segunda-feira, 21 de março de 2016

Aprendendo a investir

Sabemos que Investimentos é um tema fascinante e muito prazeroso de se estudar, principalmente por que é algo em que seu ganho vai ser proporcional a seu nível de conhecimento, diferente de matérias inúteis que nos atocharam durante toda a vida escolar. A maioria das pessoas não estuda sobre investimentos pois é uma matéria que ninguém vai te pegar pelo braço para ensinar. Tem que correr atrás, e a maioria está acostumada a fazer só o que os outros mandam.
Na escola aprendemos da maneira mais inútil, mais dissociada da realidade e segura possível, pois o conteúdo escolar é desenhado para que qualquer chimpanzé consiga decorar os livros socialistas, passar nas provas e exigir um salário "digno" como empregado pro resto da vida.




Mudanças são inevitáveis e nas últimas décadas o mundo mudou mais do que nos séculos anteriores falando de finanças. Aquela história de trabalhar a vida inteira em uma empresa, juntar dinheiro e se aposentar acabou e quem continuar tentando isto terá problemas.

A boa notícia é que hoje em dia se encontra na internet tudo sobre investimentos, ou pelo menos, o mapa do sucesso para a maioria deles, mas há um porém.

Observando o funil de aprendizagem de Edgar Dale, vemos que leitura e audiovisual que a internet nos proporciona nos entregam muito pouco conhecimento pois são estudo de natureza passiva.





Ou seja, por mais que uma carga de estudo teórico seja necessária, você só vai aprender a investir se interagir com investimentos e investidores, e quanto antes melhor.

Fazendo um paralelo, no exército você aprende a teoria, depois simula junto a quem tem experiência e por fim executa muitas vezes. Com investimentos acho que o processo é exatamente igual:

1. Estudo teórico.
2. Vivência com quem já faz.
3. Fazer na prática.

Lembro que sentir medo antes de investir num LCI e mesmo no tesouro, terrenos e no imóvel. Ai fiz o que sempre faço, li tudo o que pude a respeito, assisti videos no youtube e perguntei para pessoas e comecei investindo baixo.

Não existe desculpa sendo que hoje em dia com 100 reais você pode aplicar em qualquer classe de investimento. Existem até cotas de participação em imóveis por este valor.


-----------------------------

Kitnet

Obra terminada, serviço pago e contabilizado na minha planilha. Não vou precisar gastar com a divisória que planejei pois o apto já é dividido, porém com uma parede feita com aquelas madeiras de forro (tabuas de pinus), só vou pintar. Preciso achar um carroceiro para tirar o entulho pois não dá pra deixar na frente do prédio (ironicamente deixam móveis atirados lá de madrugada).

Também tenho que arrumar um carpinteiro para trocar umas tábuas na janela que estão destruídas por cupins. Mais prejuízo mas faz parte desse tipo de negócio.

Estou em dúvida se mando passar Sinteko no parquet. Acho que vai valorizar o imóvel. Não quero pedir muito, só quero vender rápido.


CF

11 comentários:

  1. Ola CF.

    O piso e de taco? No meu apartamento e, na reforma que fiz contratei, 1300 se nao me engano, valeu cada centavo.

    Estes blogs de financas sao otimos para esta troca de ideias e aprendizado, se nao fosse por eles eu nunca pensaria em investir alem da poupanca.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim e está desgastado. Acho que vai valorizar bastante.
      Aprendo muito aqui nos blogs.

      Excluir
    2. Só tive experiências negativas com piso de taco (do ponto de vista de usuário). Piso q fica horrível em pouco tempo, tende a acumular água pelos rejuntes mal feitos e o taco a desprender. Além de ser horrível de limpar. Por que alguém põe isso? Vlw!

      Excluir
    3. Thiago, esta explicado a razão dos tacos desprenderem e causarem esta experiência negativa: Em piso de taco, não pode ter água, no máximo um pano pouquíssimo úmido para limpar.

      A casa dos meus pais tinha a sala e 2 quartos de taco, nunca saiu como você disse.

      Taco não leva rejunte não, quando tem estes buracos, precisa fazer calefação, e com sinteko não ficam buracos entre os tacos.

      Abraço

      Excluir
  2. Escola é só uma forma de doutrinar as crianças para aprenderem sempre dependentes de alguém, se na infância a dependência é dos pais, na vida adulta será do estado. A educação regularizada pelo estado é um lixo e sempre será, esta é a intenção.

    Se não for muito caro manda passar os sinteco mesmo, o resultado fica muito bom e valoriza demais o imóvel.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um livrinho interessante, Educação: Livre e Obrigatória, com pontos interessantes em como a escola se tornou essa máquina de lavagem cerebral pró-estado.
      Falando apenas por mim, não aprendi nada útil na escola.

      Excluir
  3. Vc deixaria algum parente financiar um imóvel seja casa ou apartamento no seu nome pra no caso eles pagarem?
    Seja pai ou mãe, ou até avós, até porque ninguém financia nada as vezes pela idade avançada da pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não deixaria jamais alguém comprar nada em meu nome.
      Já vi dar merda.

      Excluir
  4. Imagem incrível dessa tabela! veio em ótima hora, grande abraço CF.

    ResponderExcluir