quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Four Brothers (filme do mês)

Não fiz este post mês passado mas retomo neste. Lembrando que eu recomendo que você assista ao filme antes de ler pois contém spoilers! Segue o trailer:




Acho que este filme não fez muito sucesso entre os críticos, e alguns amigos também me deram um feedback meia boca. Acho que isso se deve à "fórmula" dele, bem clássica. É um filme em que o diretor fez do jeito que quis, não tão blockbuster. Geralmente eu assisto várias vezes um filme que gosto e esse não foi exceção.
 
O filme é baseado em um Western antigo bastante famoso com Jhon Wayne e o cantor Dean Martin, chamado "The Sons of Katie Elder" (pra quem gosta de velho oeste como eu, recomendo), onde a morte do pai de quatro cowboys lhes faz retornar ao rancho onde cresceram para resolver uma disputa de terras.
 
Four Brothers começa com o assassinato de Evelyn Mercer, uma senhora que ajudou a tirar centenas de crianças das ruas e de casas problemáticas em Detroit (uma das cidades com mais crimes dos USA). Dentre todos os que ela ajudou, houveram 4 casos tão problemáticos que ela mesmo os adotou. Apesar de ela os ter educado e deixado longe da cadeia e das gangues, cresceram em um ambiente perigoso e tiveram que aprender a se virar.
 
 
Eles voltaram para enterrar a mãe
...e seu assassino.
 
 
O enterro dela os faz retornar para a cidade e o suspense começa quando descobrem que ela não morreu por acidente. Nenhum dos personagens é "santo" e existe um dilema entre eles agirem como bandidos sabendo que isso leva à cadeia, morte e ao fim dos valores que a Evelyn ensinou. Mais tarde descobrem que um deles está ligado, de algum modo, à morte da mãe adotiva.
 
 
 
 
A história mostra como a máfia, polícia corrupta e um sindicato da cidade (sindicatos são máfias legalizadas) enchem o saco e atrapalham a vida das pessoas. Parece Brasil!
 
 
 
 
Os atores interpretam muito bem, as falas são bem escritas e não faltam piadas. Gostei da trilha sonora e dos planos que o diretor escolheu, que não incomodam mesmo tendo cenas em locações internas pequenas. Tem uma cena de perseguição de carros que considero hoje a melhor do cinema, mais legal que a do filme Ronin.
 
De certa maneira o filme é sobre finanças e investimentos. Sobre como você tem que fazer seu papel para sair de um ambiente ruim, apesar de tudo estar contra.
 
 
Se você assistiu este filme, conte nos comentários se gostou ou não. Abraço!
 

19 comentários:

  1. Valeu pela indicação CF!
    Já to baixando, vou assistir hoje mesmo!

    Grande abraçoo!

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter visto ele lá nos 2005/2006. Aluguei o DVD na locadora.
    Como já tem uns 10 anos eu lembro bem pouco do filme. Mas não achei grandes coisas na época não. Talvez se eu rever, minha opinião mude.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que este é um filme que se ama ou odeia. Ainda não conheci ninguém que tivesse gostado dele como eu rs.

      Excluir
  3. CF, curiosidade Detroit tá na mão do partido Democrata faz décadas, assim como Chicago e outras cidades com alta violência e pobreza do States, é incrível como não enxergam isso, a doutrinação é foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os democratas são a escumalha americana. Realmente, 50 anos em Detroit e ainda acusaram o capitalismo pelo lixo que a cidade é. Canalhas.

      Excluir
  4. Olá C.F.
    Boa tarde!
    Adicionei seu blog no meu novo site.
    Se tiver oportunidade me adicione tb.
    http://abacusliquid.com/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá UO,
      Cara não me leve a mal, mas seu site não tem nada a ver com meu blog.

      Não curto o conteúdo dele atualmente... Parece o infomoney.
      Um abraço

      Excluir
    2. Muita gente não curte o infomoney rs.

      Excluir
  5. CF, buenas! Bom filme, assisti já faz algum tempo. Mas o post fez-me recordar do meu tempo de cinéfilo. Vai aí uma lista de 'pérolas' ao menos para mim: O Baile, Cinema Paradiso, A Insustentável Leveza do Ser, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, a trilogia do Kieslowski (A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha), Sociedade dos Poetas Mortos, Ponto de Vista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma conferida nos que ainda não li da sua lista. Millenium é muito bom. Cinema paradiso vi aos 5 anos, preciso assistir denovo.

      Excluir
  6. Ótima postagem, vou adicionar ao meu blogoroll!

    ResponderExcluir
  7. CF, passando só pra falar que estou ouvindo o audiobook da biografia do Arnold (Total Recall) q vc já citou por aqui e em comentários.

    Estou achando sensacional. Depois q terminar de ouvir pretendo ler.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, esse é um dos meus livros de cabeceira. Vou fazer a resenha de outro parecido que estou lendo pra recomendar. Obrigado por comentar.

      Excluir
  8. Caro blogueiro,
    Se você investe em FIIs, poderia nos ajudar quanto a questão dos elevados custos das correspondências?
    Fiz um post a respeito do assunto e a sua colaboração será bem vinda!
    http://abacusliquid.com/cvm-regras-de-fiis/
    Abraço
    Uó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uo, ainda não invisto em FIIs, mas estou com vocês nessa, li sobre os altos custos das correspondências.

      Excluir
  9. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma lida em seu blog, infelizmente estou com pouco tempo até de postar no meu. Um abraço e bons posts.

      Excluir