segunda-feira, 16 de maio de 2016

Como viajar a preços baixos?

O blog Viver de Construção fez um post recente falando sobre como gostaria de aproveitar mais seu tempo livre e viajar nas férias, e comentaram lá como estas viagens são caras no Brasil, exigindo sacrificar os aportes para poder se dar este pequeno luxo.

Existem alternativas.

Uma delas é comprar pacotes de empresas como a CVC. Nunca usei, portanto não posso recomendar.

Ter parentes e amigos em cidades de praia é sempre uma boa, mas nem sempre é legal chegar de casal. Além do que muitas vezes se quer relaxar sozinho ou só com sua família.

Uma alternativa totalmente frugal é acampar em campings. Certamente é o modo mais barato (e para mim bem divertido), mas não possui luxo algum e sua viagem pode se tornar um pesadelo por variados motivos.

Hoje em dia está na moda o "coach surfing" aqui na Europa e também tem gente que faz na América, claro. Sinceramente eu jamais faria isso e imagino que seja uma bosta, e mais apropriado para quem é bem descolado e gosta de conhecer pessoas. Talvez fizesse isso se fosse solteiro, tivesse muita grana e quisesse conhecer melhor diferentes culturas, mas no momento não.

É possível alugar casas no litoral por diária. A alguns meses uns amigos e eu fizemos isso e passamos 3 dias na praia em um apto mobiliado de uma amiga de um deles. Foi extremamente barato, mas tem que conhecer pessoas que façam isso. Fazer pela internet pode ser perigoso... As vezes pedem depósito e somem com o dinheiro, além de que durante a alta temporada fica bastante caro, a não ser que um bando grande de pessoas alugue e aí sua tranquilidade vai por água abaixo.

Claro que o assunto aqui não é ir pra praia, mas fazer viagens para lugares diferentes.

Não estou ganhando nada em fazer propaganda, mas quando gosto de algum serviço chamo meus amigos para conhecê-lo também.

Anos atrás minha mãe associou-se a um tal de sbtur, onde escolheu um plano em que paga mensalmente 150 reais (antes era menos de 90) e tem direito a 7 diárias em algum hotel ou pousada conveniados pelo Brasil. Vejam, 150 reais x 12 meses = 1800 com direito a quarto para casal ou quarto com duas camas, com o café da manhã.

Ou seja, 257 reais a diária para duas pessoas, ou 128 reais para cada um.

Se tiver filho ou quiser levar mais amigos, é só pagar mais uma grana pela diária para colocar uma cama a mais no quarto ou pegar outro quarto (quando forem duas pessoas extras), pelo valor equivalente.

Não é necessário usar todas as diárias de uma vez, e as que acumulam ficam para o próximo ano (depois de um ano vencem parece).

Peço que, quem se interessar, consulte a empresa para se informar melhor. Posso estar falando algo errado.

De qualquer modo, se você não está cheio de dívidas, mesmo que ganhe bem pouco é importante se divertir e interessante viajar de vez em quando, ter experiências legais durante a vida. Eu mesmo "perdi" quase todas as minhas férias sem fazer nada em casa (não tinha dinheiro pra viajar, também), mas essa empresa aí é bem útil e veio a calhar também quando tive que ir à outras cidades para resolver alguma coisa. Foi só ligar pra empresa uma semana antes e reservar um hotel.

E pra quem se questiona se os hotéis associados são ruins, não são. A dois anos fiquei em uma pousada em uma das melhores praias do Brasil com minha esposa, onde a diária normal custava uns 400 reais, usando os serviços desta empresa. Usei muitas vezes esse negócio, procurei fotos e os adereços de todos os hotéis que peguei antes de escolher e eram ótimos.

Certa vez quando trabalhei em um hotel, atendi ao telefone uma pessoa que desligou na minha cara quando falei os preços da alta temporada (hahahah!). Se ele fosse sócio de um negócio desses nem ia precisar perguntar o preço.

Outra coisa importante, muitos hotéis são conveniados, e tanto esta pousada quanto um hotel excelente que fiquei em outra cidade não estavam no site. Bastou ligar e perguntar se aceitavam o serviço, e recebi resposta positiva (faça um teste antes de se associar, ligue para algum hotel e pergunte se fazem parte).

Consultando o site, vi que também pode-se usar em alguns países além do Brasil.

--------------------------------------------------------------------------

Mesmo para quem não tiver grana para comprometer com isso no momento, sugiro fazer um fundo com o propósito de viajar. Guardando uns 70 ou 100 reais por mês, já se pode fazer um passeio legal a cada 2 anos ou 3 anos. Já tratei disso AQUI.

Você pode muito bem planejar uma viagem para daqui a 5, 10 ou 20 anos... Por que não? Eu tenho entre 27~33 anos e pretendo fazer uma "viagem temática" pra comemorar qualquer coisa quando tiver 50 anos. Talvez conhecer o caminho percorrido por algum antepassado meu ou uma tour por uma série de locais históricos que me interessam.

É assim que se faz acontecer e não reclamando da vida.

11 comentários:

  1. Post simples mas objetivo.
    É possível sim fazer alguma atividade de lazer ou viagem gastando pouco ou pelo menos não gastando muito.
    Muita gente reclama que não viajou ou não aproveitou a vida por que não tem/tinha dinheiro mas na verdade muitas vezes isso foi um condicionamento.
    Eu mesmo fiz viagens basicamente pra lugares onde tenho parentes ou conhecidos, como minha família é espalhada isso me deu a oportunidade de conhecer alguns Estados além do que eu moro, nunca fui pro exterior, mas já conheci um número razoável de lugares. Se não tivesse parentes espalhados por aí teria conhecido muito menos.
    Muitas vezes a gente não realiza atividades diferentes sejam viagens, passeios curtos, curso ou seja lá o que for por simples desmotivação, procrastinação, comodismo ou simplesmente porque a pessoa está habituada ou gosta de uma rotina caseira ou até mesmo porque seu cérebro já se adequou a essa rotina trabalho-casa.
    Tanto é verdade que muitas vezes quando temos mais do que 15 ou 20 dias de férias não sabemos mais o que fazer e queremos voltar a rotina do trabalho.
    Tem muitas pessoas que nem gostam de tirar férias de mais de 20 dias por isso.
    Acho que mesmo ficando em casa pode ser possível fazer coisas agradáveis como ver um bom filme, uma série que se gosta, fazer uma comida diferente, brincar com os filhos(quem tem), namorar, ou mesmo ir a uma parque, museu, ver um jogo de futebol ou outro esporte no Estádio/Ginásio, ir a um restaurante etc. Tudo depende do perfil da pessoa.
    Muitas vezes não fazemos isso e me incluo nisso também por que ficamos travados, viciados na nossa rotina, chegamos do trabalho no final da semana já pensando o que faremos na segunda.
    Meu planejamento pessoal é me tornar uma pessoa mais despreocupada e mais leve com algumas coisas, isso é fundamental para nossa saúde física e mental.
    Tentar ser menos reclamão também é um ponto positivo, uma mudança desejável, em alguns blogs da blogsfera de finanças você se sente até mal de ler os comentários.
    Reclamar faz parte da vida mas devemos lutar para que isso não se torne predominante na nossa personalidade.
    Desculpe pelo comentário longo, mas esse tema envolve muitos outros temas anexos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      não tenho o que agregar a seu comentário.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Ola CF,

      Muito interessante as dicas, pois eu nem sabia que este tipo de negocio existia.

      Eu tenho um sonho de ir conhecer a China ... Ainda o realizarei.

      Chega uma hora que precisamos viver mais, e estas sao excelentes dicas para viajar economizando, sem perfa de qualidade.

      Abraco

      Excluir
    3. Você tem um bom patrimônio e nem chegou aos 30 anos. Creio que vai conseguir se organizar e conhecer o mundo inteiro. Viajar é muito bom, ainda mais baratinho! hehehe
      Abraço amigo

      Excluir
  2. Muito bom CF!

    Tem várias coisas ai que eu não conhecia.
    O único que conhecia era o Airbnb e mesmo assim com um pé atrás, pois sempre tem alguém reclamando dos buracos em que se metem.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Airbnb não é pra mim. Não tenho por que arriscar tão alto... Se eu tivesse 18, 20 anos, quem sabe.
      Até mais!

      Excluir
  3. Se existe algo que precisa ser prioridade na nossa vida são as experiências, e uma viagem é totalmente feita de experiências.
    Acredito que pra quem acha muito caro viajar, uma boa opção é dividir carro e casa com amigos, ou então viajar pra um lugar voltado pra natureza, pois costuma ter hospedagens mais simples e não se paga nada pelos passeios.

    Depois dá uma passada no meu blog, novinho em folha:

    http://trabalhadordomercadofinanceiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, experiências diferentes te tornam diferente. Nisso, a pessoa simplesmente tem que dar seu jeito, pra agregar valor a si, se tornar interessante e de quebra mais feliz.
      Adicionei seu blog ao roll, é bom ter alguém com conhecimento prático no mercado financeiro por aqui.

      Excluir
  4. Uma dica melhor é o submarino como pesquisa, tive que comprar para o maranhão e vi que saia mais barato pesquisando por eles, CVC é um pouco salgado, mas é mais confortável pela confiança da marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro comprar tudo eu mesmo. Não gosto de terceirizar, porém as vezes é mais cômodo como você disse.

      Excluir