segunda-feira, 28 de março de 2016

Momentos difíceis...


Caros amigos, estou postando pouco por ter menos tempo e muitas preocupações. Estou investindo meus esforços em muitas frentes ao mesmo tempo e gastando bastante dinheiro (tudo previamente contabilizado) o qual pretendo descrever melhor mais à frente. Resolvendo dezenas de problemas por meu objetivo de imigrar, que está perto... Termino o dia exausto e mesmo que tenha algum tempo, não tenho vontade de fazer nada.

Nada seria possível se ainda estivesse em meu emprego, o qual larguei mês passado (imaginem a quantidade de críticas que recebi). Como escreveu o Kiyosaki, que é um dos meus gurus favoritos, ser empregado só enriquece o patrão e te faz perder tempo de vida.

Deixar tudo ajustado no Brasil (não vou declarar saída definitiva do país), a venda do kitnet, entrega do imóvel que vivo, venda dos meus móveis (é aí que vemos a quantidade de passivos que possuímos), construções nos meus terrenos (descreverei em breve) e todo o resto tem me dado muita dor de cabeça.

No kitnet recolhi os entulhos da reforma, contratei o pessoal pra lixar e passar sinteko e ainda estou na dúvida se troco uma janela destruída por cupim ou dou um desconto (acho que vou dar desconto).

Minha única alegria no tempo livre é escutar death metal. As vezes preciso parar e respirar fundo para não me desviar dos meus objetivos e lembrar do que me motiva, minha familia, minha esposa... Neste feriado de páscoa visitei a família e vi minha amada avó, provavelmente pela última vez na vida, mas devo seguir em frente.


Minha aparência atual.

Este post é mais para desabafar. Queria beber uma garrafa de cachaça (minha bebida favorita) torrar um charuto cubano e me sentir tranquilo, sabendo que todo o dinheiro que eu precisar estará na conta no fim do mês. Mas a vida não é assim. Riquezas se desfazem com facilidade e até o último dia de vida teremos a preocupação de que algum "Robin Hood" pode vir e nos roubar tudo.

Uma coisa que me tranquiliza é ter renda passiva caindo todo mês na conta. Porém, com essa inflação desgraçada e o governo desesperado do PT a ponto de causar uma guerra civil e destruir a economia de vez, muito me preocupa.

No próximo post vou mostrar fotos do kitnet e vou falar de minha estratégia de venda, pra quem está acompanhando. Meu objetivo com este trade, além de lucrar, é demonstrar que existe um caminho possível para lucrar com a letargia dos outros, portanto lucro ou prejuízo, rápido ou demorado, vou contar a verdade.
Grande abraço.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Aprendendo a investir

Sabemos que Investimentos é um tema fascinante e muito prazeroso de se estudar, principalmente por que é algo em que seu ganho vai ser proporcional a seu nível de conhecimento, diferente de matérias inúteis que nos atocharam durante toda a vida escolar. A maioria das pessoas não estuda sobre investimentos pois é uma matéria que ninguém vai te pegar pelo braço para ensinar. Tem que correr atrás, e a maioria está acostumada a fazer só o que os outros mandam.
Na escola aprendemos da maneira mais inútil, mais dissociada da realidade e segura possível, pois o conteúdo escolar é desenhado para que qualquer chimpanzé consiga decorar os livros socialistas, passar nas provas e exigir um salário "digno" como empregado pro resto da vida.




Mudanças são inevitáveis e nas últimas décadas o mundo mudou mais do que nos séculos anteriores falando de finanças. Aquela história de trabalhar a vida inteira em uma empresa, juntar dinheiro e se aposentar acabou e quem continuar tentando isto terá problemas.

A boa notícia é que hoje em dia se encontra na internet tudo sobre investimentos, ou pelo menos, o mapa do sucesso para a maioria deles, mas há um porém.

Observando o funil de aprendizagem de Edgar Dale, vemos que leitura e audiovisual que a internet nos proporciona nos entregam muito pouco conhecimento pois são estudo de natureza passiva.





Ou seja, por mais que uma carga de estudo teórico seja necessária, você só vai aprender a investir se interagir com investimentos e investidores, e quanto antes melhor.

Fazendo um paralelo, no exército você aprende a teoria, depois simula junto a quem tem experiência e por fim executa muitas vezes. Com investimentos acho que o processo é exatamente igual:

1. Estudo teórico.
2. Vivência com quem já faz.
3. Fazer na prática.

Lembro que sentir medo antes de investir num LCI e mesmo no tesouro, terrenos e no imóvel. Ai fiz o que sempre faço, li tudo o que pude a respeito, assisti videos no youtube e perguntei para pessoas e comecei investindo baixo.

Não existe desculpa sendo que hoje em dia com 100 reais você pode aplicar em qualquer classe de investimento. Existem até cotas de participação em imóveis por este valor.


-----------------------------

Kitnet

Obra terminada, serviço pago e contabilizado na minha planilha. Não vou precisar gastar com a divisória que planejei pois o apto já é dividido, porém com uma parede feita com aquelas madeiras de forro (tabuas de pinus), só vou pintar. Preciso achar um carroceiro para tirar o entulho pois não dá pra deixar na frente do prédio (ironicamente deixam móveis atirados lá de madrugada).

Também tenho que arrumar um carpinteiro para trocar umas tábuas na janela que estão destruídas por cupins. Mais prejuízo mas faz parte desse tipo de negócio.

Estou em dúvida se mando passar Sinteko no parquet. Acho que vai valorizar o imóvel. Não quero pedir muito, só quero vender rápido.


CF

quarta-feira, 16 de março de 2016

Casa própria é passivo financeiro

Já casou de ler sobre este tema na internet? Não tem problema, agora é minha vez de falar sobre o assunto.


"Sua casa é um passivo financeiro".

Quando Robert Kiyosaki, autor do Pai Rico Pai Pobre fez esta afirmação anos atrás, a mídia fez uma verdadeira guerra, acusando quem pensava assim de maluco, já que os bancos sempre vão classificar seu imóvel, assim como seu carro, como um ativo.

Segundo ele, seu próprio pai (o pobre) ficou indignado pois considerava sua casa seu maior ativo, assim como a maioria de quem é pobre faz a vida inteira.

Quem afirma que sua casa é um ativo está convenientemente te enganando. A diferença entre um ativo e um passivo é que:

ATIVO
Coloca dinheiro no seu bolso
PASSIVO
Tira dinheiro do seu bolso

Claro que sua casa pode valorizar, aliás, dependendo do quanto você pagou, a tendência é exatamente esta. Porém, enquanto o dinheiro estiver saindo do seu bolso para pagar as prestações, luz, água, telefone, reparos, IPTU, condomínio, etc, ela vai ser sempre um passivo.

Tudo bem, digamos que você construiu ou comprou a casa em que mora por 100k e hoje ela vale 250k. Se tornou um ativo por ter valorizado? Não! Continua tirando dinheiro do seu bolso todo o mês, a não ser que você venda ela.

- Ah, mas eu não pago aluguel... 
CONTINUA SENDO UM PASSIVO FINANCEIRO.

-Ah, mas eu só gasto 100 reais por mês ao invés de 1000.
CONTINUA SENDO UM PASSIVO FINANCEIRO.

É ótimo morar no imóvel próprio e sair do aluguel. É chave para enriquecer manter seus gastos baixos. Mas continua te dando fluxo de caixa negativo. Imóvel só é ativo quando está alugado e entrega lucro maior que todas as despesas no seu bolso, ou quando você o vendeu valorizado, tratando-o como um investimento.

Warren Buffett comprou sua casa em 1958 por 31 mil dólares e hoje ela vale cerca de 2 milhões. Uma valorização impressionante e bastante inspiradora. Tenho certeza que, ter morado sempre na mesma casa fez ele poupar dinheiro que teria girado nas mãos de intermediários e em impostos. Ele conseguiu isso pois seu "negócio" sempre foi global, ou seja, ele não dependia de um emprego em um bairro próximo para viver (falaremos disso em um próximo post).




Uma coisa que ferra os pobres é comprar uma casa financiada em 30 anos, ficando refém de um emprego lixo para pagar as prestações da casa. Empregados não tem um negócio global, por isso são escravos do salário.

A chave em imóveis é comprar barato, ou seja, comprar um imóvel que mantenha e aumente de valor ao longo do tempo. Como fazer isso? Pelo que sei duas coisas são imperativas na questão do valor: Localização e emprego. Imóveis valem mais quando a cidade tem empregos, assim como quando são bem localizados, perto de avenidas de rápido acesso, lojas, universidades, shoppings, etc. O contrário deve ser observado. Se construírem uma favela por perto, se livre da bomba.

Não é difícil aprender a comprar bons imóveis (aqui vale o que falei um bom tempo atrás: quanto mais dinheiro na mão melhores oportunidades surgem). Acho que é como qualquer outro investimento. Um ano de estudo e, depois de estudar bastante e consultar quem sabe do assunto, efetivamente comprar algo é o caminho.

Dica: Tente não pagar juros. Pagar juros na casa própria é o mesmo que pagar um aluguel pela sua dívida. More com os pais e junte dinheiro para sua casa se possível. Quanto mais poupar, menos juros paga.

Minha opinião é a de que, já que a casa é um passivo, ela deve ser paga o mais rápido possível, e para isso não existe caminho mais rápido que a construção.

Nem todo mundo pode, mas construir sua casa é o ideal, pois corta uma dúzia de intermediários. Aqui cabe a velha máxima de que, quanto mais educado financeiramente, menos gasta e mais rico fica. Infelizmente nas grandes cidades, só será possível construir em vilas afastadas e as vezes perigosas.

Também tem outras maneiras de pagar rápido, uma delas é o consórcio a qual preciso aprender mais a respeito.

Uma estratégia antiga que ainda é válida é a de disponibilizar uma parte da casa para aluguel, para cobrir os custos. As vezes um quarto (não acho boa ideia), as vezes uma garagem, as vezes ter uma loja embaixo da casa. Na praia tem gente que mora em um barracão e aluga a casa no veraneio. Penso nisso para quando construir a minha. Isso vai tornar sua casa própria um verdadeiro ativo financeiro.

---------------------------------

Kitnet

Tenho visitado meu kitnet para acompanhar a reforma. O pedreiro parece bom, e é um senhor educado. A síndica do prédio é uma pessoa asquerosa, com uma verdadeira carga negativa e sempre reclamando de tudo. Antes de eu comprar, quando fui sondar o imóvel, ela quis proteger os antigos moradores (invasores) e não me dava informações... Hoje paguei 100 reais do condomínio do mês, e ela não perdeu a chance de acusar meu apartamento de ter uma infiltração em um cano que sai para o corredor. Realmente tem algo meio úmido por ali, parece bem pouca coisa, mas tem que quebrar a parede. Já falei com meu pedreiro para conversarmos sobre este serviço assim que a reforma terminar. Imóvel é assim, tem que aguentar os problemas que surgem.

Estou dando 100 reais por dia para ele, e ao término de tudo entrego o valor total do serviço. Ele mesmo insistiu que eu só pagasse no final, por isso me parece de confiança. Ele certamente é pobre e estava precisando do serviço, por isso estou entregando os R$ 100,00 diariamente. Hoje lhe levei um garrafão de água e dois pacotes de bolacha para que não passe tanta necessidade enquanto trabalha. Ainda tenho que comprar uma pia e torneira para o banheiro, e ele vai colocar por 70 reais. Está indo tudo como planejado, mesmo assim fico chateado pois obra é bom mas é uma merda.

Estou um pouco estressado vendendo meus móveis a preço de banana para logo ir embora do país, mas não tem jeito, é o grande projeto da minha vida. Já dei os 30 dias para entregar meu apartamento e arrumei um lugar para ficar mais um tempo até partir. Preciso pintar o imóvel em que moro, terminar a reforma do meu e colocar à venda, com uma procuração para que algum parente faça a venda.

---------------------------------

Brasil


Depois dos protestos (manifestação é eufemismo) O lixo do PT, inimigo do Brasil, blinda o Lula nomeando-o para um ministério. O que mais me preocupa é a tal "guinada à esquerda" que já estão anunciando. Não é por ideologia, e sim por desespero. Governos desesperados tomam medidas desesperadas, e a da esquerda é sempre o populismo econômico. Usar as reservas internacionais vai deixar o Brasil totalmente vulnerável e afugentar qualquer capital do país. Baixar os juros na caneta para estimular o consumo vai falhar e destruir a economia, causando a hiperinflação. Não me preocupava tanto com o futuro deste país desde o tal "decreto bolivariano" que felizmente falhou. Se não houver o impeachment em um mês, se esses caras conseguirem o que pretende, o país vai sim, ser destruído.

O dólar já disparou e vai continuar subindo. Continuo apostando no Dólar a 5 reais até o final do ano, e se o PT não for detido, a Venezuela nos espera. Hoje um dólar é mais de mil bolivares. Se isto ocorrer com o real, será uma grande lástima.


segunda-feira, 14 de março de 2016

Seja positivo e focado nas necessidades das pessoas

A pessoa mais eficiente para resolver um problema nem sempre é a mais culta ou inteligente. Aliás, quase nunca, pois pela lógica estes são a minoria.

Para a maioria das tarefas, é a pessoa ideal é a "desenrolada".

A que anota o que deve fazer em uma lista e fica em cima do problema até resolver, conhece bem suas limitações e quando buscar ajuda. Este tipo de pessoa é no geral a que prefiro ter perto de mim. Se você quer ter sucesso e ser rico precisa de amigos assim. E é aí que deve aplicar a seguinte pergunta:


Quem você pode chamar as 2 da manhã para resolver seu problema?

Esta pergunta foi proposta por um cara chamado Harvey Mackay em seu livro "Dig Your Well Before You're Thirsty" (cave seu poço antes de sentir sede). Nunca li o livro, só uma resenha, mas achei o conceito muito interessante.

Não importa se você é funcionário público, empregado, patrão ou desempregado. Esta é a pergunta que você deve se fazer para testar o nível de força de seu network.


Pessoas mal relacionadas não chegam a lugar algum.

Se você fizer uma lista de coisas onde é dependente dos outros, vai notar que quanto mais dependente mais cara é sua vida. É fácil aprender a formatar seu computador ou trocar uma tomada sozinho, mas quem você pode chamar se seu filho está engasgado, se sua casa prendeu fogo ou pra te tirar da cadeia?

Claro que são poucas as pessoas que realmente podemos pedir ajuda de madrugada, mas isto é o norte da bússula em relacionamentos, que são construídos no longo prazo, portanto não se trata só de técnicas, mas de um mindset.

Agora cada pessoa que conheço trato como o cliente de um milhão de dólares. Coisa pra vida toda. Não estou nem ai se o cara está de cara amarrada. Isso as vezes é um teste de paciência, pois nem todo mundo merece, mas tem rendido bons frutos.

Relacionamentos viabilizam pelo menos 50% em tudo o que você for fazer na vida. De modo genérico, tenho certeza que ler livros e estudar sobre marketing de relacionamento, gestão de pessoas e se tornar orientado a satisfazer necessidades corta caminhos na vida.

Lembre que as pessoas preferem comprar de amigos mesmo quando o produto é mais caro!

Nos últimos dias tenho trabalhado que nem louco por causa dos projetos imigração e casa popular. São coisas que surgem de última hora em variadas frentes, além da chatice que é a declaração de imposto de renda. Estou no limite, mas consigo dar conta pois sou organizado.

No momento estou fazendo um checklist com dezenas de itens, com quatro colunas como exercício:


O que? - Consigo fazer sozinho? - Quem faz melhor? - Nível de confiança (de 1 a 5)

Vou verificar esta lista regularmente e o intuito é ficar com um nível ótimo em Networking. Acho que ela se encaixa bem na questão de cavar o poço antes de ter sede.


Fora PT lixo!


sexta-feira, 11 de março de 2016

Ficar rico investindo? Não seja idiota!


Este post é direcionado aos jovens blogueiros e visitantes pobres que por ventura entraram neste blog. Todos os investimentos tem suas qualidades e deve-se diversificar entre eles, mas nada é melhor que ter uma empresa e imóveis. Este é o resumo do post, se estiver interessado leia até o fim.

Vejamos quais premissas temos:

Você é pobre (- de 100k na em patrimônio);

Vive no Brasil e é empregado;
Já tem por volta de 30 anos;
Ganha mal;
Vai viver até os 70 anos.

Não é preciso fazer uma pesquisa profunda pra saber que 95% de quem está lendo este post se enquadra na situação acima. Até ai tudo bem.

O problema é a desinformação, e infelizmente aqui na blogsfera ela também impera.

Vamos direto ao mito número um na formação da riqueza: o da qualificação. Se qualificar para ganhar mais? Certo, mas se qualificar em que? Na sua profissão lixo saturada que você odeia? Certamente certo nível de qualificação é esperado para que você não morra de fome, mas se você pensa em estudar para trabalhar pra alguém e ter um salário maior, leia Pai Rico Pai Pobre pra cortar caminho.

Conhecimento Acadêmico vai te dar um emprego.
Conhecimento Financeiro vai te deixar rico.

Não sou especialista em nenhum tipo de investimento, mas o que sei é comprovado pela prática, para a maioria das pessoas. Já vi gente próxima de mim ficar rica da noite pro dia assim como vi ficar pobre.

A maioria aqui vive que nem pobre e aporta sonhando em ficar rico daqui a 30 anos. Tem preconceito com imóveis, não diversifica em moedas e nunca vai deixar de ser empregado.

O que me motivou a escrever este post foi uma conversa que tive com amigos sobre a profissão de ascensorista. Imagine você ficar 8 horas por dia dentro de um elevador apertando botões, para mim isto seria o inferno. Caramba, este trabalho seria bom para um adolescente fazer uma grana, mas nunca pra um adulto saudável! E tem muitas outras profissões assim (porteiro, peão de certos tipos de fábrica, etc (e a minha está inclusa pois apesar de ser "qualificada" paga mal no geral).

Minha profissão pode ser executada por qualquer macaco adolescente com alguns meses de treino, a diferença é que se gasta 4 anos estudando e um monte de dinheiro pra ter diploma e exercer ela. E aliás, a maioria é assim. Se quiser ganhar mais, tenho que fazer especializações e trabalhar 15 horas por dia. Esse tipo de estratégia até pode te tirar da corrida dos ratos, mas dificilmente deixar rico.

Infelizmente temos a cultura da comodidade e busca por segurança. Este tipo de fórmula é 100% segura. Pode ter a certeza absoluta que quem seguir vai acabar a vida dependendo da família e do governo se não levar uma vida de privações pra poupar e ter uma rendinha.

O que acontece é que a maioria das pessoas, na melhor das hipóteses, trabalha e no fim do mês aporta em algum investimento que vá lhe dar renda passiva, o que é excelente, mas não busca ganhos de capital, por medo ou desconhecimento.

O Kiyosaki fala disso toda hora. O Donald Trump e outros gurus também. Até o Bastter fala isso de certa forma no "Eu Quero Ser Rico": Nada é mais importante que o poder do aporte. Só que aportar pesado como empregado é para poucos, amigo.

Não tente ganhar dinheiro, tente fazer dinheiro.

Você pode fazer dinheiro com qualquer coisa, inclusive como empregado. Mas simplificando a questão, imóveis e negócios (empresas) são a chave para se ficar rico mais rápido.

O prêmio de risco é maior. Ponto.
Basta saber se esse risco é realmente alto demais pra você.

Ainda não abri meu negócio para falar com propriedade, mas a parte da blogsfera que acha que fazer dinheiro com imóveis é difícil está errada.  Qualquer parede de tijolos que você levantar passa a valer o dobro. Tem uma dúzia de maneiras de se investir no mercado imobiliário que qualquer um pode aprender.

Eu entendo o medo. Jamais vou esquecer uma coisa que minha mãe disse certa vez, quando tentei convencê-la a comprar um imóvel na planta, a vários anos atrás: "a gente tem tão pouco dinheiro que tem até medo de perder o que tem". Ouvir isso doeu e me marcou. E de uma maneira ou de outra, a maioria pobre é criada em um ambiente anticapitalista.

E se o empreendedor falhar, o que vai acontecer além de voltar a ser um empregado fodido? Esta é a pergunta de um milhão de dólares. Faça uma auto-análise. Você vai falhar por quê? Porque cometeu os mesmos erros de quem falhou.

Para mim os outros investimentos tradicionais servem para remunerar seu patrimônio enquanto você acha oportunidades em imóveis e empresas, enquanto não tiver um montante considerável que faça o principal render brutalmente. Quando tiver dinheiro, conhecimento e coragem suficiente se deve empreender e adquirir ativos reais. Nada vai lhe trazer mais ganhos de capital.

Falaremos disso de maneira mais específica à frente no blog.

-------------------------------------------

Os golpes duros que os comunistas do PT estão levando tem levado a resultados positivos para a bolsa e baixado o Dólar/Euro. Como acredito que a economia do país está destroçada (além de precisar de Euros) tenho comprado bastante, pois acho que o real vai continuar perdendo valor com ou sem Lula na cadeia.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Lula desgraçado e kitnet

Hoje ao acordar fiquei muito feliz ao ler as notícias e saber que o Lula foi levado à força pra depor. Este é certamente um dia marcante pois terá desdobramentos importantes para nossa economia e no resto.

O bom filho retorna à casa.


O PT não é um partido igual aos outros, nem de perto. Existem alguns parecidos, uns mais ou menos violentos, mas não iguais. O PT nem sequer é um partido, mas uma organização criminosa que corroeu e destruiu muitos anos de trabalho e poupança dos brasileiros. Nossos netos vão pagar pelo que eles fizeram, e ainda que hajam vermes que o defendem (pois recebem esmolas e propina pra isso) 90% dos pobretões os odeia pois conheceram o sistema podre que eles montaram junto ao bloco lata de lixo socialista mundial. Enfim, o dólar já baixou, a bolsa subiu e o capitalismo volta a sorrir, ainda que de maneira tímida na América Latrina.


Para mim é uma oportunidade de comprar dólar, pois com ou sem Lula acho que vai a 5 reais. O próximo passo é o impeachment da Dilma e extinção do PT.


IMÓVEL

Orcei a reforma no meu kitnet. Colocar azulejo em todo o banheiro, inclusive o chão, ficou em R$ 600 a mão de obra, e mais R$ 250 no chão da cozinha. Para trocar uns parquets vai sair R$ 70, e o material ficou em R$ 400,00 com a entrega em uma loja lá perto. Escolhi um azulejo de R$ 10,90 o m², alguns sacos de cimento cola e de rejunte. Total vai ficar R$ 1320,00 e o trabalho demora 2 dias.

Também tenho que trocar umas tabuinhas das janelas e pintar, mas isso vai sair baratinho pois eu mesmo faço. Acho que com R$ 1500 e uma semana de trabalho está tudo pronto pra vender.

Grande abraço.


terça-feira, 1 de março de 2016

Atualização do meu Kitnet


Olá! Faz 5 meses desde que paguei o imóvel, e aproximadamente 4 desde que ele é efetivamente meu... Confesso que acreditava que estaria com ele na mão um mês antes, mas acabei indo macio com os inquilinos

Se os 65k estivessem rendendo 0,8 a.m. teria lucrado 2600 reais. Quero comparar no final com meu lucro e demonstrar a vocês que imóveis sempre oferecerão oportunidades fáceis e lucrativas pra quem tiver coragem de aprender. Se meu avô estivesse vivo teria me dado diversas dicas pois passou a vida negociando imóveis. Se você tiver um parente assim tente aprender tudo com ele.

Ontem meus inquilinos saíram e peguei as chaves, eu paguei R$ 300,00 pela mudança. O pessoal é até bem tranquilo. Pediram pra ficar um mês e a mudança.

O kitnet está em bom estado e já tem uma divisória entre o quarto e a sala que eu ia colocar, portanto vou gastar menos. Tem que trocar uns azulejos, uns parkets soltos, uma matajunta... A pintura está ótima, só vou passar uma demão. Já estou orçando e acho que não passa de 1,5k pra reformar, mas vou por um teto de 3k.

Fico imaginando o prazer de se adquirir a casa própria. Apesar de ser pequeno, eu viveria tranquilo no imóvel que comprei. É bem na frente de um supermercado, perto de uma via para o centro, faculdade, shopping, etc. Como é perto de uma grande avenida, tem muitas lojas. Aos poucos vou ficando mais esperto neste tipo de negócio.

Estou dentro do orçamento e tempo no meu projeto de comprar/construir, reformar e vender um imóvel em 12 meses. Vou vender sem imobiliária. Meu amigo corretor não vai cobrar comissão pra me ajudar nesta primeira vez.

Abraço!