sexta-feira, 24 de junho de 2016

Agiotas chineses exigem "nudes".

Os chineses não param de inovar e agora estão exigindo fotos das clientes sem roupa como garantia para que empréstimos sejam pagos. Um truque sujo mas que certamente surte efeito (me pergunto se adiantaria no Brasil). Cheguei até a rir com a parte "juros que em alguns casos ultrapassam os 30% anuais". Isso parece piada quando no Brasil os juros do cartão de crédito já passaram os 400% ao ano faz tempo. Onde eu morava teria fila de gente entregando fotos peladas por um empréstimo nesses termos!

Parece que parte da Blogsfera já até comprou um cartão de memória com maior capacidade para o celular... Kkk

Mestre dos Centavos rindo da minha piada.

Interessante a China ter um portal de micro-crédito onde pessoas físicas podem se tornar prestamistas legalmente.

Ano passado surgiu um camarada aqui na Blogsfera que comentava que emprestava dinheiro através da maquininha de cartão... Achei interessante o assunto pois o risco era bem menor. Com ela qualquer "professor de música" pode abrir uma "financeira" em casa.

Uma anedocta: a uns dois anos atrás um conhecido meu recebeu de herança cerca de 80k, referente à sua fração da venda do apartamento em que sua mãe morava. Resolveu sair emprestando e naturalmente, como é comum aos "financeiramente analfabetos" quando recebem dinheiro novo, esbanjar. Infelizmente não pegou garantias fortes e emprestou pra desconhecidos. Em um dos negócios teve que aceitar um carro velho todo fodido pra não sair na pior.

Não sei nem se empatou seus investimentos ou se só teve prejuízo, mas uma coisa é certa: amador não serve pra agiota.

As vezes que emprestei dinheiro foram para um colega de trabalho que precisava de 50 reais e ele mesmo me oferecia devolver 60 no início do outro mês. Certa vez ele ficou viciado em apostar em futebol no Sportingbet e eu tive que ter uma conversa seria pois ele era um rapaz mais novo e tive que fazer papel de pai. Agora está casado com a filha de um militar e mais concentrado em fazer dinheiro.

Emprestar dinheiro é um dos negócios mais lucrativos do mundo. O lucros dos bancos é absurdo.

Lembro que vez ou outra meu avô emprestava dinheiro, sempre para conhecidos, com raízes e patrimônio grande e de preferência para gente de uma certa "sociedade" que ele fazia parte.

Uma vez ele pegou uma grande soma com um "coroné" da cidade (nos bons tempos em que dava pra andar com um revólver na cintura)  pra comprar terrenos e demorou alguns anos pagando. Minha avó ficou louca com ele, mas deu tudo certo e ele lucrou bastante com a venda dos terrenos. 

O próximo "filme do mês" vou falar de um filme que gosto muito, onde o protagonista vai atrás de dinheiro que lhe devem. Se você gostou do meu último review fique ligado! 

É isso amigos, post rápido pra descontrair pois meu laptop pifou. A Inglaterra resolveu deixar a União Europeia afundar sozinha. Alguém tem palpites no que isso vai dar?

Cuidado com os excessos e não façam nada que possam se arrepender. Abraços a todos!

Depois configuro o post. 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Todos os meus trades com Bitcoin agora revelados

Você se interessa por Bitcoin e investe nisso? Sonha com uma sociedade anarco-capitalista ou a usa para diversificar valor e fazer suas transações de maneira anônima? Legal! A moeda adorada pelos libertários recebeu muita exposição na mídia e se tornou popular nos últimos anos. Lembro desse garoto nerd que ganhou uma grana legal especulando com a moeda. Imagino quem comprou por poucos dólares e vendeu quando bateu 3 mil reais.

Mesmo que não seja pra ficar rico, é mais uma opção para especular com seu Capital Alocado a Risco (CAR). Por que isso é benéfico? Porque se você tiver um CAR não vai perder seu principal especulando em insanidades e modinhas. O mandamento número 1 para traders é usar só o CAR e jamais arriscar seu patrimônio.

Usei por um tempo a moeda para aprender com a prática sobre trades de ações e análise gráfica. O resultado foi que os gráficos continuam sendo grego para mim, mas por sorte tirei uma graninha.

Antes de pirar com a volatilidade, resolvi investir meu capital inicial em outras coisas. Mesmo assim deixei cerca de R$ 100,00 para brincar... É como no Poker, "jogar" sem dinheiro não tem graça (existem jogos de 1 centavo).


CF Criando outros Blogs.

Resolvi criar um blog para expor meus "swing trades" com a moeda. Assim posso ver mais de perto para onde ela vai no futuro. As postagens lá vão ser menos frequentes... Posso passar semanas sem postar, pois pretendo só realizar lucros.

Na postagem inicial, coloquei prints de todos os meus movimentos desde 2014.

Clique aqui para acessar meu novo blog, o bitcoinvalor.


----------------------------------------------------

Minha esposa, que já está empregada (menos de um mês após chegar aqui) está recebendo mais propostas de emprego e avaliando se muda. Sobre isso tenho três coisas a dizer:

1 - Não existe mais aquele negócio de ficar a vida toda em uma empresa. Uma coisa é ficar um mês em cada emprego. Outra é estar empregado e ir para um emprego melhor se este surgir. Sei que pleno emprego não é o caso atual no Brasil, mas você sempre tem que estar procurando um trabalho melhor. Eu diria que uma vez por ano sondar novas vagas é ideal. Não sei nada de RH mas acho que isso não prejudica em nada seu currículo. Aliás, se preocupar com currículo é pra quem quer ser pobre a vida inteira.

2 - A vida inteira ouvi: "mas lá está em crise, não tem emprego, muitos brasileiros estão voltando" quando falei em ir embora do Brasil e sempre ignorei, pois crise tem no mundo inteiro assim como vaso sanitário pra limpar.



3 - Quanto mais amparo (ter parentes, amigos, dinheiro sobrando, conhecer o país) menos pressão para achar emprego. Se você quiser arriscar uma vida no exterior, eu sugiro 12 meses de contas pagas nos valores do país que você for, e outros 12 em reais caso precise voltar para o brasil. Seja sempre prudente.

----------------------------------------------------

O blog está crescendo e agradeço a todos vocês leitores e amigos da Blogsfera! São cerca de mil visualizações por dia e isso me deixa feliz. Quando criei o CF não esperava tudo isso. O próximo post será Sexta ou Sábado a noite.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Vivendo em Portugal - O resultado de uma visão.

Bem amigos, como o Burguês Inglório adivinhou (não sei como), estou vivendo com minha esposa em Portugal. Acho que me denunciei quando disse que se abre empresa em um dia e tem o custo de vida bastante baixo. Vou falar como esta saga começou:

Logo após me formar na faculdade, parti para estudar um semestre de inglês na Irlanda (que na minha opinião é uma porcaria de país - principalmente o clima podre e a falta de educação de muitos dos nativos). Vou deixar para contar minha experiência lá em outro post mas mesmo assim ao chegar no Brasil senti uma quase-depressão com os pormenores do meu dia a dia, desde ver calçadas quebradas e marginais pra todo lado começaram a me dar uma perspectiva de futuro ruim. Tudo me incomodava. A voz das pessoas, os programas de televisão, o modo de agir, até o cheiro.

Pesquisando por ai vi que esta "depressão" pós-retorno é até comum. Então comecei a pesquisar maneiras de ir embora definitivamente. Na época até a Africa do Sul parecia me servir! Arrumei um trabalho (era legal) mas com o passar do tempo vi que no Brasil teria que trabalhar o triplo para ter a metade do que teria lá fora (sei que falar não convence mas é sério). Principalmente por "ser formado" possuir o "intercâmbio mágico" e receber menos de R$ 1000,00 por mês. Se quiser saber como foi, clique aqui.

Colocarem um cara que eu considerava medíocre depois de tudo o que fiz para ser meu chefe (sei que todo medíocre pensa assim também) foi importante para eu visualizar meu futuro como empregado brasileiro.

A visão que havia construído para mim mesmo começou a ficar totalmente dissociada da minha realidade e das minhas perspectivas.


Me sentia acorrentado durante o trabalho.


Minhas primeiras pesquisas para imigrar se deram por meu avô ser descendente direto de portugas e ter mantido contato por cartas com uns parentes dele desde os anos 70 ou 80 (entraram em contato com ele para que ele abrisse mão de uma herança hahahaha!). Ele era muito orgulhoso por seu avô ter ido sozinho com 12 anos para o Brasil em um navio inglês e ter se tornado importante na nossa região. Tornou-se mascate, político e até militar, e portugueses adoram tudo ligado à comércio e aventuras além mar.

Infelizmente meu avô não encontrava os documentos dos parentes dele (sumiram dos arquivos do velho). Seria muito trabalhoso e custoso correr atrás, e quando ele morreu ano passado perdi as esperanças (eu só conseguiria a cidadania se ele à tirasse pois a lei admite até o neto) por este modo.

Estudei várias outras maneiras, ir pro Canadá, Nova Zelândia, pra qualquer lugar, até para a PQP desde que conseguisse sair do Brasil. Em relação a isso, afirmo aqui como eu acho que as pessoas conseguem ir pra esses países legais: Simplesmente indo e ficando, do jeito que for. Renovando visto de estudante, de colhedor de fruta, casando com alguém, sei lá. Leia aqui minha opinião sobre se vale a pena morar como ilegal em outro país.

Se você esperar pra aprender todo o processo desde o Brasil, nunca vai conseguir se enquadrar em nada.



Vito Andolini não se tornou o Godfather
como empregado na fruteira.


Eis que a família toda da minha esposa tinha cidadania italiana, menos ela (ela é órfã). O processo todo estava pronto, só faltava reunir a papelada (atestado de óbito e casamento dos pais dela até o primeiro italiano da família que foi pro Brasil (desde que ele não tivesse revogado seu status de italiano pra exercer cargo público no BR), traduzir e esperar. Teríamos de esperar cerca de 12 anos caso ela não tivesse uma prima morando na exata cidade onde saiu este antepassado (se for para lá demora poucos meses). 

Quando Descobri que quem fez todo o processo do resto da família havia sido o pai de um amigo pessoal, quase caí da cadeira. Ele gentilmente nos auxiliou com as traduções juramentadas e muitas dicas importantes sem cobrar nada. Bombardeei o velho de perguntas e corri atrás do que precisava. Sou grato pelas pessoas importantes da minha vida. Sim amigos, tive sorte... Muita sorte.

Faltava uma coisa para tudo dar certo, com ou sem cidadania: minha esposa ter uma visão de si fora do Brasil. Eu nunca quis forçar ela a acreditar no meu projeto, mas tinha confiança que ia em algum momento compartilhá-lo.

O tempo passou e a vida se encarregou de dar a ela perspectivas ruins da vida no Brasil. Ela é engenheira, tem um ótimo currículo, mas nunca gostou da ideia de trabalhar em uma fábrica imunda e barulhenta, longe de casa e vivenciando a corrupção estatal-empresarial como rotina. Na verdade ela era paga para controlar processos que podem matar consumidores caso não sejam cumpridos e era constantemente pressionada pelos chefes tetudos para ignorar práticas tóxicas e nocivas.

Com a falência do estado brasileiro e o aumento da criminalidade da última década causado única e exclusivamente por culpa do PT e seus aliados comunistas, casos de violência estavam comuns no caminho para o trabalho dela e nas regiões onde ficam fábricas. Também estava na hora de, se ficássemos no Brasil, buscar melhor qualidade de vida e talvez comprar uma casa, então estávamos em uma encruzilhada. Nos últimos dois anos ela sofreu tentativas de assalto à mão armada (pessoas andando com metralhadoras na periferia não eram comuns fora do RJ até onde sei) então finalmente optou por usar seu trunfo.

Isso nos deu um pouco mais de um ano para deixar os empregos, organizar as finanças e partir. A única coisa que faltava era escolhermos o país mais apropriado para investir o resto de nossas vidas (se é que isso existe).


I did it my way


Ao contrário do que se diz de não contar sobre seus projetos (geralmente se você conta eles não dão certo), resolvi expor tudo inclusive no trabalho pois sabia que uma decisão dessas não tinha volta. Isso foi importante pois quando se expõe um projeto a pressão para que ele dê certo é bem maior.

Inevitavelmente dois tipos de pessoas deram suas opiniões, as favoráveis e as contrárias. Quem deu opinião favorável geralmente tinha vencido na vida e quem deu opinião negativa era pobre e medroso. Gostei de comparar a opinião das pessoas com a vida que levam.




No começo nos interessavam países de língua inglesa e não os que tivéssemos que sofrer para aprender a língua, porém também nos agradava a ideia de viver na Holanda, mas levando em conta que ir para o Reino Unido destruiria minhas finanças e a maioria dos países europeus tem um clima PÉSSIMO, colocamos na balança nossas opções levando em conta o que valorizávamos e o país que obteve os melhores resultados foi Portugal. Levamos em consideração:

Segurança;
Transporte público;
Custo de vida e poupança;
Clima;
Língua e facilidade de adaptação cultural;
Emprego e sub-emprego;
Facilidade de empreender;
Hospitalidade (na verdade, pessoalmente não estou nem aí com qualquer preconceito à mim);
Diversão barata ou gratuita (de preferência ligada à praia, natureza, história e arquitetura antiga).


Admiro os grandes navegadores portugueses.


Outras questões de ordem pessoal também foram levadas em consideração, até decidirmos que este seria nosso novo lar. Portanto a esposa largou seu emprego e ficou cerca de 3 meses na casa da prima (tinha que passar um guardinha e ver que ela estava morando por lá).

Eu também já havia largado meu emprego e vim à Portugal (ou como dizem aqui, ao Portugal), esperei ela menos de um mês e deu tudo certo. Ela já está legalizada e marquei para novembro a questão de ficar como residente através de reagrupamento familiar.

Contei sobre minha chegada à Europa aqui.

Temos um amigo que estuda aqui, que deu abrigo até eu achar um apto. Tivemos sorte de conseguir um amigo dele como fiador (nessas horas se vê que network é um dos maiores ativos que existe).

Como são os portugueses?

Sabe essas piadas que muitos brasileiros pilantras fazem sobre português ser burro? É ridícula. Os portugueses em geral são extremamente éticos e corretos. Já notei que aqui vale o contrato e eles parecem segui-lo mesmo que saiam perdendo. Isso é ser burro? Quando você combina algo ou está em uma fila de espera, eles não querem saber se você é chinês, americano ou portuga, e te levam a sério. Inclusive quem quis nos dar um golpe aqui foi um brasileiro (daqui a uns dias falo disso).

Não adianta tentar enrolar os caras ou dar jeitinho, eles gostam de te olhar nos olhos e cumprir o que combinaram. Se o cara deu um preço X o preço é X pra todos e não vai te favorecer se você oferecer X+1. Sei que são estereótipos, mas a família do meu avô era assim.

Comparar o conhecimento de um português médio com um Brasileiro é maldade. Os caras sabem mais história e política que um brasileiro comum com formação universitária.

Emprego tem, como em qualquer outro lugar, só estar disposto, e não parecem querer embaralhar currículos, pois tem gente de tudo que é lado. Se importam com o que você sabe fazer mais do que com a papelada.


Uns choram, outros vendem lenços.


Comida aqui é "de graça" e o custo de vida em geral é bem baixo. Tem carros usados em bom estado por 1000 euros, muita opção cultural gratuita e locais lindos para visitar. De qualquer modo não recomendaria ninguém se aventurar sem ter pelo menos 12 meses de contas pagas (nos valores daqui). Existem pessoas e pessoas. Alguns são mais lentos, feios, otários, burros, e outros mais espertos e sortudos e resolvem sua vida mais fácil. Eu recomendo se preparar como se tudo fosse dar errado.

Pelo que estou vendo as portas estão se fechando cada vez mais para nós brasileiros. Conseguir o NIF (o CPF daqui) está quase impossível para quem não tiver contrato de trabalho (e isto te impossibilita de arrumar um emprego formal). Para quem tiver estômago para negócios e quiser vir, eu recomendo entrar em contato com associações comerciais e dissecar as alternativas de vir como investidor. Portugal é um lugar muito atrativo para quem quer abrir uma empresa e assim se consegue visto.

Meu próximo passo é abrir minha própria empresa. Já entrei em contato com fornecedores e faltam alguns pormenores. Aqui se abre empresa em um dia e no outro se começa a trabalhar. Infelizmente não tenho direito à isenção de impostos (tinha ouvido dizer que chineses tem). Para isso, só espero mudar para nosso apto definitivo pois estamos em um kitnet (já serve, mas temos dois gatos e queremos mais espaço).

Minha esposa já está empregada e não foi difícil encontrar. Vai fazer 700 euros, que é um salário legal aqui. Isso já paga aluguel, comida e todas as contas. Estamos muito felizes pois tudo deu certo até aqui.

Se tudo der certo, a partir do ano que vêm vou começar a ajudar meus amigos que queiram viver em Portugal legalmente. Sempre foi um dos meus objetivos auxiliar pessoas que trabalham duro e sonham ter uma vida melhor.


sábado, 18 de junho de 2016

Limitless (filme do mês)

A partir de agora pretendo postar a resenha a de um filme que eu goste todos os meses. O filme pode não ter a ver diretamente com finanças pessoais, que é o tema do blog, mas algum ensinamento sempre vou tentar passar.  Geralmente o filme (ou filmes) não será lançamento. Cuidado se não assistiu, pois vou postar spoilers! Eu sempre sugiro ver ao filme antes de ler. Abaixo assista ao trailer:




Acabo de assistir novamente o filme Limitless (sem limites) estrelado por Bradley Cooper e Robert De Niro. O filme conta a história de Eddie Morra, um completo "fracassado" (como todo mundo nesta vida difícil) escritor de vida bagunçada, que entra em contato com uma droga ainda em período de testes chamada NZT que torna o cérebro super eficiente. A partir de então sua vida muda. Ele se torna super organizado e inteligente. Fica rico e se mete com mafiosos.


Pílula de NZT


Recentemente fizeram um seriado, assisti dois episódios e não gostei. De qualquer modo recomendo muito este filme. Nos mostra no mínimo que ser organizado e prático torna sua vida melhor.

O que mais gostei no personagem foi a transição que ele passa desde o começo do filme, onde ele é um beta desesperado e confuso e a visão de vencedor que tem no final do filme, financeiramente livre e ainda com projetos cada vez maiores, passando pela euforia e alegria do processo de enriquecimento no mercado financeiro.


Eddie Morra lixoso. 


Aqui na blogsfera em geral vemos a Independência Financeira como o fim do caminho e isso não é necessariamente verdade, visto que, falando de modo bastante direto e simples, a maioria não consegue suportar não ter o que fazer e pode se tornar depressivo.




Na pirâmide de necessidades de Maslow o dinheiro pode auxiliar em todos os degraus. Com dinheiro de sobra você passa menos trabalho para suprir suas necessidades e sua vida se torna mais fácil. Porém como seres humanos se observa que depois de suprirmos nossas necessidades começamos a querer influenciar na vida dos outros, ou seja, atuar na esfera mais refinada de todas, a política. Não me surpreendi em nada quando no fim do filme ele mira a carreira política.


Eddie Morra fodão.


Você vai observar todos os estágios da pirâmide na história do Eddie Morra e o reflexo das atitudes dele até mesmo na aparência e atitudes do personagem. Ele sai de um estágio deprimente e desesperado, focado nos problemas, para um estado onde ele se concentra na solução dos mesmos, pois o medo desapareceu. Até quando ele está a ponto de ser assassinado, no começo age de modo desesperado, e no final de modo lógico e racional.

Relação amorosa:

Certa vez, na adolescência, estava com meus amigos metaleiros fracassados e o pai de um deles se aproximou para nos uma lição sobre finanças. Este meu amigo recentemente havia reprovado na escola e nenhuma garota se interessava nele pois tinha um físico deprimente, era muito burro e se vestia mal.

O pai dele disse: "#@% todo homem tem. Dinheiro não. Quando faltar uma graninha pra um restaurante, uma roupa, uma pintura na casa, um passeio... Ela (a esposa) vai te largar e ir pra quem tem um #@% e dinheiro". O protagonista do filme experimenta algo similar em primeira mão.


Bankroll e oportunidades:

Estou lendo um livro sobre poker (farei uma resenha um dia) que diz uma coisa muito importante sobre esta questão entre dinheiro facilitar a vida. Quando seu bankroll é alto (quando você tem bastante dinheiro), pode se preocupar com as jogadas importantes sem ter medo. Enquanto depender do emprego pra pagar o aluguel, você não é ninguém. Isso é bastante claro na estória.

No filme também é bem claro que as oportunidades surgem com o nível de pessoas que alguém tem acesso e se relaciona. Infelizmente não temos acesso a algo do tipo a NZT, mas temos que fazer o possível. Ter uma agenda e uma lista de atividades por perto é um bom começo.

Enfim, é um excelente thriller para quem gosta do gênero, e como todo filme que eu gosto, assisto várias vezes. Esta foi minha dica de filme do mês, grande abraço!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Homem passa 6 anos fingindo trabalhar e ninguém nota


Inacreditável o caso deste cara, que passou 6 anos fingindo analisar problemas em softwares de computador. Ele criou um programa que analisava o necessário de maneira automática já que é tudo meio repetitivo e depois de todo este tempo ele até mesmo esqueceu de como se programava.

Por incrível que pareça existe um dilema ai, já que ele sempre cumpriu seu papel. Não sei se surgiriam coisas novas que o programa dele não conseguiria fazer. Talvez fazer algumas revisões de vez em quando e o patrão saber sobre isso seria mais ético, mas a questão é que mesmo que o programa fosse muito eficiente o patrão não se sujeitaria, pois não é admissível a um patrão não dar chicotadas no empregado. Pessoalmente eu acho que controlar os empregados faz parte do pacote.

Parece até coisa daquele livro "trabalhe 4 horas por semana", onde o autor ensina a usar ferramentas e pessoas para automatizar a vida. Apesar do livro ser muito interessante, pois nos mostra como transferir trabalho para quem precisa trabalhar mais pelo dinheiro que você, acho ele também perigoso. Já vi duas pessoas ficarem meio malucas após lê-lo. Uma no programa de TV "O Sócio" que simplesmente não trabalhava pois o outro sócio da empresa precisava trabalhar pra não quebrar, e outro um amigo meu (aquele que ficou rico vendendo infoprodutos). Para os dois pareceu ter funcionado. Ano que vêm leio denovo com mais atenção.




Procurando na internet achei mais casos, principalmente de funcionários públicos e CCs fantasma como é típico no Brasil. Este espanhol ficou seis anos sem aparecer no trabalho e ninguém parece ter notado. Na verdade eu mesmo já tive um amigo que foi CC na câmara de vereadores e nunca ia trabalhar. Em prefeituras de cidades pequenas isso também é comum. Minha mãe (agora aposentada) trabalhava em um órgão público de baixo escalão onde se controlava ponto através de assinaturas em um livro e haviam pessoas que assinavam quando queriam e iam resolver suas coisas pessoais (cuidado ao puxar o saco de professores).


Vagabunda. Tem várias reportagens assim no youtube.


Trabalho remoto é muito eficiente e a internet veio para nos ajudar em relação à isso. Você pode contratar um publicitário na Tailândia e um programador na Índia por um quarto do que pagaria a um brasileiro, mas isso é na iniciativa privada. Tem um pessoal de empresas públicas fazendo pressão pra trabalhar desde casa, ou seja, vão trabalhar menos ainda e o pagador de impostos nem mesmo vai saber se existem pessoas que são pagas simplesmente para mandar um e-mail por dia.

Temos os relatos dos blogueiros de como é ficar em casa sem fazer nada nas férias e de como seria ruim se aposentar assim. Trabalhar é importante para o ser humano, e um homem simplesmente não pode consumir mais do que o que produz. Trabalhar é a única coisa que cria riqueza e dignifica o homem, pois além da riqueza gera satisfação pessoal. A não ser para esses exemplos de sanguessugas que não valem o que comem.

Antes de me criticar, não confundam a dor que é trabalhar como empregado por um salário baixo com minha crítica. Trabalhar é sim, horrível e doloroso, quando temos que trabalhar pelo dinheiro. O que me refiro é a necessidade que o homem ter de criar e se sentir útil. Meu avô trabalhou dos 9 aos 89 anos, muito desse tempo de graça só pra se sentir útil e cada vez mais compreendo ele.

No próximo post vou inaugurar um novo "quadro" aqui do Blog, a resenha de um filme que eu goste bastante, e escolhi um que para mim mostra todo um percurso das necessidades humanas sendo supridas e o papel do dinheiro nisso tudo para se ser verdadeiramente feliz. Na próxima semana pretendo postar a cada dois dias, espero que gostem.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Pare de fumar e fique rico.

Estava perdendo tempo pelo Google e achei esta pesquisa sobre o quanto um fumante gasta por mês com seu vício. Um maço de cigarros no Brasil custa em média impressionantes R$ 7,00! Isto significa que hoje, com o salário mínimo em R$ 880,00 o fumante gasta 0,8% deste valor ao dia se torrar uma carteira e 1,6% ao dia se fumar duas.

Clique na projeção assustadora de gastos de um fumante (ou de um casal):


Imagine a incidência de 1% ao mês nestas "prestações".

Meus pais sempre foram fumantes e eu costumava fazer estas projeções e confrontá-los quando eramos miseráveis. Por que não gastavam estes valores em comida ao invés de largar cheques pré-datados no mercado? Porque não poupavam para comprar uma casa? Porque compravam coisas à prazo podendo comprar à vista com o valor que queimavam? Acho que muitas crianças pobres se fazem as mesmas perguntas, pois as vezes comentávamos isso entre meu círculo de amigos.

Com essa grana dá pra ir à restaurantes e andar bem vestido, fazer cursos interessantes, ir no cinema e comprar livros. Isso demonstra que pobre que tem vícios é burro, principalmente o que está sempre pagando juros.

Em relação à saúde, com estes valores se pode comer com mais qualidade, pagar academia pra família inteira, comprar bicicletas, pesos, suplementos, passeios... Na verdade mesmo que você não usasse o dinheiro em nada estaria poupando sua saúde. Além disso quem mais usa o sistema público de saúde são os que menos cuidam da própria, os pobres.

Meu conselho é: jamais fume!

Nossas decisões financeiras devem se basear em porcentagem de ganho/perda de patrimônio. Não importa se você você tem um salário de 10k por mês. Se não ganha 1% disso em rendimentos não pode gastar 1% disso em vício.

sábado, 11 de junho de 2016

DICA - Seja militar do Exército! Concursos 2016

Quem quiser conhecer minhas opiniões e mapa do sucesso através das forças armadas, leia este e este artigo. O primeiro está desatualizado em valores pois os militares receberam um aumento para os próximos anos e um 3º Sargento em 2019 estará fazendo mais de 4k por mês com os adicionais. 

Consulte a tabela de soldos dos militares aqui.




Sinceramente, em minha opinião não existe melhor carreira no Brasil que a militar. Você tem a possibilidade de conhecer o país inteiro, bons salários e transferências, exercitará disciplina e liderança que são as duas características mais importantes para se ter sucesso na vida. Poderia falar horas sobre isso, mas logicamente não é a carreira para qualquer um.


‪#‎CONCURSOPÚBLICO‬ - 1205 vagas para homens e mulheres.
Escola de Sargentos das Armas.
INSCRIÇÃO: http://goo.gl/ZKbXx7
Confira os requisitos em: http://goo.gl/xivvO9


Se tiver dúvidas entre em contato com a junta de serviço militar de sua cidade, e a página da sua Região Militar.

Não esqueça da possibilidade de servir como militar temporário e ao final de seu período sair com uma bela pecuniária.

----------------------------------------

Dica extra - Uma vantagem injusta:

Você é resultado (incluindo financeiramente) das 5 pessoas com quem mais passa tempo e nas forças armadas você provavelmente vai passar bastante tempo com pessoas que fazem mais dinheiro e são mais inteligentes/cultas que você. Acredite meu amigo, isto é uma "vantagem injusta", como o Robert Kiyosaki escreveu. Ele mesmo, Donald Trump, Arnold Schwarzenegger e outros ídolos meus foram militares e sempre descrevem que foi uma vantagem enorme.

Ter amigos militares também é uma vantagem injusta. Se você quer vender um carro, ou qualquer coisa, tem centenas de impactos a mais no seu anúncio se seu amigo lhe ajudar a vender pros colegas do quartel... Assim eu vendi muitas das minhas tralhas antes de sair do Brasil.

Fora aprender coisas específicas. Eu aprendi a usar armas de fogo e costumava atirar em um clube com amigos militares.

Pare de ser mais uma bateria na Matrix e aprenda a utilizar os trampolins que a vida lhe apresentar!

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Não empreste dinheiro sem garantias! (- R$ 30.000)

Ano passado escrevi um post sobre agiotas (clique aqui). e continuo com as mesma opinião. Não considero errado (também não recomendo a ninguém pegar empréstimos), o grande problema é não ter garantias de receber seu dinheiro de volta. Nesta nova anedocta familiar, contarei como minha mãe perdeu mais de 30 mil reais e nunca mais vai recuperar.

Desapontado com quem repete os mesmos erros.


Já contei como meu pai advogado-porta-de-cadeia sempre foi pilantra e usou minha mãe e sua família para bancar seus trambiques (meu avô fez um bom patrimônio pois era pão duro, trabalhava como louco e fazia bons investimentos imobiliários). O cara já tentou de tudo e nada deu certo, o que é bastante lógico. O que é ilógico é emprestar dinheiro, e até mesmo se relacionar com pessoas incompetentes que incorrem aos mesmos erros sempre. Já tentou ter uma grande empresa que quebrou arrastando uma boa parte do patrimônio dos meus avós e o nome da minha mãe, dentre outras coisas, mas o mais impressionante contarei a seguir.

Alguns anos atrás meu pai botou chifre em minha mãe e eles finalmente se separaram. Achei que isso seria ótimo pra vida dela como foi para mim sair de casa (em boa parte até foi), mas em parte quebrei a cara com minhas expectativas a ela.

A grande ironia era que eles haviam recém construído sua casa própria, em um bairro altamente valorizado de uma micro-cidade colada na que morávamos (eu vivia sozinho na época), Ela teria direito à metade do valor investido caso meu pai quisesse viver na casa e permitiu que ele ficasse lá. Ele até assumiu a amante como mulher oficial (a algum tempo ela morreu) para vergonha eterna da minha mãe, com um "compromisso" de lhe pagar a metade da casa ao longo dos anos, sem juro algum nem contrato. Nem preciso dizer que ele pagou só por um tempo (o equivalente a 30k).

Minha mãe crê ter um trunfo, a casa está em nome do meu irmão vagabundo e perdedor que é "sócio" de meu pai em uma empresa lixo de venda de produtos de informática que funciona nessa casa. Sócio em termos, pois está tudo em nome de meu irmão (inclusive empréstimos) já que meu pai tem o nome sujo. Portanto ela pode mentir para si mesma que a casa é dela e ela só deixa ele viver lá de favor (enquanto ela sempre pagou aluguel). Na verdade ele não tem nem obrigação de pagá-la, pois com a empresa lá nem mesmo que ela quisesse poderia tirá-lo lá de dentro. Meu irmão só dorme e come na casa dela, nunca lavou um prato nem a cama e sempre pediu dinheiro pra tudo.

Como o velho é manipulador e ela imbecil, a combinação pode ser explosiva. Ele pediu os 30k para pagar supostas dívidas da empresa para que meu irmão não ficasse com o nome sujo também. Apelou pro lado emocional e ela caiu. Também disse para ela não contar nada ao meu irmão. Hahahahaha um golpe perfeito. A velha emprestou. Ficou sem casa, sem dinheiro e pagando aluguel. Exatamente como eu disse que ocorreria e tanto adverti. Ela poderia ter colocado a casa à venda e ele seria comprador preferencial caso quisesse e pudesse mesmo pagar a casa, mas preferiu fazer tudo informalmente e se deu mal.

Quando eu soube de mais essa.


Já levei muitas pancadas por me esforçar muito, conversar e advertir, e ela fazer o oposto inclusive do que me prometeu que faria. Foram inúmeras as vezes. Sempre perdeu dinheiro. Com o tempo fui vendo que as pessoas são pobres não por ter empregos lixosos mas por cometer erros, fazer escolhas imbecis e perder dinheiro. O cérebro humano é péssimo pra lidar com dinheiro e confunde emoção com números.

É engraçado ver como as pessoas se acham espertas e ignoraram conselhos de pobretões que sabem usar dinheiro e acaba sempre ocorrendo uma catástrofe. O resultado disso tudo é que tenho menos da metade da idade da velha e um patrimônio que me permite viver tranquilamente. Ela já colocou a chance de ter casa própria fora quatro ou cinco vezes e vive de salário em salário. Aliás vive no interior, recebe uns 3000 reais e gasta tudo pois sustenta meu irmão. Já a vida dela se restringe a comer pão com manteiga e assistir novelas.

Minha cara ao saber que minha mãe gasta 3000 reais
e leva uma vida de salário mínimo.

Esse meu irmão a vida inteira colocou dinheiro fora. Lembro que queimou o video-game de um camarada quando criança e minha mãe pagou. Bateu carro dos outros e minha mãe pagou. Abandonou a faculdade que era paga por um empréstimo que minha mãe fez. Já se meteu com drogas e minha mãe teve que pagar a dívida (!!!!!!!!!!!!). Um verdadeiro lixo. Mesmo assim come de graça, não ajuda em nada e nunca pagou um aluguel na vida.

Ano passado ela recebeu sua parte da herança do meu avô, que lhe permitiria viver tranquilamente caso vivesse só dos rendimentos, mas tenho medo que venda e coloque fora coisas por descuidos. Algumas coisas não posso contar por segurança, mas por exemplo não cobrar aluguel do campo alugado sem contrato ao seu irmão vaqueiro. Felizmente o cara é bastante correto (não, eu jamais faria algo sem um bom contrato). Também ter micro-apartamentos no nome dela e da irmã que tem o esposo como corretor e o cara ser vagabundo ao extremo.

Sua irmã (minha tia) nunca soube usar dinheiro, sempre pagando as contas atrasadas e pedido pro meu avô pra cobrir buracos (minha mãe sempre fez igual com os prejuízos causados pelo meu irmão). Ela tem vergonha de pedir à minha avó depois que meu avô morreu, portanto estou com medo que minha mãe empreste dinheiro pra essa tia. A herança que receberam do meu avô em poucos anos vai desaparecer e eu sou responsável para que isso não ocorra. Por exemplo elas receberam uns lotes, e mesmo tendo um irmão engenheiro que constrói casinhas essa tia quer vender os terrenos dela para manter seu padrão de vida acima de seus ganhos. Eu só não compro pois ela quer o preço de mercado, mas em breve vou oferecer a metade e ela provavelmente vai aceitar.

Não se deve emprestar dinheiro. Você não é banco. Se for emprestar, que seja um valor baixo o qual você não vá se machucar caso não devolvam, por um prazo pequeno e nunca mais emprestar se a pessoa não devolver.

Minha reação quando me pedem dinheiro.


Outra coisa é se relacionar com pessoas fodidas financeiramente. Já falamos disso aqui, pessoas de sucesso se relacionam com quem tem sucesso, não com quem deve pra todo mundo e não pode pegar empréstimo no banco.

Então meus caros, esses pedidos quase sempre vêm de amigos ou familiares. Pessoas que geralmente temos afeto ou nos sentimos mal em negar pedidos. Eu sempre repito aqui: "ajude as pessoas mas não ponha o fardo dos outros nas suas costas". Lembre que cada real que você der é um real (e seus juros) a menos que seus filhos receberão no futuro. Ficar rico cabe a você e suas escolhas.

Existem pessoas que não sabem usar dinheiro e o colocam fora sempre que tem chance. O livro O Homem Mais Rico da Babilônia explica muito bem isso. Infelizmente na nossa cultura socialista imunda ocorre algo que me deixa horrorizado: Sanguessugas passam a vida inteira mamando em quem produz e se você se nega a ajudar te tratam como um pão-duro cretino. Como disse o Maluco Beleza Finanças, os mais vagabundos são os que mais recebem atenção dos pais.

É sempre legal falar um pouco mais sobre nossas vidas. Ah, como o Burguês Inglório conseguiu adivinhar, estamos vivendo em Portugal. Depois falo mais.

Grande abraço e até a próxima!

sábado, 4 de junho de 2016

Jamais deixe usarem seu nome!

Hoje vou contar uma anedocta que adoro, como sempre com uma lição que considero importante.

A muito, muito tempo atrás meu pai teve uma empresa e meu avô, acostumado a tratar com gente de palavra, foi o avalista. Meu pai nunca teve todo o conhecimento necessário pra gerir uma empresa daquele porte (lembrem da parte do O Homem Mais Rico da Babilônia em que o prestamista desaconselha a dar dinheiro pra gente assim).

Isso logicamente culminou anos depois em um grande prejuízo que fez meus avós venderem parte de um campo e gado que receberam de herança e meus pais ficarem com o nome sujo por anos. Tudo porque, a partir do momento em que você assina algo pelos outros se torna solidário, e pode ter certeza que o preço que vai pagar é sempre caro demais.

Meu pai é um advogado porta de cadeia bastante picareta, e apesar de eu cultuar a importância da família tradicional como instituição contra o marxismo detesto alguns familiares, ele incluso. Aos 17 anos saí de casa e fui morar com meus avós (muito queridos) pois meu ambiente familiar era longe do ideal, aos 20, fui morar sozinho, e aos 23 voltei a morar com minha mãe por um tempo quando ela finalmente se divorciou, pra poupar o aluguel.

Bem, uma das tretas foi, por qualquer motivo obscuro, a insistência dele em colocar um "fuca" que provavelmente havia recebido como pagamento de um cliente presidiário em meu nome, mesmo eu não falando com o velho já a alguns anos.


A fubica era parecida com essa


Jamais esquecerei do dia. Eu já morava com meus avós e meus pais foram juntos lá. Quando cheguei da empresa em que fazia estágio eles estavam sentadinhos, de modo bem educado e formal, parecia que estavam pedindo empréstimo pra gerente de banco. Senti o cheiro de picaretagem no ar.

Isso foi totalmente estranho pois meu pai nunca se deu bem com os sogros. Eu sabia que era algo comigo e fiquei por lá comendo um sanduíche e aguardando pacientemente o inimigo encontrar a morte em minha falange de escudos e lanças.

Mastigava lentamente e com os olhos fixos no lixo da televisão que transmitia alguma novela imunda, até que minha mãe, que já havia ensaiado seus argumentos, chama minha atenção. Virei para eles como o olhar Grimch da imagem abaixo.

Pois não?


- Vamos passar o fusca pro teu nome blablablablablabla. Disse.
- Não. - Respondi.
- Como não? blablablablablablabla. Por que não? Insistiu.
- Porque não quero. Falei.

Ai começou a me acusar de ser mal agradecido e tentar me acusar de ser insensível, gente ruim e coisas assim, perdendo o controle e a razão (coisa triste não?). Meu pai viu que não conseguiriam nada ali e foram embora. Meus avós não intervieram e me deram toda razão.

As primeiras coisas que me ocorreram com essa proposta indecente foram:

1. Eles não teria obrigação alguma de pagar o IPVA (e certamente meu pai não iria fazê-lo).
2. Atropelarem alguém com o carro ou cometerem qualquer crime e eu responder por isso.
3. Eu ter a CNH caçada por levarem multas de excesso de velocidade.
3. Eu não ganhar nada com isso e servir de laranja pra alguém lucrar com meu nome.

O que não me ocorreu foi eu aceitar, pegar o carro pra mim e vendê-lo, pois sempre primei por ser totalmente honesto.

Jamais assine nada por ninguém ou deixe fazerem contas em seu nome. Nunca seja avalista ou fiador, nem de sua própria sombra. Amigos amigos, negócios à parte. Ajude os outros mas não coloque o fardo deles em suas costas!

No ano seguinte o carro estava cheio de multas e arrebentado pois meu irmão quem o dirigia de modo descuidado, e o IPVA estava atrasado. Inclusive ele perdeu a carteira por causa deste mesmo carro... Minha carteira de motorista foi paga por mim, com dinheiro poupado com sacrifício (nunca usei depois de tirar pois nunca tive carro).


Quando soube do destino do carro.


Sempre fui muito cuidadoso em assinar qualquer coisa, fazer dívidas e comprar passivos. Meus familiares tiveram mais tempo e melhores oportunidades que eu e infelizmente são fodidos por suas próprias escolhas.

Grande abraço e bons lucros!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Guerra na Selva e Investimentos

A vida toda busquei inspirações em guerreiros, navegadores e figuras históricas que enfrentaram situações ossudas. Desde que vi o Rambo e o Bradock entrando em terreno comunista (inimigos da liberdade) me identifiquei, pois sabia que não podia contar muito com meu pai e com o governo. Primeiro comecei a estudar coisas de sobrevivência no "manual do escoteiro mirim" e exercitar com meus amigos lá na cidade de "fim do mundo" e via minha pobreza (haviam noites que bebíamos sopa de caldo Maggi) como situação de guerra onde era necessário aguentar aquele lixo para sobreviver e chegar nos meus objetivos (comprar um Super Nintendo e deixar de usar calças de moletom furadas).

Como é sabido, o Exército Brasileiro tem um centro de instrução para a qualificar militares a combater na selva bastante famoso mundo afora. Como disse uma vez tenho amigos e parentes militares e sempre tive contato com pessoas das forças armadas e que trabalham com segurança no dia a dia, então por interesse próprio e também por gostar de história, acabei estudando bastante militarismo também.

O que me chamou atenção sobre o CIGS são as "leis da guerra na selva" e como podemos usá-las no mundo dos investimentos. Seguem:


Leis da Guerra na Selva

1. Tenha iniciativa, pois não receberá ordens para todas as situações. Tenha em vista o objetivo final;

2. Procure a surpresa por todos os modos;

3. Mantenha seu corpo, armamento e equipamento em boas condições;

4. Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades;

5. Pense e aja como caçador, não como caça;

6. Combata sempre com inteligência e seja o mais ardiloso;

Eles são todos auto-explicativos, e costumo ler e meditar sobre eles com frequência.

Se quiser conhecer estratégias de sair da pobreza através do Exército, clique aqui neste meu mundialmente famoso artigo. Não sei como mas é disparado meu post mais acessado.

Sou totalmente a favor que o jovem pobre busque servir ao exército mesmo que como soldado. Aqui na blogsfera lemos constantemente choradeiras e mimimi que são inaceitáveis pra quem quer vencer as batalhas da vida.


---------------------------------------


Está tudo ótimo por aqui. Minha esposa já está totalmente legalizada e eu tenho uma audiência para legalizar-me através dela só em Novembro, mas tenho permissão para ficar até lá. No próximo post detalho mais sobre nossas aventuras, e finalmente em qual país estou. Postem seus palpites!