativa de ligá-la. Trata-se de uma loja de penhores que compra e vende de tudo, que tenha valor de venda: obras de arte, armas, documentos, moedas, objetos antigos, carros raros, e todo tipo de item colecionável de gente famosa.
É muito legal quando eles chamam um especialista para avaliar o item ou assinatura. Cada venda é também uma aula de história. Agora que estou sem TV a cabo é o que mais sinto falta.

Reis da Barganha
Neste show os caras compram coisas baratas através de um catálogo de anúncios chamado "Tio Harry", e visitam os locais para barganhar.

O Chefe Espião
Algum executivo passa um tempo trabalhando em posições diversas nas filiais da empresa em que trabalha, para vivenciar o que os empregados passam e geri-los melhor. Parece que no Brasil passaram uma versão do show no Fantástico da TV Globo.

O Aprendiz


Este é um clássico. O empreendedor bilionário Donald Trump dá tarefas a pessoas de diferentes áreas, que devem trabalhar em equipe e massacrar a equipe rival. Em cada programa uma pessoa é demitida e o vencedor da temporada ganha dinheiro e um emprego novo. Também fizeram versões com gente famosa que surpreenderam mostrando que ou sabem muito de negócios, ou são verdadeiros acidentes diarreicos da indústria. No Brasil, Roberto Justus estrelou uma versão do programa.

"you're fired!"


Storage Wars/Auction Hunters
Não lembro o nome em português. Estes são muito bons! O show mostra aqueles depósitos bastante populares nos USA que as pessoas alugam para guardar tralhas. Por algum motivo as pessoas perdem o que tem guardado e o que tem dentro vai à leilão. Aos competidores é permitido observar de fora do container o que tem dentro para dar seus lances e quem levar geralmente vende as coisas em seu brechó.

Caçadores de Relíquias
Dois caras fazem um tour pelos USA procurando objetos antigos para reformar e vender em sua loja. O legal deste é que eles correm atrás, ao invés de receber os produtos.

Master Cheff/Kitchen Nightmares
São programas de culinária mas com foco em massacrar estagiários com muita pressão, não tanto nos business. É bom para se ter uma ideia de que na vida ninguém jamais vai gostar tanto de você quanto você mesmo.

Pesquisei mais alguns que ainda não assisti:

Restaurant Stakeout
Uma equipe analisa através de câmeras escondidas os processos de restaurantes com problemas.

Bar Rescue
Resgate de bares quase-falidos, transformando redutos de cachaceiros quebrados em fábricas de dinheiro.

Shark Tank/Beyond the Tank
Pessoas comuns apresentam suas ideias para avaliação crítica de grandes investidores em busca de galinhas que põe ovos de ouro.

Flip or Flop
Um casal compra imóveis em leilões e os vende. A série mostra diversas surpresas, muita negociação e as dificuldades nas reformas. Quem gosta de imóveis como eu provavelmente vai gostar. Pelo que vi aparece todo tipo de problema para resolver, arrumar a fundação, as paredes, financiamento, vender, etc. Um assunto que sempre me interessou.


-------------------------

Aí estão as minhas. E você, tem alguma sugestão?

12 comentários:

  1. Assisti boa parte destes programas pela tv a cabo,no que tange a televisão brasileiro to fora.
    Assisto TV apenas quando vou viajar para casa da minha sogra "TV a cabo"
    Tv aberta é sinônimo de lixo !
    Prefiro ler um livro ou fazer meus exercício de contabilidade, assistir seriados pelo internet ETc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TV aberta é intragável. Qualquer coisa é melhor que aquele lixo.

      Excluir
  2. E o que também e sinto falta da TV a cabo mais acabo assistindo o que da pelo you tube ou aqueles sites que tem canais de TV… enquanto isso no brasil o que bomba no brasil e o esquenta rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasileiro está muito mal amparado neste sentido. Esse "Esquenta" é o pior programa que já se produziu no universo. Maior lixo, e é cheio de bandidos dançando.

      Excluir
  3. Nossa cara, só programa bom ... Este "O sócio" é fantástico, vi alguns que foram os melhores programas que vi, e além disto ainda estudo inglês ... Vale a pena.

    Shark tank também é show de bola.

    Este do restaurante uma amiga me indicou, mas ainda nao assisti.

    Na verdade eu tenho pouco tempo pra ver tv, mas vale a pena ver estes, estes são programas que agregam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer o mesmo do Sócio. Realmente aprendi alguma coisa assistindo ele, incrível. Quero ver o Shark Tank.

      Excluir
  4. Não tenho TV a cabo (aliás, não tenho TV) então estou meio por fora do que passa por aí, mas já assisti vários episódios do Bar Rescue na casa da minha namorada e gostei bastante, apesar dos teatrinhos e conversas montadas típicas de reality show.

    Uma coisa legal do Bar Rescue é que existe um site independente chamado barrescueupdates.com que, como o próprio nome diz, investiga a situação atual dos bares que apareceram no Bar Rescue, daí você assiste o episódio, pesquisa o nome do bar no site e descobre como está o bar atualmente (se ainda existe, se fechou as portas, se mudou de nome etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é importante, demonstra que os cases são reais mesmo. Cancelei a TV a cabo porque o preço explodiu depois de 12 meses e não posso fazer outro plano. Vou assistir na internet, abração.

      Excluir
  5. Eu assisto pelo you tube episódios antigos e mais recentes, tipo 2013, do aprendiz.
    Lembro Roberto Justus ficou puto da cara quando um aprendiz disse que queria se aposentar aos 50 e cuidar de uma vinícula no interior do Rio Grande Do Sul. Demitiu o aprendiz, devido ao pensamento pequeno, segundo ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas decisões são arbitrárias. Eu já elogiaria o cara por querer empreender e seguir sua paixão. Ele não disse: "quero largar tudo aos 50 e virar vagabundo".
      Eu vejo bastante diferença entre o Trump e o Justus (não assisti com os novos, nem no BR nem nos USA). Com o Trump eu aprendo, até pelo exemplo. Talvez por conhecer pouco o Justus ache ele meio escroto.

      Excluir
  6. Eu já conhecia alguns destes programas, outros nunca tinha ouvido falar!
    Vou dar uma olhada e assistir pra ver qualé que é, principalmente esse Bar Rescue, parece bem legal!
    Valeu pela indicação CF!

    Grande Abraçoo,

    ResponderExcluir