sábado, 28 de novembro de 2015

Casas de container são o futuro?

Recentemente um amigo me perguntou porque eu não comprava um lote e construía casas de container, que estão de tornando populares na região que ele mora. Não soube o que responder, pois não saberia quem compraria uma casa feita com containers, portanto resolvi pesquisar sobre o assunto, já que eu mesmo tive a oportunidade de trabalhar dentro de um container por algum tempo e como as pessoas compram de tudo, pode ser importante estudar a respeito.

A seguir uma análise de alguns critérios segundo minhas impressões:

Conforto
Era desconfortável e incrivelmente quente. Foi necessário utilizar ar condicionado 24h por dia, o que impacta muito no custo da luz. Imagino que no inverno seja bastante frio dependendo da região. Banheiro e cozinha não eram nos containers, tem que adaptar.

Segurança
Fácil de arrombar. Imagino que a solução seja construir dentro de condomínios residencial/comercial cercados.


Condomínios de lata

Espaço
O que eu fiquei tinha 2x4m com teto baixo. Certamente se pode modular em espaços maiores, o que impacta no custo. Eu não me enganaria com as maravilhosas casas de container de luxo que achei no Google. Todo o material parece bastante descartável e se você precisar trocar, vai custar uma nota pois é tudo sob medida.



Enquanto está organizado é bonito.

Mobilidade
Dependendo da casa você pode por na caçamba de um caminhão e ir morar em outro lugar. Para áreas ribeirinhas e que alagam é excelente, pois funcionam bem em cima de plataformas elevadas.

Levando em conta estes itens, uma casa de container pode ser boa. A tendência nos grandes centros é viver em cubículos, isso se observa em locais superpopulosos como Tókio e até São Paulo.

Portanto, creio que este tipo de construção não vai muito além de moradia provisória para canteiros de obras, shows, lanchonetes e lojas, em razão do custo de construção que não é tão mais baixo do que na construção de casas populares quando se considera que eles precisam ser muito bem adaptados para se viver.

Lojas de Container

Para lojas a ideia é excelente. Fácil de adequar para vários tipos de negócio, modificar e transportar pra feiras. O melhor é que cabe em qualquer estacionamento de shopping e posto de gasolina. Dá até pra construir um shopping disso. 





Algo que resolveria os problemas relativos à temperatura e durabilidade do prédio seria construí-lo embaixo de um galpão, o que torna muito interessante para se fazer em uma fazenda. 

Certamente vou ficar de olho na evolução da aplicação de containers na construção civil. Claro que como tudo o que mexe com as máfias existentes no país, o governo pode atrapalhar.

Pra quem trabalha com obras, pode ser interessante comprar o seu para abrigar ferramentas e acomodar os peões.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O prejuízo que levei com a venda de um Tablet

Em 2013 estava sem computador e surgiu uma promoção muito boa de um Tablet bastante bom na época, o Galaxy Tab 3 da Samsung. Saiu coisa de 460 reais, na época bem barato... Usei bastante pois onde morava aproveitava um Wi-Fi grátis e podia conversar com os amigos e família (foi a época em que poupava 90% do salário).

O tempo passou e ele foi parar em uma gaveta... Estava hesitando em vender pois os preços caíram muito e eu ainda vislumbrava seu uso, até que surgiu uma proposta de um colega de trabalho (chato pra caralho, diga-se) de R$ 250,00 em 2x. O cara queria comprar para o filho, um pentelho que tinha estragado seu Tablet Ching Ling anterior pois ficava o dia inteiro jogando. De certa forma eu sabia que algum problema iria aparecer, mas acabei vendendo.

Dias depois o cara começou a reclamar que a bateria acabava rápido demais (jogar gasta bateria rápido). Mais um tempo, e o aparelho começara a "desligar sozinho". Mandei atualizar o que precisasse, ele o fez e parece que o problema foi sanado. Essas porcarias de softwares piratas lixos as vezes dão pau no Tablet, é normal.



Ouvindo ele falar.


Hoje o cidadão, com um sorrizão no rosto me aparece com o Tablet sem ligar, dizendo: "lembra que eu te disse que ele não estava ligando?". O aparelho simplesmente não liga... Deve ter caído no chão, apesar de não estar com o vidro quebrado, ou estar com problema na bateria, sei lá. Eu não quis me incomodar, pedi que trouxesse o carregador e eu lhe devolveria o dinheiro. Vou ver se tem arrumação, se não tiver, foda-se.

A lição amigos, é: nunca venda nada para amigos, familiares e colegas de trabalho. Já viram o filme "Boiler Room" onde o trainee recebe o conselho de jamais vender para mulheres, pois elas ficam ligando e enchendo o saco porque o preço da ação caiu? Tem coisas que o dinheiro não paga, aliás, quero ser muito rico não pelo dinheiro, mas para não ter gente chata em volta.

Engraçado que antigamente, 25 reais me fariam ficar sem dormir. Hoje tomei 250 e não estou nem ai. Vou fazer algum bico pra recuperar a grana, apesar de duvidar que o Tablet não funcione.

Ano passado derrubei o celular de uma colega, também da Samsung, que estava carregando, pendurado em uma gaveta. Lá se foram 400 reais pra arrumar a tela daquela bosta, e pior que, eu paguei e quem chorou foi ela! Essas coisas são frágeis e qualquer coisa te dará prejuízo. O meu é um Nokia que já caiu várias vezes e só serve pra telefonar e mandar recados no WatsApp. Impressionante como as pessoas perdem dinheiro quebrando, perdendo e tendo o celular roubado.

Estou com menos tempo para postar, mas quero ainda esta semana tornar públicos os meus objetivos para 2016. Grande abraço.

sábado, 14 de novembro de 2015

Recebimento do imposto de renda

Recebi a devolução do imposto de renda que me fora roubada durante o último ano. Ainda bem que não houve maiores problemas. No próximo ano terei que declarar minha saída do país e me tornarei investidor off shore com a grana que vou deixar aqui. Preciso consultar um bom contador e a receita pra aprender os tramites.

Situação da Restituição: Creditada

Como nunca conto com essa grana, ela será muito bem vinda para reforma do meu kitnet.

Foda-se o estado.

Agora é continuar trabalhando porque os 40 milhões que vivem de assistencialismo no Brasil não podem ser declarados como dependentes... Grande abraço e bons lucros.

sábado, 7 de novembro de 2015

Poupando 90% do salário

Um exemplo pra todos os poupadores em dificuldades. Um funcionário do Google mora em seu caminhão, toma banho e carrega baterias na empresa.. O motivo disso tudo não é querer ficar rico através da frugalidade extrema, mas não pagar juros de um financiamento. Mesmo os juros dos USA que são baixíssimos. Juros te deixam pobre quando o lucro do que eles geram não for maior.




A história me lembrou o Anon das Casas de Aluguel, que vive frugalmente, já conseguiu construir 10 kitnets e em breve vai viver de renda.

No começo deste blog eu disse que consegui poupar por um ano e meio 90% o meu salário. Esses caras que ainda vivem com os pais tem praticamente obrigação disso.

Que coisa difícil, não? Ele achou um modo de conquistar seus sonhos e aceitou pagar o preço. Logicamente a idade dele ajuda, mas olhe a sua volta a quantidade de pessoas que nem sequer sabe o preço do que gostaria de ter na vida. Uma coisa é "querer ficar rico". Outra é "ter um milhão de reais até 2015" e saber exatamente o que é necessário para isso.

Eu gosto deste tipo de coisa. Você monta um projeto, e executa ele da maneira mais eficiente possível antes de partir para outro. O próximo passo é poupar para fazer uma viagem pelo mundo (ganhando em dólar e gastando em moedas-lixo fica mais fácil).

Poupar pra ficar rico é parecido com aquele ditado: "se você acertar com um machado 1000x o tronco de um carvalho em locais diferentes, nada vai acontecer. Se acertar no mesmo lugar, o tronco cai". Seja qual for o objetivo financeiro, ele tem solução e quanto mais você tenta mais aprende maneiras de solucionar.

A maioria de nós que ganha menos de 1500 reais sabe que é impossível ficar rico com isso, por isso desiste. Mas cada um tem sua realidade e com esforço suficiente ela é moldada à apresentar soluções ao longo do tempo.

Se você tem uma visão, trabalhe 18 horas por dia até completá-la. Trabalhe de garçom, pedreiro, segurança em festa infantil e outras coisas até juntar grana, pague uns cursos e ganhe melhor, ou vá chorar na PQP esquerdista vagabundo.


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Copie os melhores na cara de pau

Aposto que este post vai gerar polêmica e confusão, mas vamos lá.

Existem na vida fórmulas consagradas para se obter sucesso em qualquer coisa e claro que na questão financeira é igual. Por mais que não exista uma maneira certa de ficar rico, existem maneiras que colocam as chances do seu lado neste sentido.

Se você é empregado e ganha 1500 reais dificilmente vai ficar rico se continuar ganhando isso pro resto da vida. Neste caso trabalhar é pra pagar as contas, e você vai ter que se qualificar (valer mais pro mercado) arrumar um emprego melhor, e claro, poupar, investir e fazer negócios, que é o que deixa rico.

A maioria das pessoas não fica rica porque não copia quem já o ficou. É isto amigos. Temos pouco tempo de vida para reinventar a roda. 95% das pessoas é medíocre, e 5% se excedem. Ande com esses 5% e exclua o resto da sua vida. Somos a média das pessoas com quem mais passamos tempo.

Você é a média das pessoas com quem mais passa seu tempo.

Quando você quer comer um prato especial, compra os ingredientes certos e segue uma receita. Sua barriga não quer saber se você seguiu uma receita ou a inventou, quer saber do resultado. Vista-se como uma pessoa de sucesso, fale como elas, aja e pense como elas.

Se na escola você tivesse copiado as melhores práticas dos melhores alunos, seria um dos melhores alunos.

Se você quer cortar caminho pegue um papel e uma caneta e descreva a pessoa de maior sucesso no seu ramo de trabalho e anote como ela chegou lá. A mesma coisa com seja quem for que você admire, e copie o que a pessoa fez. Nos business chamam isso de "benchmarking" - comparar-se com os concorrentes e copiar o que o outro faz melhor.

Quer um exercício? Selecione o website de 5 concorrentes de um mesmo mercado e faça uma tabela com todos os atributos. Descreva o que for bom e o que for ruim na navegação dos sites. Em qual a leitura é mais agradável, qual é mais bonito, qual é mais fácil de achar o que se procura, tem melhores informações, cores, contatos. etc. Fácil né?

Agora faça a mesma coisa entre seus colegas de setor no trabalho: Qual se veste melhor, se comunica melhor, é mais confiável, mais qualificado, comprometido e demais características que achar necessário, e copie, sempre tentando melhorar 0,1% por dia.

Sempre que vejo alguém ganhar dinheiro com algo me pergunto se posso fazer igual e o quanto isso vai me custar de esforço e tempo de aprendizado, mas a verdade é que quem está disposto a trabalhar 15 horas por dia pelos seus sonhos aprende rápido e faz qualquer coisa.

O que se faz numa faculdade senão aprender as melhores práticas de uma profissão? Tenha esta prática em seu dia a dia e vai notar o resultado.