sábado, 7 de maio de 2016

Chegada à Europa!

Após 27~33 anos de guerra, cheguei a meu destino. Foram muitas noites e dias sonhando acordado com o dia em que deixaria o Brasil e finalmente estou na Europa. Ainda vou revelar mais detalhes, como o país em que estou, mas ainda faltam umas burocracias pra que eu diga que tudo deu certo.

Quando era jovem fui morar em uma cidadezinha do interior onde não havia nada pra fazer e senti muito isso. Aliado a não ter um ambiente familiar legal e ser muito pobre, sempre quis “ir embora”. Acabei indo para cidades maiores, mas sempre mantive essa vontade de “ir embora”, abandonar minha condição e me tornar alguém respeitado. Após um período de estudos no exterior e meu retorno ao Brasil, tive a certeza de que minha vida se encontrava em outro país. Os defeitos do Brasil se tornaram insuportáveis e a mentalidade das pessoas que eu me relacionava também. 

Os europeus não só tem acesso à tecnologia de ponta à preços baixos... Eles conhecem gente de todos os lados, o que os faz ficarem mais espertos. Quando ando na rua ouço alemão, indiano, chinês, russo, inglês, espanhol... Eles tem acesso a mais experiências e cultura enquanto crescem. Como competir com um cara assim? Comparado ao europeu médio, caras como eu são crianças intelectualmente.

Posso dizer que nos últimos anos eu realizei muitas coisas, fiz muitos amigos e me casei com a mulher que amo, mas não posso dizer que realmente vivi, e sim que sobrevivi dia após dia, pois minha mente sempre esteve fora.

Nos últimos anos minha esposa amadureceu a ideia e decidiu lutar por ela também. Começou a moldar sua visão e comparou as possibilidades que teríamos no Brasil e aqui. Os problemas de segurança e a necessidade de se ganhar muito dinheiro para ter uma vida legal no Brasil a impulsionaram. Acreditar que o Brasil é o país do futuro simplesmente não nos interessa.

Como já disse aqui eu gosto muito do Brasil. Não existe lugar como o lar, você nunca vai ser tão bem tratado fora de sua casa. A história do país é muito interessante também, além de ser fácil fazer dinheiro se você for suficientemente esperto. Aqui na Europa é mais difícil ficar rico. Você até fica, mas é muito mais burocrático e a própria sociedade te pressiona a “andar na linha” e só ter uma qualidade de vida boa, mas pra mim isso é pouco, pois eu quero conquistar um enorme patrimônio e ser diferente da massa.

A melhor alternativa que vi para Europeus é poupar dinheiro e comprar ativos onde for barato pra eles, ou seja, no terceiro mundo como o Brasil, Chile ou a Tailândia. Com um milhão de reais você só é “rico” no Brasil. Já na Europa você consegue poupar alguns milhares de Euros sendo faxineiro e comprar ativos em vários lugares fora daqui. Nada mal pra quem nasceu em uma cidadezinha poeirenta no meio de algum país latino cheio de admiradores do Che Guevara. Eles também tem opção de investir no mercado de ações dos países da união européia de modo direto, sem ser através de fundos.

Outra coisa é que a maioria deles tem a chance de viver nos USA se quiser. Geralmente os mais capitalistas, que querem ter empresas e negócios imigram para países com menos impostos. Não são medrosos e possuem capital pra fazer o que quiserem, porque os juros aqui são muito baixos e a grana deles vale muito fora daqui. Ganharam na loteria ao nascer. Tive uma breve discussão com uma alemã que falou esquerdices sobre os refugiados sírios, disse a ela que só pensava assim por não conhecer a pobreza. O governo não tem direito de quebrar o estado incentivando livre imigração e mantendo serviços públicos simultaneamente. Nós pobres acreditamos em meritocracia e odiamos socialismo.

Este blog considera os USA o melhor país do mundo e sua constituição a maior criação humana.

Eu não espero vida fácil aqui. Aliás, qualquer um pode ter vida fácil hoje em dia e ser um vagabundo. Ué, more com a família, fique jogando videogame o dia todo, tenha qualquer emprego... Morrer de fome não vai. Tem água encanada, luz elétrica, um teto sobre a cabeça, um carro, alimentos... Não dá pra reclamar da qualidade de vida que a modernidade trouxe (se você está lendo isso, não é tão fodido). O único cara que tem direito de reclamar é aquele que rala pra caramba pra ficar rico, que odeia sua condição até alcançar seus sonhos. A questão não é bem dinheiro em si, é não ter arrependimentos na vida.

Na próxima semana vou me informar sobre uma vantagem incrível que imigrantes supostamente tem aqui. Ela é simplesmente a diferença entre você conseguir ou não ficar rico: A possibilidade de isenção de impostos por até 5 anos. Imaginem só não precisar pagar imposto de renda? Isso faz sentido já que quase todas as micro lojas são de imigrantes. Já confirmei com dois nativos e só falta confirmar com um órgão oficial. Depois de 5 anos fecho a empresa e abro outra no nome de minha mãe, sei lá. É isso o que os chineses fazem segundo um nativo me contou, e se levam a grana pra China, ficam ricos rápido.

Aqui o que mais me impressiona são três coisas: Baixo custo e alta qualidade dos alimentos, segurança (não tem crime. No outro país da Europa que vivi tinha), e eficiência no transporte público (logicamente através de empresas privadas) . Vou falar mais do que é bom e ruim aqui nos próximos posts. Claro que tem coisas ruins... Viver implica em sofrer.

Tudo o que é bom é privado. Neste blog jamais vou exaltar qualidades de órgãos públicos a não ser o exército que salvou tanto o Brasil quanto este país do comunismo.

A viagem foi tranquila, apesar de que, meu voo foi adiantado 5 horas, portanto ela demorou demais e no outro dia eu desmaiei de sono o dia todo, me enchi de espinhas e alergias por ficar com o sistema imunológico fodido. Os assentos do avião eram muito pequenos e fiquei apertado no meio de um pessoal chato que fez baderna e batucada no voo. Eram jogadores de futebol profissionais (nenhum que eu conheça, mas não conheço muito de futebol).

Fiquei uns dias na casa de um conhecido que estuda aqui e aluguei um kitnet para mim e minha esposa que chega na próxima semana.

Não tive stress com a alfândega. No país em que cheguei o "funça" olhou meu passaporte e perguntou se era a primeira vez que eu vinha. Disse que não, pois o passaporte era novo e ia ficar duas semanas. Com certeza pela segurança que demonstrei, ele nem pediu carta-convite, pra mostrar dinheiro, passagem de retorno, nada. Só mandou passar. E agora você só passa uma vez pela alfândega quando entra na Europa.

Aqui cada prédio é um monumento... Por fora eles restauram e por dentro reformam e deixam modernos. Bem do jeito que eu gosto. Já tive a oportunidade de falar com um nativo sobre leilões de imóveis retomados. O cara tem um apartamento e aluga pelo "airbnb" e tira uma nota bem maior do que se alugasse por mês. Quem tiver um imóvel bem localizado em cidades turisticas no Brasil poderia tentar fazer o mesmo...

Arquitetura antiga, castelos, museus, isso tudo me interessa. Gosto de cidades onde existe entretenimento gratuito. Por isso prefiro cidades de praia no Brasil. Se é pra ser pobre, seja na praia onde a qualidade de vida é melhor.

Voltar a ser empregado não é minha vontade, mas pode ser necessário para não gastar dinheiro enquanto estudo o mercado e compreendo melhor as “micro relações” na cultura da cidade onde moro. Em essência, uma isso é uma pesquisa de mercado. Também não estou preocupado em achar emprego. Sei que se eu procurar bastante vou encontrar, porém minha renda passiva no Brasil está sustentando nossas necessidades aqui, mesmo convertendo para Euro, o que me dá uma sensação boa de segurança (claro que um pouco a gente sempre se preocupa).

Já encontrei o “SEBRAE” daqui que auxilia a abrir empresas. Vou fazer um post no blog sobre o que aprender.

Como eu disse em outros posts, não vou usar dinheiro que está no Brasil, eu havia reservado alguns milhares de Euros para este projeto de vida. Minha mãe comprou muitos dólares anos atrás quando ele estava muito baixo e fui bastante beneficiado com isso (ela só conhece 3 investimentos: poupança, dólar e terrenos, e precisa de uma força enorme para colocar dinheiro em algo que não seja poupança). Ela compra dólares regularmente pois nos últimos anos começou a fazer pequenas viagens em ritmo de aposentadoria. Aqui tem uma lição: pra quem não sabe investir e tiver a decência de não tentar prever o futuro: faça preço médio. Compre mensalmente algum valor, pro resto da vida de uma moeda forte.

Gosto de pensar em metas. Não acho prático nem saudável pensar coisas como “vou aportar ao máximo até ter um milhão de reais, depois paro de viver como mendigo”. Prefiro atingir objetivos através de metas curtas, como “passar 1 mês poupando ao máximo”, “viver x tempo com os pais aportando y”. “sair do meu emprego de escravo que fico por ganhar bem por 4 anos e depois sair” e CUMPRIR ELAS.

Portanto meus objetivos aqui são abrir minha empresa e viver dela, e juntar dinheiro para comprar adquirir minha casa própria imóvel de aluguel que pague meu aluguel. Ainda não tenho uma estimativa de tempo.

Tenho usado a biografia do Arnold, os filmes do Rocky e Godfather para me inspirar, além de ter lido uma curta biografia do Almirante Nelson, herói inglês durante as guerras napoleônicas. Comecei a ler o livro "Manual do CEO" que é fantástico e certamente vai gerar muitos posts para o blog.

Fui à um festival de cerveja artesanal e gostei muito. Cerveja não é mais minha bebida favorita a bastante tempo (gosto de cachaças artesanais), mas beber algo de qualidade em um ambiente legal (uma antiga fábrica de pedra com paredes grossas que hoje abriga lojas e restaurantes) foi fantástico.

No Brasil meu dinheiro está todo dividido em tesouro (NTNB-Principal 2019), LCI e no kitnet, que já está sendo oferecido pelo meu amigo corretor. Só vou começar a construir nos dois terrenos quando vender o kitnet. Espero que demore não mais que três meses. Já estamos em maio... Espero ultrapassar os R$500k em até 365 dias.

Apesar de longe, não deixo de acompanhar os últimos dias do PT no poder. Que sua ruína completa venha logo, para o bem dos brasileiros.

Vou buscar fazer o próximo post mais atraente e com imagens. Um abraço e até a próxima!

21 comentários:

  1. Quanto desespero... Vendendo um imóvel agora... Certamente está vendendo a um preço abaixo do valor e perdendo dinheiro....
    É aquela história: na excitação comora na alta, e no medo vende na baixa.
    Boa sorte....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem "dando" o imóvel eu estaria perdendo dinheiro, comparado a qualquer outro investimento.

      Excluir
  2. CF,

    Post extremamente motivante. Ver que você realmente está levando seu sonho adiante é muito bom. Peço que escreva sobre as dificuldades e retornos no decorrer do processo de abertura de sua empresa, isso será extremamente útil para nós.

    Desejo toda sorte a você. Estarei acompanhando suas postagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que isso tudo dê errado pretendo descrever aqui. Meu objetivo é também ajudar pessoas com impressões realistas.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Interessante a Europa, meu sonho particular sempre foi os EUA, viver como um jovem americano, porém meu plano de imigração pra lá só dará certo após algum dos meus planos de empreendedorismo e aporte vingarem aqui, boa sorte por aí CF, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partilhamos do mesmo sonho, mas a vida me levou para outro lado. Você pode ir pro Canadá mais facilmente, e mais tarde, como cidadão canadense viver nos USA. Na área de TI você arruma emprego em qualquer lugar do mundo.
      Lhe desejo boa sorte.

      Excluir
  4. Legal CF, bem empolgante a sua jornada. Também tenho muita vontade de sair fora do "país do futuro", mas por ora preciso fazer dinheiro por aqui antes de pensar em sair, tal qual você fez. Continue postando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madruga, você é um cara empreendedor (abriu uma empresa e tira o sustento dela, o que exigiu coragem), pode muito bem realizar qualquer coisa.
      Abraço.

      Excluir
  5. Parabéns por estar conseguindo realizar suas metas/sonhos.

    Cheguei no seu blog de paraquedas e não entendi bem, você imigrou legalmente ou ainda vai se legalizar ? Aguardo ansiosamente pelas próximas postanges referentes a nova vida.

    Forte abraçõ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao meu blog Morenão. Ainda estou aqui como turista. Espero me legalizar pois sou casado com uma cidadã europeia.
      Acompanhe pois vou postar tanto impressões boas quanto as ruins.

      Excluir
  6. Minha nossa C.F. parabéns pela conquista!!

    Muitas informações aí foram mais do que úteis, como essa de não pagar imposto.

    Por que não faz um podcast sobre suas experiências? Assim você não precisaria ficar limitado ao tamanho do texto.

    É só agregar um link de download de mp3 direto que o agregador de RSS dá conta do recado.

    Eu me imaginei o texto todo em seu lugar. Bem parecido com o que o Arnold viveu quando saiu de Thal, foi para Graz e de lá foi para Munique e depois a tão sonhada cidade de Nova York.

    Deve ser uma sensação inimaginável, sentir que quebrou as correntes que o prendiam aqui nesse chiqueiro.

    Abraços e Vida nova e tranquila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo sonhador.
      As vezes penso em trazer inovações, mas penso também no meu anonimato. Pretendo revelar mais coisas sobre mim aqui e fazer um post sobre minha formação como você.
      Gosto da sua personalidade e também queria ser um pouco mais ousado em alguns sentidos.

      Não tenho pretensão de me comparar ao Arnold porque o cara realizou coisa pra caramba, mas também não tenho vergonha alguma em dizer que desde bem jovem ele é minha maior inspiração e que tenho usado sua biografia como uma espécie de manual. Inclusive quebrei uma das minhas "regras" e já grifei o livro mais que pastor evangélico. Pretendo fazer isso em todos os livros que ler, fixo muito melhor o conteúdo.

      O único laço que me prende ao Brasil é o dinheiro investido lá. Não sei se isso é bom ou ruim. O lado bom é que é uma segurança. O ruim é que nunca vou usufruir totalmente do dinheiro de foda do Brasil.

      Me sinto um homem pobre aqui, e rico ai (pra quem já passou necessidade considero minha grana uma benção). Mas como já disse aqui quero ser rico, milionário, mas para poder ter segurança e uma vida mais tranquila, portanto o dinheiro é necessário mas um meio para meu objetivo maior.

      A sensação de aportar aqui é excelente, mas ainda assim tenho que dar um tapa na cara de vez em quando pra me lembrar que MEDO NÃO EXISTE. O que pode dar errado? Foda-se se der.

      Existe um mundo inteiro de descobertas para fazer aqui. É como se fosse outro planeta e para mim um sonho, pois tudo está correspondendo com a vida que sempre quis ter. A história, a arquitetura, a cultura, tudo vai exigir uma vida de estudos por eu ser um alien aqui e esta sensação é muito boa, pois como brasileiros já estamos saturados de imundícies na nossa própria cultura, e quando estamos no país dos outros nos importamos menos.

      Grande abraço

      Excluir
  7. Meus parabéns pela conquista e por estar realizando seu sonho nobre confrade.

    Esperamos ansiosos por mais relatos e impressões suas sobre a vida em um país de 1º mundo.

    Apesar do meu sonho ideal ainda estar muito distante o fato de ter companheiros realizandos os seus se torna um alento e nos mostra que nada é impossível para quem realmente quer e está disposto a correr todos os riscos e enfrentar todos os desafios.

    Muito sucesso para você!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo funciona como a gente quer, mas só maricas reclamam e choramingam. Como você disse, nada é impossível pra quem enfrentar os desafios. Acredite em você pois mais cedo do que você imagina vai chegar lá.
      E poste mais no seu blog se puder, é um dos espaços mais amados da blogsfera.

      Excluir
  8. A cada parágrafo fiquei com mais vontade de me livrar da vida nesse país em guerra.
    Quem sabe no futuro...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um dia este se tornar uma visão clara de onde você quer chegar, não tenho dúvida alguma que conseguirá.
      Tudo de bom IpA

      Excluir
  9. Poxa vida, que post legal CF!
    Você mandou muito bem. Desejo tudo de bom pra você nessa nova fase!
    Espero que consiga progredir e estabelecer a vida que merece em um país decente.
    Gostaria de pedir que continue falando sobre suas experiências e vá postando sempre uma atualização de sua opinião. Eu particularmente tenho muito interesse em morar fora.

    Mas é isso ai CF!
    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Burguês, vou contar minhas felicidades e angústias nessa jornada. Obrigado pela visita como sempre!

      Excluir
  10. Ola CI, acompanho seu blog a um bom tempo, quero parabenizar lo pela mudança, sair dessa latrina foi a melhor coisa que você fez. Te desejo toda sorte do mundo e força para realizar seus projetos.

    Grande abraço!

    Ano. Contábeis da depressão.

    Por acaso o Pais escolhido seria Portugal? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portugal?
      Pela descrição dele eu diria que ou está na Hungria, ou está no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

      Acertei?

      Excluir
    2. Acho que vou manter o mistério até pelo menos minha esposa e eu estarmos legalmente assentados (próxima semana).
      Não esqueçam que estou aqui literalmente como turista e qualquer coisa pode dar errado.
      Prometo que após revelar qual é nosso novo país haverá uma enxurrada de impressões mais precisas, incluindo as maneiras de imigrar para cá legalmente.

      Excluir