sábado, 31 de dezembro de 2016

Fim de 2016, o ano mais insano

Olá amigos,
Finalmente 2016 acaba. O ano mais maluco que vivi, tanto na política brasileira, fatos mundiais e vida pessoal.

Trump venceu nos USA e o PT perdeu no Brasil e isso foi bom.

Este ano não foi particularmente bom pra mim financeiramente. Não cheguei a perder dinheiro, mas não ganhei nada. O "projeto imigração" e abrir uma empresa obrigaram a pausar os aportes e protelar, por assim dizer, a IF. Não tenho do que reclamar, no fim o saldo foi positivo, como sempre prefiro enxergar.

Mais uma vez passarei sozinho a noite de Ano Novo, pois desta vez minha esposa estará trabalhando. Ela é sommelier de vinhos em um restaurante. Legal pra caramba.

Esse emprego novo dela me deixou entusiasmado, é o tipo de produto que vale a pena aprender a respeito e se especializar. Ela é uma profissional que fica cada vez mais valiosa e isso é sempre bom.

Claro, não sou a favor da pseudo-sofisticação (leiam o excelente post do Seu Madruga Investimentos sobre isso).

Em contrapartida tenho me sentido estagnado na minha loja. Não que não tenha o que aprender, tem, e muito. Aliás cada dia é uma guerra pois o salário depende de vendas e não de bater ponto. Uma experiência nova bastante dura...

Mas fico feliz por minha mulher trabalhar com algo interessante. Isso é importante na vida amigos, especialmente os mais jovens: busque trabalhar com algo que dê dinheiro em primeiro lugar, e em segundo que te torne alguém valorizado e interessante.

A loja está crescendo devagar. As pessoas estão começando a conhecer e comprar mais. E pouco a pouco vamos deixando de depender da renda passiva e economias deste nosso projeto. Fiquem ligados pois em breve vou descrever o que é necessário para se abrir uma empresa, de modo "polêmico" como meu post sobre como gerenciar pessoas.

Um bom Ano Novo a todos, com muita liberdade, saúde, aumento de patrimônio e alegria. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Sua obrigação fiduciária consigo mesmo

Estou lendo um livro (faz algum tempo que comentei, ainda não terminei...) fantástico chamado Me.Inc (Você S.A) de um dos meus ídolos da adolescência, Gene Simmons da banda Kiss.



Desnecessário descrever quem o cara é. Se não conhece use a internet.

Trata-se de uma autobiografia repleta de conselhos úteis e anedoctas de um cara saído da pobreza extrema, direto pro topo. Bem parecido com o livro do Arnold Schwarzenegger que já falei aqui.

O diferencial desse é ter uma parte "me.inc" onde o autor descreve como construiu sua riqueza e sua marca (você mesmo é sua marca mais importante, ele diz) e uma segunda parte "you.inc" com conselhos diretos para se alcançar o sucesso. 

Não espere enrolação, os conselhos são todos diretos, funcionam e foram testados. Ademais, nada ali segue o politicamente correto. Aliás, Gene não perde a chance de meter o pau no lixo politicamente correto seja onde for, entrevistas dele são sempre interessantes.

Como não terminei não vou fazer uma resenha mais completa, mas volto a falar dele por aqui.

A parte que quero falar é sobre um conceito que ele repete muito no livro, a "obrigação fiduciária consigo mesmo". Quer dizer que você tem total responsabilidade por aprender coisas úteis.



Ninguém mais além de você deve aprender sobre finanças, orçamentos, pricing, marketing, administração, línguas, "people skills", e o resto que a escola não ensina.

Alguém que lhe paga pouco por você não saber que seu produto vale mais não está sendo desleal com você. Você está, diz o autor. Você tem a obrigação de pesquisar tudo sobre seu produto, e sobre o que mais importa na vida, e ninguém mais. Trata-se de assumir total responsabilidade. Não tem que esperar que o governo te ajude, a obrigação é sua.

Não é auto-ajuda, nem um livro técnico. São observações que focam em ensinar o leitor a lucrar mais dinheiro durante a vida, sem blablabla.

Daqui a 18 dias acaba o ano e é uma boa hora pra fazer uma reflexão do que aprendemos e ainda precisamos aprender pra nos dar bem e ganhar dinheiro. Este ano eu mudei de pais e abri uma empresa.

A dificuldade deste projeto é talvez a maior que minha esposa e eu enfrentamos pois temos muita coisa nova pra aprender todos os dias. Fico esgotado, da medo, mas a responsabilidade total é só minha.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Qual é o melhor curso universitário?

Amigos, vou dizer qual considero o melhor curso e o motivo. Quem quiser discordar, fique à vontade mas seja respeitoso com as profissões dos outros. O que escrevi reflete apenas minha opinião baseada na observação.

Vocês ja sabem que considero totalmente inutil cursar faculdade a não ser que seja para medicina ou engenharia civil.

Medicina porque o salário é imbativel. Um médico que consiga pagar universidade privada paga o investimento todo em dois anos após formado com relativa folga.

Engenharia é unanimidade aqui na blogsfera que é uma excelente carreira, mas não delimitam qual. Para mim, só a civil serve. Querem saber o motivo?

Eng. Química, mecânica, elétrica, de produção, alimentos, automação e seja quais mais existam por ai podem até valer a pena em relação ao resto das carreiras, mas te limitam a trabalhar como empregado em uma fábrica na periferia industrial de uma grande cidade. Se você sonha em trabalhar em uma fábrica por 14 horas, ficar 2 horas no trânsito e ser empregado como "analista de qualidade" porque o piso que o sindicato inventou é 7 mil reais, tudo bem. Se não, somente engenharia civil vai te abrir um leque grande de opções para levar uma vida legal.

Além disso essas carreiras são muito dependentes da situação econômica e tecnológica do país. Se der qualquer problema é o primeiro a ser demitido e o último a arrumar emprego, porque tem pouco e as fábricas só empregam quando são obrigadas por regulação do setor.

Aliás, formado nessas coisas as pessoas geralmente  dizem "sou engenheiro". O único que parece sentir orgulho é o engenheiro CIVIL.

Essas engenharias limitam 90% dos formados a ser empregado. Engenharia civil te da 90% de chance de ser dono da sua vida, seja abrindo uma empresa, seja construindo casinhas populares e assinando papelada pra alguém.

Alguns falam que engenharia está decaindo. Pode até ser verdade, mas a matemática é um filtro pra 90% da população e sempre será, blindando o mercado. Em relação aos picaretas, isso existe em todo lado.

Eu ia por TI como um bom ramo pois é uma profissão bem diferenciada onde não é qualquer um que exerce, mas já conheci muito profissional da área pobre que vive no meio de computadores desmontados na sala, formatando windows pra velhos por 50 reais e dando pequenos golpes de "sua placa queimou, consigo outra por 300 reais".

Outras profissões não vou comentar pois  pra mim a maioria é enganação. Quase tudo se aprende melhor por livros e na internet. Não tem emprego, salário é o mesmo sendo ou não formado, e as pessoas acabam desesperadas pra passar em um concurso ou virar professor e alimentar a máquina.

O curso que fiz é um dos mais inúteis que existe e um dia falo dele. Talvez não seja mais inutil que esses cursos que a única opção é virar professor de escola e jornalismo, que acho tão ruim que não sei como existe gente que cursa isso.


domingo, 11 de dezembro de 2016

No que vou investir pra aposentadoria?

Tinha escrito isso um tempo atrás e resolvi postar agora com essa coisa da reforma da previdência.

Saber investir é o maior segredo 


Pegando como base este post onde falo da importância de ter objetivos financeiros bem determinados, tenho pensado em como adequar uma estratégia visando minha própria aposentadoria.

Como sabem, não poderei depender da pirâmide financeira INSS e provavelmente de nenhum governo.

De qualquer maneira, o Brasil ficará velho antes de ficar rico. E a vida financeira de todos está em perigo.



Parar de trabalhar deveria ser um objetivo racional, pois a maioria das pessoas tem a sorte de alcançar a velhice quando nem o corpo nem a mente aguentam mais. O corpo até está vivo, mas se arrasta. Se for pobre, então, ainda pior.

Também porque trabalhar é chato. Só se trabalha pelo dinheiro. Claro que eu acredito que o trabalho dignifica o homem (e a mulher), e que o que vem de graça não possui valor, mas o dinheiro vem antes e o resto é valor residual.

Infelizmente nem todos pensam em formar poupança - e mesmo muitos que pensam não conseguem - e acabam com a corda no pescoço, trabalhando até o fim.

Uma das sacanagens que o governo faz é espalhar dados falsos sobre a expectativa de vida da população pra justificar reformas. Até parece que dá pra esperar  viver até os 80 anos com qualidade de vida em um país onde se morre assassinado indo comprar pão na esquina ou de diarreia no hospital. Não duvido que antes da próxima reforma a expectativa de vida oficial seja de 150 anos...

Outra coisa: mulheres deviam trabalhar o mesmo número de anos que os homens, pra começar. Aliás, elas não duram mais?

Bem, são tantos os absurdos nas regras atuais que a discussão daria um livro, mas isso não importa pra ninguém pois não podemos fazer nada a respeito.

Quem achou injusta a reforma... Get over it. Ninguém mandou acreditar na "Telexfree" do governo.

Eu detesto trabalhar, e refletindo bastante sobre o nível de conforto que o capitalismo trouxe, até podia me encostar na família e ficar assistindo chaves e sessão da tarde enquanto "estudo pra concurso" ou algo do tipo pro resto da vida, mas ser dependente assim seria baixo demais.

Projetei minha aposentadoria para os 50 anos. Nesta idade é provável que estarei todo detonado pelo trabalho nas intempéries e abusos do estado. Só vou querer ficar na praia, lendo livros e dando pitacos na vida dos outros, mesmo levando uma vida austera.

Como queria ser na idade avançada.


Poderia dizer que o ouro é o melhor investimento para este objetivo, mas mesmo ele é controlado pela máfia estatal com trilhões de toneladas em seus cofres e controle sobre garimpos, para garantir que manipulem seus preços. O grande problema de se investir em ouro é que é extremamente caro tê-lo em forma física, então não vale a pena pra mim por hora. Assim mesmo, fico atento para comprar joias de pessoas desesperadas.

Meu objetivo é ter, principalmente, casas de aluguel. Um pequeno prédio  (ou grande) ou condomínio de casas que me gerem renda mensal ou semanal. Imóveis são ativos reais e quase todo o resto é pó mágico, não custa repetir.

Nada aqui é recomendação de investimento.

Também não sei se minha geração vai se aposentar de verdade pois os robôs vão substituir gente como eu nos próximos 10 anos, e a criação de valor vai mudar tanto que o sistema financeiro inteiro vai virar de cabeça pra baixo, portanto os produtos financeiros que investimos atualmente podem perder totalmente seu valor.

Pensando além, até investir em imóveis pode ser um tiro no pé. Já tem empresas "imprimindo" casas em menos uma semana. O sistema capitalista de livre concorrência faz o valor de tudo baixar, porque com casas seria diferente?

Não da pra esquentar a cabeça com o que pode ou não acontecer. As pessoas pensam e levam a vida de acordo com regras artificiais criadas por burocratas esquerdistas semi-analfabetos hoje, mas que podem mudar a qualquer instante.

De que adianta calcular a aposentadoria para a idade x, se "do nada" o governo aposenta milhares de funças? E se ocorrer imigração em massa e o sistema público inteiro desmoronar? Se tiver guerra? Se um comunista chegar ao poder e socializar seu suado patrimônio? (Dilma Rousseff quase conseguiu). Essas coisas acontecem o tempo inteiro.

Durante a história, as armas, os metais preciosos, as terras e as empresas sempre tenderam a manter valor por mais tempo. É nisso que vou tentar diversificar.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Quando o objetivo é atrapalhar

Aqui em casa temos dois gatos de estimação. Um é um azul russo e outro um chartreaux.

Eu tive alguns animais de estimação e os que mais gosto são sem dúvida os felinos. Não importa a raça, eles tem suas qualidades em comum, e as mais notáveis são a independência, silêncio e higiene.

Até pouco tempo só tinha tido gatos vira-lata, e apesar de suas personalidades matinham mais ou menos o mesmo modo de agir.

Foi a cerca de três anos que "adotamos" o azul russo num pet shop da cidade. Ele servia como "bolsa de sangue" para outros gatos que precisavam de sangue (eu nem sabia que isso existia). Ficou 2 anos preso em uma gaiola. O pobre bicho é assustado e quieto.

O chartreaux ganhamos alguns meses mais tarde ainda filhote. Ele é bem mais ativo e ágil. Minha esposa gosta de pesquisar sobre os bichos e acabamos descobrindo que os dois carregam essas características porque as raças são assim. Um é quieto, o outro quebra tudo. Parece um cachorro.

Uma dica antes de pegar um bicho pra cuidar: pesquise sobre as características da raça e veja se vão se encaixar no seu modo de vida.

Estes dias eu estava observando em como um incomoda o outro, que só quer ter paz. Ele não se contenta em chamar a atenção ou brincar, ele é mau. Ele se sente bem atrapalhando o descanso do outro. Pula em cima, enche o saco e vai embora. Coisas do tipo são comuns, como não deixar o outro comer mesmo que não esteja com fome.

Lembro que esse tipo de coisa acontecia bastante na escola, aqueles presídios infantis que só servem pra prender as crianças e ensinar esquerdices inúteis.


Tinham os alunos que queriam cuidar da sua vida e se relacionar com quem tivessem mais afinidade, e outros que pareciam propensos à criar confusão. O objetivo não era se divertir, mas atrapalhar. Não tem porque citar exemplos, todo mundo sabe do que estou falando.

Sei lá por que motivo isso ocorre segundo a psicologia ou qualquer outra "gia", o fato é que ocorre. O ser humano tem um pouco de "chartreaux" nos genes e na cultura. Alguns tem mais genes assim. Outros estão imersos em uma cultura que admite mais este tipo de coisa.

No mundo corporativo isso é bem explícito. Existem pessoas que estão ali pra te atrapalhar em qualquer oportunidade, e fazem isso porque são chatos ou porque a cultura da empresa permite.

Essas pessoas desafiam a lógica de agir quando em benefício próprio. Elas simplesmente... Fazem suas merdas sem ganhar nada com isso.

Na escola, um soco na cara resolvia no médio prazo. No mundo adulto tem que usar outras políticas.

Na política essa dualidade também aparece comparando a esquerda, que só quer atrapalhar a vida dos outros, com a direita que defende o indivíduo e as liberdades. Talvez isso exista em todas as relações de todos os seres.

Por isso amigos, não adianta ficar brabo e reclamar da mesquinhez humana. Tem gente que vive unicamente pra atrapalhar. Vamos fazer uma auto-análise diária neste sentido. Aproveitar o espírito de renovação que o fim de ano trás e melhorar.

Falando em psicologia, gostaria de recomendar novamente o livro " POKER A Essência do Texas Hold'em" do Carlos Mavka.

Um abraço!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Pegadinhas em imóveis de leilão que custam muito dinheiro

Um assunto que interessa a quase todo investidor são os imóveis. Ativo sólido e real, podem ser rentáveis e seguros. Mas junto com eles vem as dúvidas e o medo de perder dinheiro.
 
Não dá pra negar o frio na barriga quando se investe pela primeira vez em qualquer tipo de ativo, mas como geralmente imóveis imobilizam muito dinheiro, pode-se também perder muito caso alguma coisa dê errado.
 
Um dia faço um post sobre as burocracias além do que já escrevi, mas hoje quero falar da parte física e sólida. Também não sei se tenho muito assunto pra questões de papelada. Cada caso é diferente, mas geralmente é coisa fácil de se resolver, pelo menos no que sei dos imóveis leiloados pela Caixa. Além disso, eu consultaria um profissional do ramo pra resolver qualquer questão. Lembre que aqui eu não recomendo nada pra ninguém, cada um é responsável por si.
 
Bom, imóveis são, dentre outras coisas, tijolo, madeira, aço e concreto. Essas coisas estragam com o tempo e tem que estar perpetuamente reformando, é necessário ter e saber usar ferramentas e material de construção, elétrico e hidráulico. Não se pode ter a mentalidade (que a maioria tem) de que pode esquecer depois que comprou que vai durar pra sempre... Não vai.
 
Na melhor das hipóteses tem que revisar uma vez por ano. Claro que depende da qualidade do material, mas isso se você quiser manter seu imóvel ou até aumentar seu valor. Não existe muita coisa mais chata que reformar um imóvel, mas é necessário e quase sempre vale a pena. Deve-se ver as pequenas reformas como investimento, não como custo.
 
Nos imóveis existe um fator emocional muito grande na hora da compra. Claro que a qualidade do material e metragem contam e muito, mas o fator emocional é o principal. Como já disse aqui e acredito, qualquer parede que erguer ou demão de tinta extra passa a valer bem mais do que foi gasto.
 
Se houver 10 casas iguais na mesma rua, a mais bonitinha quase sempre vende mais rápido. E deixar bonitinha geralmente não vai muito além de massa corrida, grama cortada e tinta.
 
Perigos comuns
 
 
 
 
Nos imóveis de leilão existe um tempo entre você comprar e ter efetivamente a posse do imóvel que pode variar entre dias ou meses, uma vez que o imóvel pode ou não estar ocupado (no caso dele estar ocupado, paciência e negociação, ou apelar pro rigor da lei). E nessa janela de tempo mora um grande perigo, pois te vendem ele SUPOSTAMENTE de um jeito, e depois de comprado nas condições acordadas já era... Você assina como se tivesse revisado o imóvel e isso nem sempre acontece.
O que pode ocorrer de ruim? Alguém pode entrar lá e detonar o imóvel, ou mesmo quem ainda se encontra ocupando e sente raiva por ter perdido o imóvel. Este provavelmente é o maior medo de 9 entre 10 investidores.
 
É comum acontecer? Até onde eu sei, não, não é comum. De todas as pessoas que consultei, todas disseram que o perigo existe, mas apenas duas disseram que viram ocorrer. Uma delas foi um amigo que comprou uma casa a 10 anos atrás. No caso dele, o morador simplesmente deixou de cuidar e começou a viver na imundície, jogando lixo no chão. Quando após alguns meses meu amigo tomou a casa acompanhado de um oficial de justiça, a casa parecia um chiqueiro e teve de ser limpa e pintada, mas não haviam danos estruturais.
 
O outro foi o profissional que me auxiliou na compra do imóvel. Ele disse que trabalha a 15 anos com isso e só viu um caso mais sério, onde o antigo morador fez buracos em todas as paredes da casa com um martelo. Não chegou a danificar a estrutura, mas deu algum gasto e trabalho remendar tudo. Ele me disse que o mais comum é as pessoas pararem de cuidar e até limpar, apenas esperando o dia em que serão despejadas. Existem casos leves de vandalismo mas quase nada sério. Do tipo que o comprador acaba gastando mil, dois mil ou cinco mil pra reformar e deixar a casa legal novamente (estou falando de casas populares).
 
O que um vândalo ou algum invasor podem fazer que pode custar mais caro?
 
Quebrar o piso, arrombar portas, rebentar os canos, arrancar a fiação elétrica, marretadas nas paredes, quebrar trincos e dobradiças, riscar nas paredes e tudo mais que a imaginação permitir. Certo dia vi na televisão que existe uma gangue em Las Vegas que procura casas abandonadas (executadas judicialmente) para danificar tudo o que puderem. Um caso que me chocou foi que deram descarga no vaso sanitário de alguns sacos de cimento, comprometendo toda a canalização da casa. Custou um dinheirão.
 
Na cidade onde eu morava e comprei o imóvel também existe uma gangue que caça imóveis vazios. Geralmente atacam casas nas vilas mais pobres e conjuntos habitacionais e ficam vivendo lá até serem expulsos. As pessoas comuns tem medo de comprar imóveis em locais afastados e que não conhecem e essa gangue de vadios acaba se beneficiando.
 
Isso tudo acima e o desconhecimento em resolver os problemas que surgem acabam causando medo no investidor comum, por isso só vi dois tipos de pessoas nos leilões que participei (fui em dois ou três para ver como funcionava e dar lances baixos): Gente pobre que perdeu o imóvel e tenta recompra-lo através de um laranja no leilão, e os famosos "tubarões" que arrematavam os melhores itens.
 
Na minha opinião este não é um ramo difícil de se ganhar dinheiro, basta como em qualquer outro campo, estudar bastante, se relacionar com quem já fez e gastar tempo considerável procurando boas oportunidades. Tem que falar com sindico, ver quem está dentro do imóvel, porque perdeu, etc. Imóvel bom não é aquele que os números dizem ser bom. Vai muito além de metragem, região, qualidade da construção e preço. Muitas vezes um imóvel onde se vai lucrar menos, porém que seja mais líquido, vale mais a pena.
 
Por enquanto é isso, grande abraço.
 
 

domingo, 27 de novembro de 2016

Missão cumprida. Imóvel vendido!



Bem amigos, em setembro de 2015 eu havia prometido construir ou reformar uma casa popular e vender no período de 12 meses. Mês passado vendi (assinamos o contrato), este mês a caixa aprovou o financiamento e em dezembro recebo se tudo der certo.

Ao todo (imóvel + taxas + reparos) gastei cerca de 70k. Como disse, preferi começar acanhado neste ramo de leilões e venda direta. Para quem quiser saber mais sobre o assunto busquem meus posts mais antigos.

Mais do que o dinheiro fica o orgulho de ter tido coragem de estudar o ramo, falar com diversas pessoas do ramo, e ter as bolas pra entrar nesse suposto campo minado. Oportunidades não caem do céu, tem que atravessar a cidade a pé, falar com gente chata, gastar dinheiro, negociar e meter a mão você mesmo quando preciso.

Consegui. O kitnet que adquiri foi vendido. O lucro foi um pouco mais de 16% em 12 meses, o que eu considero baixo nesta modalidade, mas acabei baixando o preço pra vender logo (lembrem que estou longe do Brasil).

Para fazer dinheiro você precisa correr atrás. A natureza do homem é ser pobre e viver de esmolas ou comendo carniça e vagando como um nômade enquanto se abriga em cavernas e passa frio. A única coisa que muda esta situação e verdadeiramente cria riqueza é a ética capitalista de trabalho.

Quis provar para mim mesmo mais uma vez que, após poupar quantia suficiente, com certo esforço você consegue multiplicar seu capital e meu foco foi o trade de imóveis (house flipping).

Deu certo e estou 12 mil reais mais rico (desconsiderando a inflação).
Na renda fixa rendendo 1% ao mês eu teria uns 7 ou 8000 de renda bruto, e na poupança eu teria... Sei lá, quem usa isso?

E agora é hora de partir para a próxima, construir em dois terrenos que possuo em uma cidade do interior. Mesma estratégia para cada uma delas: um ano do início da obra até a venda do imóvel.

Infelizmente não posso pensar nisso agora. Minha esposa e eu estamos 100% focados em nossa jovem empresa e não posso dar muitos detalhes em razão da privacidade.

A única coisa que digo é, nunca mais serei empregado na vida. Prefiro comprar um kit de pitura, umas chaves de fenda e um serrote, mandar fazer uns cartões de visita e ser dono da minha vida.

Até a próxima, até o milhão e além. 

sábado, 26 de novembro de 2016

Adeus Fidel

Morreu Fidel Castro, o ditador cubano comunista imbecil. Apesar da grande figura histórica, vou ser sucinto.

Infelizmente não creio em inferno, mas gostaria que esse tirano comunista safado fosse direto para lá por toda a eternidade, junto com Che quervara, Hitler, Stalin, Mao, Pol Pot, e todos os outros grandes progressistas da história humana (são muitos para se listar).

Fico chateado por ele não ter sofrido em vida e pago de algum modo por suas canalhices, mas a vida é assim. Foram sei lá quantas décadas no poder, e sua família ainda permanece no controle de 11 milhões de escravos em sua ilha particular. Só quem chora é a midia esquerdista.


Um a menos. Ainda sonho em ver a America Latina e o mundo livre do esquerdismo e suas variantes asquerosas. Enquanto pouco ou nada muda, seguimos sendo uma das lixeiras do mundo... Só capitalismo salva.

Vou até comemorar bebendo um gole de Rum.

Volto a postar em breve amigos.


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Four Brothers (filme do mês)

Não fiz este post mês passado mas retomo neste. Lembrando que eu recomendo que você assista ao filme antes de ler pois contém spoilers! Segue o trailer:




Acho que este filme não fez muito sucesso entre os críticos, e alguns amigos também me deram um feedback meia boca. Acho que isso se deve à "fórmula" dele, bem clássica. É um filme em que o diretor fez do jeito que quis, não tão blockbuster. Geralmente eu assisto várias vezes um filme que gosto e esse não foi exceção.
 
O filme é baseado em um Western antigo bastante famoso com Jhon Wayne e o cantor Dean Martin, chamado "The Sons of Katie Elder" (pra quem gosta de velho oeste como eu, recomendo), onde a morte do pai de quatro cowboys lhes faz retornar ao rancho onde cresceram para resolver uma disputa de terras.
 
Four Brothers começa com o assassinato de Evelyn Mercer, uma senhora que ajudou a tirar centenas de crianças das ruas e de casas problemáticas em Detroit (uma das cidades com mais crimes dos USA). Dentre todos os que ela ajudou, houveram 4 casos tão problemáticos que ela mesmo os adotou. Apesar de ela os ter educado e deixado longe da cadeia e das gangues, cresceram em um ambiente perigoso e tiveram que aprender a se virar.
 
 
Eles voltaram para enterrar a mãe
...e seu assassino.
 
 
O enterro dela os faz retornar para a cidade e o suspense começa quando descobrem que ela não morreu por acidente. Nenhum dos personagens é "santo" e existe um dilema entre eles agirem como bandidos sabendo que isso leva à cadeia, morte e ao fim dos valores que a Evelyn ensinou. Mais tarde descobrem que um deles está ligado, de algum modo, à morte da mãe adotiva.
 
 
 
 
A história mostra como a máfia, polícia corrupta e um sindicato da cidade (sindicatos são máfias legalizadas) enchem o saco e atrapalham a vida das pessoas. Parece Brasil!
 
 
 
 
Os atores interpretam muito bem, as falas são bem escritas e não faltam piadas. Gostei da trilha sonora e dos planos que o diretor escolheu, que não incomodam mesmo tendo cenas em locações internas pequenas. Tem uma cena de perseguição de carros que considero hoje a melhor do cinema, mais legal que a do filme Ronin.
 
De certa maneira o filme é sobre finanças e investimentos. Sobre como você tem que fazer seu papel para sair de um ambiente ruim, apesar de tudo estar contra.
 
 
Se você assistiu este filme, conte nos comentários se gostou ou não. Abraço!
 

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Remova estas pessoas de sua vida

A motivo número 1 para se obter sucesso na vida para a maioria das pessoas é a qualidade do círculo social. Existem vários tipos de pessoas, que se supõe, ajudam-nos a nos desenvolver, e outros que só prejudicam.
 
Você já deve estar fazendo um exercício e lembrando de exemplos de cada tipo com alguma influência em sua vida, e isso é bom. É que nem investimentos em geral, você quer deixar seu dinheiro rendendo em investimentos de valor pelo maior tempo possível, e na vida você quer ficar junto à pessoas de valor também pelo maior tempo que puder para absorver o que elas tem de bom.
 
Dentre as que ajudam, nenhuma é mais útil do que a que já obteve sucesso naquilo que você quer se tornar. Se quer se tornar um bom ator, andar com atores de sucesso seria sem dúvidas o caminho mais rápido para se obter sucesso nesta área também.
 
Se quer aprender algo sobre contabilidade, bem melhor que abrir um livro técnico é passar um tempo junto à um contador que conheça o assunto (notei isso agora que estou abrindo minha empresa).
 
As vezes a gente se pergunta porque é tão difícil ter contato com pessoas de sucesso. É difícil porque o que tem valor é geralmente reduzido a um pequeno círculo (ou perde valor). Então nossa luta diária é tentar de um modo ou outro contornar as dificuldades e dar um jeito de estar com quem vale a pena, e excluir os imbecis.
 
Esqueça aquela besteira de "conhecimento é para compartilhar". Conhecimento que todo mundo tem acesso não tem qualidade e geralmente é inútil. Vide o que se aprende na escola, que não tem utilidade alguma na vida.
 
Mas tem um tipo de pessoa que você deve excluir de sua vida não importa o preço a ser pago. Não são os atrapalhados, nem pessoas burras, nem pessoas endividadas... Não, para todas essas e mais alguns exemplos de pessoas com algum problema existe jeito.
 
A pessoa que você definitivamente não deve perder seu tempo são as indecisas. Não estou dizendo para odia-las ou trata-las mal, apenas deixe que alguém mais perca seu tempo com estas. Pessoas indecisas, que estão sempre "em cima do muro", nunca escolhem uma posição ou um caminho para si, estão sempre se arrastando de um lado pro outro em busca de segurança e acabam em lugar algum.
 
No livro "Alice no País das Maravilhas" tem uma parte famosa com um exemplo disso. Alice pergunta para um gato que caminho escolher. Ele pergunta onde ela deseja ir, e ela responde: "qualquer lugar" e ele devolve: "então escolha qualquer caminho". Parece uma piada, mas não tem nada de engraçado, é uma lição.
 
Caramba, quanta gente me disse "eu não teria coragem" sobre meu plano de sair do Brasil. Não me refiro a quem gosta ou tem uma vida legal no Brasil, me refiro aos que queriam sair mas não tem coragem. Os que me disseram isso, 100% vai vivendo e não tem objetivo algum além de sobreviver.
 
Já perdi amizades por ser muito agressivo em cobrar uma posição de amigos. Tem um amigo meu que quer vender uma casa a anos, ANOS, e não vai lá cortar a grama, pintar e anunciar porque a ex-sogra mora ao lado e ele não quer ver ela. Porque não paga alguém pra fazer isso? Sei lá, dá um jeito.
 
Todo mundo tem momentos de indecisão, ou que simplesmente não vale a pena se posicionar. Não vale a pena assumir uma posição política quando isso for te prejudicar por ai, por exemplo. Se não vai ganhar nada com isso... Dane-se. Não se comprometa.
 
Mas se todas as vezes a pessoa dá desculpas e sua vida nunca sai do lugar, e você identificar que é um indeciso coadjuvante eterno, diga adeus. Diferente das outras que não vão te ajudar, essas lhe prejudicam, pois é perda de tempo ter elas junto.
 
Dos atrapalhados, burros e endividados que conheci pela vida, alguns estão bem, outros mal, mas os indecisos nunca mudaram em nada, continuaram flutuando em seu barquinho sem direção e quem estava por perto sempre acabou colocando o fardo deles nas próprias costas.

Amanhã sai a recomendação de filme do mês.

CF

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Como juntar dinheiro e viver bem ao mesmo tempo

É muito chato ser pobre. É terrível e todo mundo pode vir com exemplos do porquê, por isso não vou me aprofundar.
 
Uma das coisas que a gente faz quando tem ali vinte e poucos, trinta anos é olhar ao redor e não ver saída, e com alguma reflexão chegar à conclusão de que não existe perspectiva de melhora. Se meus pais trabalharam tão duro e são pobres, como vai ser diferente para mim se está cada vez mais difícil? Realmente não vai. Cometendo os mesmos erros e mantendo a mesma atitude vai chegar ao mesmo lugar. Fazer diferente nunca é certeza de dar certo, mas fazer igual inevitavelmente vai levar ao mesmo lugar.
 
Essa perspectiva negativa ou na melhor das hipóteses, de uma vida chata e cheia de privações é aterradora. Saber que não vai casar com a maior gata e dirigir um carrão, mas pelo contrário, ficar imerso em um ambiente estúpido e entupido de financiamentos, leva muitos a torrar até o último centavo em prazeres momentâneos, cervejada, putaria e aquela coisa toda que destrói o patrimônio. Quais são as opções? Viver como um zumbi aportando cada centavo, ou torrar tudo e ver no que dá já que não tem esperanças de dias melhores parecem ser o mais discutido.
 
A vida não é uma linha reta e haverão momentos onde fazer um grande esforço e abrir mão de qualquer diversão pode ser necessário, e outros onde simplesmente vale a pena gastar e se divertir, afinal a vida é uma só. Administrar estes momentos cabe a cada um, avaliando em cada momento está de sua vida e quais são suas necessidades, levando em conta o trade-off (cada escolha uma renúncia).
 
Após bons anos de reflexão, vi que existe uma escolha ótima de se usar dinheiro. Aplicar de algum modo ROI em cada centavo que for gasto. Todo dinheiro que se usar, tem que causar máximo retorno, e isso não quer dizer que você deve deixar de tomar um sorvete pra por dinheiro no banco. Quer dizer que (pelo menos pra quem quer um dia ser rico) investir dinheiro serve pra você ter mais dinheiro no futuro, para poder gastar mais e melhor, e não para simplesmente acumular um monte de papel.

Assim só existe uma coisa a se levar em conta quando a questão for diversão. Todo gasto que você tiver ligado à ela tem que lhe dar algo perene em troca, seja conhecimento, melhorar em algum aspecto ou mesmo gerar dinheiro. Sendo assim exclua atividades inúteis de sua vida e o retorno vai ser mais rápido.

Quem se diverte fazendo algum esporte ganha saúde em troca, as vezes amigos. Quem se diverte lendo e estudando ganha conhecimento. Quem se diverte cozinhando ou construindo algo muitas vezes recebe até dinheiro por seu "hobbie" além de desenvolver uma nova habilidade e se tornar uma pessoa mais valiosa.

Você não deve parar de assistir seriados e jogar videogame (eu gosto de dormir), a gente precisa descansar a cabeça, mas se as atividades que mais lhe consumirem dinheiro e tempo livre na semana forem as mais inúteis, mude. Aliás, diminua os "passatempos". Não existe nada pior para o patrimônio que um "passatempo" porque tempo é dinheiro e você está colocando o seu fora.

Se pergunte várias vezes ao dia "estou fazendo algo útil?" Se a resposta for "não" muitas vezes, pode até anotar se quiser, o resultado em pouco tempo vai ser você mesmo ser um inútil. A gente se sente útil quando saber fazer algo entre quem não sabe, e dependente quando não sabe.

Todos os dias antes de dormir a gente tem que se perguntar o que aprendeu de novo e o que pretende aprender ou em que ficar melhor no dia de amanhã. Isso invariavelmente vai lhe fazer gastar menos, poupar mais e ser feliz.

Em um primeiro momento, desenvolver-se te dá poder de poupar dinheiro, pois não depende tanto dos outros para executar suas atividades. Se você domina um assunto, faz sozinho e não precisa mais de um tutor.

Quando você se desenvolver em algo a ponto de seu hobbie gerar dinheiro, você será uma máquina de acumular patrimônio, pois vai aumentar o número de horas em que gera dinheiro sem abrir mão de uma vida feliz.

Próximo post sobre as pessoas que devemos excluir da vida.
 

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Impaciência nos investimentos

Este tópico interessa principalmente quem tem pouco dinheiro e iniciou a pouco tempo seus investimentos, por isto coincidir quase sempre com pouco conhecimento sobre o tema.
 
Ficar rico leva bastante tempo, isso se acontecer, pois, provavelmente nem vai pra maioria. Esse fato leva à frustração, pois vivemos em uma sociedade onde todo mundo "merece" tudo do bom e do melhor só pelo fato de existir, e também por que a Mídia constrói um padrão de vida como ideal e as pessoas geralmente não conseguem aceitar modos de vida diferentes e mais frugais.
 
Sim, a vida é injusta. É um saco fazer de tudo e no fim descobrir que fomos enganados pelo sistema e vamos ser apenas mais um imbecil que depende de um salário-esmola pra não morrer de fome, mas isso não importa, estas são as regras e a gente joga com as cartas que tem na mão.
 
Essa impaciência nos leva a cometer erros diversos, como forçar seu patrimônio a rentabilidades irreais e fazer coisas que fazem perder tempo.
 
O impaciente fica com o olho no grande prêmio e esse é o maior engano, pois isso no mínimo leva a uma qualidade de vida ruim. Quantos na blogosfera não tiveram que relaxar um pouco pra ver que a vida não começa depois do "milhão"?
 
Pensar assim é passar em branco todos os outros aspectos da vida. Ao invés disso, pra quem gosta de dinheiro (e isso não tem nada de errado) o ideal não é pensar em quanto você vai ganhar cada vez, mas em porcentagens. Para mim funciona!
 
Nós reagimos à estímulos, pensamos no retorno que cada uma de nossas ações vai proporcionar, mas seja pelo motivo que for, a maioria tem uma visão nublada. Enquanto se pensar "não vou investir mil reais pois depois de 10 anos ele vai ter rendido uma merreca" você será POBRE. Já falei, na minha família investimento sempre foi poupança e imóveis, assim como é pra maioria, pois ver seu patrimônio subindo só 10 ou 20 reais em um mês soa ridículo para as pessoas (mesmo que não consigam isso investindo em nada), ai correm pro prazer instantâneo.
 
"Ah vai render só x reais, isso não dá pra nada".
 
Se ao invés disso pensar em quantos % perdeu ou ganhou, vai se manter estimulado a prosseguir. É um passo de cada vez.
 
"Meu patrimônio aumentou x% este mês".
 
Acertar com dinheiro é tão importante, e não mais importante que acertar nas outras coisas da vida.
 
"Acertei vendendo a bicicleta que não usava mais".
"Acertei comprando essas lâmpadas que poupam energia"
"Acertei comprando essas roupas de boa qualidade".
"Acertei lendo este livro, aprendi algo útil"
 
 Rendimento representa pouco em juntar dinheiro. É muito importante, mas é mais importante o aporte, principalmente no começo. Tanto pra uma pessoa de sucesso financeiro quanto para uma empresa, o importante não é quanto dinheiro faz, mas quanto consegue guardar.
 
A grande habilidade de quem ficou rico saindo do zero foi agarrar-se a algo que tinha valor, que funcionava, pelo maior tempo possível. Se um cara ficou rico com vendas, foi porque passou a vida vendendo bem coisas que davam dinheiro, não porque vendeu uma vez algo caro.
 
Se alguém passou a vida em uma profissão ganhando mal, é pobre porque se agarrou a algo que não tinha valor. Por isso a chave é concentrar energia no que funciona pra você. Tem que achar algo que dê dinheiro. Se for ficando melhor no que já faz, ótimo. Se for mudando pra outro ramo, tudo bem, lembrando que vai despender energia e tempo.
 
Mudar de ramo não é ruim, mas quanto antes se encontrar o que dá dinheiro melhor. Isso é meio duro, mas é a regra e não tem o que fazer. Por que? Porque quanto mais você mudar de cidade, de amigos e de atividade (eu fiz essas coisas) mais vai gastar energia que podia estar gastando com algo que dá certo, portanto cuidado.
 
Agarre-se a algo que dá certo, que funciona, e fique naquilo o maior tempo possível. Vai precisar Juntar dinheiro pra encontrar algo pra investir seu tempo e trabalhar em cima, mesmo que seja 5, 10, 100 reais por mês, não importa, vai precisar, ou passam as oportunidades e você não terá um centavo pra pular no trem.
 
Os que mais vejo duvidarem de um dia serem ricos são os que ganham mal e eles estão certos se continuarem fazendo o que sempre fizeram. Bom já sabemos o que está errado. Esqueça o "milhão". Tente achar algo que gere dinheiro nos próximos dez anos e esqueça o resto.
 
Amigo, tem que ter uma ocupação boa. Seja ganhando bem como um médico, ou podendo trabalhar mais pra ganhar mais, tipo um pedreiro da vida. Se ganha mal e não vai ganhar mais por trabalhar mais está ralado.
 
O próximo post também vai ser de "auto-ajuda". Vou falar sobre o tipo de pessoa que devemos evitar na vida como se fossem uma doença.
 
Abraços do CF
 
 

domingo, 2 de outubro de 2016

Loteria é porcaria

Quando eu era criança, a maioria dos adultos que conheci apostava na loteria toda a semana. Não sei se a Mídia falava mais do assunto nos anos 90, mas de fato ele era mais presente, inclusive lembro de que seguidamente perguntavam "ganhou na loteria?" para alguém que estivesse feliz sem motivo aparente, evidenciando a crença de que o único modo de se dar bem seria através da sorte.
 
Já falei de jogos de azar aqui no CF e estou sempre lendo sobre o assunto pois gosto de apostas. Estou sempre apostando em algo, mesmo que contra mim mesmo. O ser humano é competitivo por natureza, está sempre fazendo escolhas mesmo que escolha não fazer nada.
 
Amarillo Slim
 
 
Estamos sempre expostos ao fenômeno das chances e fazemos nossas escolhas baseadas nele. Mesmo a simples escolha de ir pro trabalho por um caminho em detrimento de outro leva em conta que você crê que chegará ao seu destino mais rápido ou de modo mais confortável. Sabendo que ninguém sabe o que realmente vai acontecer pelo caminho, isso pode ser traduzido como uma espécie de aposta, ou seja, pode-se dizer: "aposto que indo por aqui chego mais rápido".
 
Ganhar apostas fica mais fácil quando as chances estão com você, ao invés de contra você, como no caso das loterias, que oferecem chances ínfimas e ainda por cima incalculáveis antes de fazer a aposta.
 
Não. Loteria não é como em um jogo onde você vê quantos estão participando para calcular seu possível retorno. Você só sabe das chances depois que todo mundo apostou.
 
Bom, lendo de modo racional a figura não precisa ser muito esperto pra ver que loterias são um péssimo investimento. Até ai qualquer um que já se deparou com um cálculo da probabilidade de ganhar os prêmios apresentado por um matemático sabichão vestido com roupas de balaio no jornal do meio-dia sabe, mas a maioria das pessoas passa longe de racional, portanto continua apostando nisso.
 
 
Outra coisa que acho um verdadeiro paradoxo são as loterias controladas pelo estado. O estado supostamente existe para diminuir desigualdades (na verdade ele as cria) e ao mesmo tempo estimula as pessoas a ficarem milionárias através de apostas. Depois que alguém ganha, ele rouba uma parte gigante do lucro em forma de impostos.
 
 
Who watches the watchmen?
 
Alguém ai já se perguntou se os x milhões arrecadados com a venda dos bilhetes (onde supostamente parte iria pra saúde pública) realmente é o valor real arrecadado? Não tem um cara atrás de um computador que com um clique de mouse pode mudar o número arrecadado de 100 milhões para 90? Sabendo que o governo é podre e corrupto, o que faz as pessoas acreditarem que isso não aconteça?
 
Apesar de toda a dificuldade, uma vez que a pessoa ganhou os problemas acabaram, correto? Errado. Eles só começaram. E aí vem uma lição de economia presente no livro "O Homem Mais Rico da Babilônia". Dinheiro foge de quem não sabe usar. Isso desmascara qualquer teoria esquerdista de que os ricos se mantém ricos pra sempre. (Clique aqui para ler)

Esses dias tentei entrar no Sportingbet e vi que aqui em Portugal ele é bloqueado! Provavelmente lobby dos casinos daqui que quebrariam se apostar online fosse liberado.
 
-----------------------------------------
 
Tem gente apostando que o Dolar vai ficar mais pra caro quando o FED subir os juros nos USA. Péssimo para mim!
 
 

sábado, 17 de setembro de 2016

Divulgando um excelente blog - bonsdividendos

Caros amigos, nos últimos dias me chamou a atenção a quantidade de conhecimento que se encontra no blog bonsdividendos que tenho no meu blogroll.

O proprietário do blog realmente parece conhecer sobre investimentos além de ser bem assessorado e alguns de seus posts mais antigos me ajudaram a chegar a respostas que estava buscando sobre produtos financeiros menos populares, como CRA, CRI, LC, Debentures e alguns Fundos.

Sei que todo mundo deve conhecer o blog, que é um dos mais antigos por aqui, mas como o autor não é muito espalhafatoso nos textos e fala praticamente só de produtos financeiros não vejo muito comentarem sobre ele por aí.

Um dos contrastes que se vê lá é que ele busca taxas maiores para remunerar seu dinheiro, sem abdicar da diversificação, cálculo de risco e comparação histórica entre vários produtos, e expõe com muita clareza os motivos de suas escolhas.

Comparando o resto da blogsfera e a mim mesmo com as escolhas do cara (alguns produtos que ele investe são pra investidores qualificados) me senti burro rs.

Tenho um amigo que tem conta em uma corretora grande e descobri que ele possui alguns produtos que o dividendos comentou. Dei uma olhada na rentabilidade e estou sendo espancado (não que eu queira competir).

Foi bom conversar no mundo real sobre investimentos com alguém pela primeira vez sem ser pra ensinar a poupar.

Recomendo tirarem um tempo pra ler o blog dele inteiro, principalmente quem já tiver uma quantia legal de dinheiro e quiser diversificar melhor.

Tenho outro perfil e vivo em outra realidade tanto do cara do blog quanto desse meu amigo, mas aprendi mais nesses últimos dias.

As conclusões que o dividendos chegou comparando coisas em que investe hoje com coisas que investia no começo de seu blog são bem interessantes.

Lembrando que eu não recomendo investimento algum para ninguém, cada um deve ser responsável por suas próprias escolhas.

No meu próximo post falarei sobre provavelmente adquirir um carro e conto com as dicas e críticas de vocês.

Meu terceiro "filme do mês" será o review de um filme sobre família. É uma espécie de remake muito bem feita (apesar de não ter feito tanto sucesso) de um famoso western. Quem gostou do Payback provavelmente vai curtir esse também!

Abraço a todos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Imóveis encalhados no Brasil?

Caros amigos, como estão? Me alegra que finalmente a maldição guerrilheira tenha sido enxotada da presidência. Muito estranho aquele negócio de separar as votações... Até onde sei a lei já prevê a pena para presidente "impichado".
Acompanhando pela Record News, saí do Brasil na "hora certa". Minha ex-cidade está um verdadeiro caos. Matam uns 3 por dia na guerra do tráfico de drogas e direto mostram cenas de ruas em volta de onde eu morava, bem no centro. Este ano a violência explodiu a níveis alarmantes, e sim, culpa dos anos de PT no poder.
Está difícil vender meu kitnet! Até existe procura, mas aparece muita gente com o crédito sujo. O público que procura um imóvel como o meu é classe C, e muitos tem restrições e são enrolados de vários modos.

Além disso, não estou no Brasil, e isto certamente atrasa tudo, pois comigo ai eu trabalharia forte pra vender o imóvel (faltou alguns reparos que eu poderia ter feito). Daqui, só posso pedir coisas, é muita impotência. Como dizem, se quer que seu negócio dê certo, é preciso "manter a barriga no caixa". Resolvi colocar nos classificados pra dar um turbo nisso (devia ter feito a tempos).
 
Quero muito que o mercado volte a se movimentar, quero construir casinhas e voltar a fazer algum dinheiro.
 
De qualquer modo, fazer simples anúncios no jornal já me deram energia e foco.
 
O olho do dono é o que engorda o boi.
 
Ainda estou dentro da meta de vender dentro de um ano. Tenho até Novembro salvo engano, mas já baixei o valor para vender mais rápido. É uma sensação bastante ruim, pois eu realmente gosto de fazer negócios com imóveis... Foram eles, de diversas maneiras que deram o sustento à gerações da minha família, seja flipando, construindo, alugando, vendendo material de construção, etc. O que me "conforta" é que não preciso do dinheiro pra comer, e saber que tempos ruins vêm e vão.
 
Vendendo o imóvel, aporto 25% do valor e o resto vai virar uma casa popular em um terreno no interior. Vou aos poucos.
 
Meu negócio aqui em Portugal é ligado à construção. Estamos lidando com orçamentos disso e daquilo e até hoje não conseguimos abrir a loja. Tivemos contratempos. Minha mãe nos visitou e duas amigas também. Os caras que prestam os serviços que precisamos são enrolados e além de tudo Outubro é mês de férias aqui, pra completar.
 
Espero que até o final do mês esteja lá, com a barriga no caixa.
 
Um amigo publicitário fez nossa marca, ficou muito legal. Como é bom recorrer aos amigos quando preciso. É isso o que quero, construir uma rede de amigos poderosa e confiável em variados setores.
 
Estou pronto psicologicamente para aguentar meses sem clientes, trabalhando que nem um louco e sem ter lucro... Voltar ao meu velho estilo. Por enquanto só estou engordando e me preocupando com bobagens.
 
Estou obviamente sem aportes, só os rendimentos do que tenho investido. Não estou vivendo disso, e sim de um dinheiro a parte do projeto imigração como contei em outras oportunidades, sorte que nossos gastos são relativamente baixos.
 
Eu acredito que no próximo ano o Euro vai finalmente dar uma baixada e isso é seria um alívio, pois minha renda passiva cobriria meus custos tanto de casa quanto da loja caso ela "patine" um tempo. Esse sempre foi o objetivo principal.
 
Abraços e até mais!
 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

100000 visualizações

Amigos, tenho entrado menos no blog e espero em breve responder os comentários de vocês. Posto aqui para agradecer as 100000 visualizações. Muito obrigado por essa troca de conhecimento financeiro e aprendizado.


No último mês recebi 1/4 disso tudo. A conta no adsense eu apaguei, eram migalhas e nao vale nem a pena declarar oa ganhos (tinha acumulado uns 2 dolares até hoje e os números são meio confusos). Excluí baseado na regra de Pareto. O que não me trouxer grana e alegria não vou dispender tempo.

Agradeço a todos pelo carinho e não pretendo excluir o blog, mas vou diminuir a frequência de posts. O fim do blog pelo jeito vai ser o fim da alta frequência.

Aqui tudo bem. Estamos abrindo nossa empresa e uma hora falo disso tudo.

Para "marcar" os 100000 views, aproveito para recomendar mais uma vez a leitura de 3 livros:
- Pai Rico Pai Pobre
- O Homem Mais Rico da Babilônia
- Eu Quero Ser Rico!

Isso ai funciona!

Abraços



sábado, 30 de julho de 2016

Fim do Blog

Isso mesmo pessoal, o fim do CF se aproxima. O tempo em que passei aqui junto a vocês foi muito legal e aprendi muito, mas pretendo dar uma sumida da Internet e dar mais atenção à família e à vida privada.

Preciso confessar que no último ano a Internet me consumiu muito tempo. Nos últimos meses tenho pensado bastante nisso, e vi que não foi só no último ano, mas a vida toda.

Apesar de ter sido bastante pobre, tive acesso a computadores desde que nasci, e Fiz uma reflexão muito profunda sobre a quantidade de informação que confiamos na Internet, que já não garante anonimato a muito tempo  (leiam os livros sobre o Snowden e o com o Assange). Se eu tenho vergonha das minhas notas ridículas na escola, provavelmente vou ter vergonha do que compartilho hoje aqui.

Nos últimos dias eu vi que não sou mais uma pessoa feliz. Estou perdendo tempo de vida em coisas idiotas. Esta semana apaguei o Facebook, que me consumia um bom tempo todos os dias. Com a desculpa de ler uma notícia qualquer, eu lia toda a linha do tempo, reclamava, compartilhava alguma bobagem sobre política, perdi amigos... não acho que isso seja saudável. Fora que a idéia toda daquilo é ridícula. Somos amigos de pessoas que nem conhecemos direito e queremos parecer quem não somos.

No whatsapp é a mesma coisa. Nunca mais assisti um filme sem olhar pro aplicativo e perder a atenção quando o celular avisa que alguém falou algo. Faz tempo que nem abro um livro.

O conteúdo está cada vez mais vazio. Eu gostei muito do site O Antagonista, assim como gostava da Veja uma vez. Mas as notícias nao querem dizer nada, ninguém nunca vai preso e tudo parece um teatro. Na área das ciências é a mesma coisa... Não tem a ver com a vida real.

Antigamente eu nem carregava o celular, raramente consultava o email, e agora sinto necessidade de estar sempre conectado.

Minha esposa não quer que eu apague o blog, mas ela mesma já reclamou de eu ficar lendo na blogsfera  (coisas que já sei), perdendo tempo respondendo merdas no whats e Facebook ou assistindo a lixo no YouTube.

Eu não li mais livros nem aprendo nada UTIL a muito, muito tempo. Também larguei a academia e a luta as quais me dediquei por uma década.

Vou fazer uma forte dieta de informacão, pesquisar coisas pra loja que vamos abrir e não vou mais carregar celular comigo.

Tento não ver notícias sobre o fim do mundo (que nunca chega) na televisão. Eu fico preocupado e nervoso, paralisado, pensando no que fazer da vida se isso ou aquilo acontecer.

Sinto falta de deitar no chão de madeira da casa dos meus avós e assistir Duro de Matar na Temperatura Máxima, sem preocupações, apenas feliz por meus familiares estarem em casa comigo e não trabalhando. Quando penso que aquele tempo não volta mais sinto uma grande dor na alma.

Não estou nada bem. Quero curtir a vida, deitar na praia, sair mais de casa além do supermercado e fazer amizades reais como as poucas que deixei no Brasil. 

Sair do Brasil foi um grande objetivo que conquistamos e eu não estou feliz. Isso me deixa preocupado, pois não tenho mais grandes objetivos como tive a vida inteira.

Conversei com minha esposa para ela não ir trabalhar em uma merda de empresa para abrirmos um negocio como era nosso plano. Ela ia trabalhar a uma hora de casa em horários péssimos e ganhar mal exatamente como no Brasil. Sair de lá pra levar a mesma vida? Isso me deixou muito triste e preocupado. Felizmente tomamos outra decisão.

Nunca mais serei empregado na vida. Todo o tempo em que passei trabalhando para os outros foi tempo perdido. Se um dia tiver um filhos, quero ter tempo pra eles, como meu avô e tios empresários sempre tiveram para os seus. Não quero pagar alguém para cuidar do meu filho nem deixar ele o dia inteiro sozinho em casa ou numa creche.

Minha família está sumindo. Minha mãe está aqui nos visitando e fica tossindo sem parar... E surpreendentemente está tentando parar de fumar de modo sério. Ela nunca fez isso e tenho medo que ela esteja doente. A pouco ela se aposentou e agora tem curtido viajar, como quando era jovem e não era casada. Foi pobre a vida inteira e não foi feliz com meu pai. Temo que em breve ela esteja em uma cama de hospital e eu não possa estar com ela em seus últimos momentos, assim como ela que estava viajando quando meu avô morreu.

Já não tenho mais pai nem irmãos pois não falo com eles a quase uma década. Meu avô morreu, minha avó está muito velha, e sobraram uns tios que cada vez menos lembro. Em breve seremos só minha esposa, que já é sozinha e eu.

Em reação a investimentos, sigo a  filosofia do Baster. Não adianta se preocupar, se o mundo acabar acabou. Preciso me preocupar com minha saúde e em ser feliz.

Eu não quero me tornar uma pessoa depressiva, quero voltar a rir e conversar ao vivo com as pessoas. Não quero saber de temas complexos por um tempo e por isso vou sumir. Quem sabe eu acompanhe como anda a blogsfera. Fica um grande abraço no coração de todos vocês, amigos e visitantes. Muitas felicidades e que a deusa da fortuna sorria pra todos nós.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Como funciona o método de poupança extrema e porque ele deve ser experimentado

A algum tempo topei com um Blog americano  chamado Early Retirement Extreme que trás textos e ferramentas sobre chegar à aposentadoria precoce em 5 anos. Pelo jeito existem muitos adeptos dela nos USA e ela se diferencia da if pregada na Blogsfera por se tratar apenas do suficiente para sair da corrida dos ratos e continuar vivendo sem trabalhar ou trabalhar só naquilo que gosta, por Hobbie.

Eu já fui adepto da poupança máxima por um tempo e cheguei a poupar 90% do salário por mais de um ano. Logicamente além de muita força de vontade, tive a oportunidade. 

O que me chamou atenção na filosofia foi a fórmula matemática que é muito simples e faz sentido. Se seus gastos em um ano são 10000 dólares e você consegue fazer 40000, isso significa que você pode manter-se 3 anos no mesmo nível de vida, sem trabalhar. Poder visualizar isso trás uma boa paz de espírito, pois você sabe que de fome já não morre mais nem vai ser despejado. 

Apesar de ir na contra mão do senso comum de que é melhor continuar se qualificando e trabalhando para ter maiores rendimentos a filosofia do blog faz bastante sentido quando não é levada ao extremo. É preferível adquirir ativos geradores de renda ao invés de guardar dinheiro e comer sua renda ao longo dos anos. Mas também não é necessário "começar a viver" depois que os rendimentos dos seus ativos gerarem uma vida super abastada. 

Aposentar-se em 5 anos é simplesmente impossível pra quem não nasceu rico ou ganhou na loteria em qualquer lugar do mundo, mas certamente fazer um esforço por 1, 2 ou 5 anos é possível para fazer um bom colchão.

O que está cada vez mais claro para mim é que, para a sofrida classe média brasileira, fazendo as escolhas certas, é possível juntar uma quantia razoável em 10 ou 15 anos e viver com tranquilidade ou fazer as escolhas erradas e pagar por isso pelo resto da vida. É melhor fazer isso enquanto jovem e sem tantas obrigações.

Escolhas certas estão nas nuances de escolher uma profissão rentável, morar com os pais se possível, manter as despesas baixas, poupar e investir.



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Payback (filme do mês)

Hoje falarei sobre um filme do Mel Gibson, que dispensa apresentação. O cara tem um dos maiores rolls de clássicos de Hollywood na carreira.  Se você gosta dos filmes dele vai adorar o que falo a seguir.

Payback (O Troco) é sem dúvidas um dos melhores thrillers que já assisti, um neo-noir intenso que realmente cumpre o que promete com seu slogan: "get ready to root for the bad guy" (prepare-se pra torcer pro cara mau). Porter, um assaltante e trapaceiro profissional é baleado pelas costas durante um golpe e volta de sua quase morte não para vingar-se, mas pela grana que lhe tomaram. Assista ao filme antes de ler este post!

Que se dane o spoil, não vou por o trailer e sim a primeira cena do filme.


Já começa bem! 


O filme já começa com o herói em uma clínica clandestina tendo as balas tiradas do corpo por um médico duvidoso. Recuperado, Porter sai em busca de quem lhe traiu, mostrando flashbacks do que realmente aconteceu.

Na trama ele se mete com todo tipo de mafiosos, policiais corruptos e pessoas do submundo. Ninguém parece acreditar quando ele diz que está encarando gente perigosa e se metendo em enrascadas por apenas 70k. Nem quem assiste crê que valeria a pena.



Esta é a característica principal do filme, o protagonista tem muitos defeitos, mas ganância não é um deles. Isso realmente o torna um filme diferente em meio a plots de vingança onde o herói mata todo mundo é fica com muito dinheiro.



A trilha sonora é boa e a atuação excelente por um time de atores de peso. Gostei muito da ambientação, uma cidade grande (acho que é Nova York) escura e fria onde você se sente solitário. Os carros são enormes e lindos, devem ser dos anos 80 e 70.

No final do filme Porter decide sair da cidade junto à uma antiga paixão que é GP de luxo. Em seu monólogo final ele diz que prometeu parar de matar e cometer crimes e ela de ser GP, e que os dois fingiram que isso ia dar certo... Existem coisas que não é fácil mudar. 

Este filme sempre me inspirou muito pois também me considero um cara "só quer o que é seu". Apesar de ter momentos bastante tensos e violentos pode assistir com a família sem problemas. Para mim é uma obra prima.

Existe um filme antigo no qual este foi baseado chamado "Point Blank" que ainda não assisti, mas muita gente diz que é bem parecido.

O próximo filme da lista será outro "neo-noir" que eu gosto muito, com uma história totalmente original ainda que inspirado num faroeste. Ainda bem que este não está na lista do Burguês Inglório!

Até a próxima! 

terça-feira, 19 de julho de 2016

A maioria é iludida e nunca vai prosperar - parte 2/2

Olá amigos,
Nesta segunda parte do estudo sobre como as pessoas se iludem com truques baratos, vou explorar alguns exemplos práticos e a partir deles tentar formar um mindset desconfiado e questionador.

Como sabemos a maioria fica rica através de disciplina, aportando todo mês em investimentos de valor e deixando seu dinheiro sendo remunerado o máximo de tempo possível neles. Sem disciplina e rigor somente uma minoria que tem sorte fica rica e uma maioria perde dinheiro e fica cada vez mais pobre.

Entendido isso, que não passa de estatística pura, fica fácil observar que não é bom negócio contar com a sorte é se aventurar em empreendimentos de ganhos rápidos e fantasiosos. Então porque tanta gente faz isso?

Medo e ganância.

Nenhuma das duas coisas é necessariamente ruim. O medo inclusive é responsável por salvar nossa pele em várias situações desde a pré-história, e sem ganância você não chega a lugar nenhum. O problema é o descontrole, que nos faz cometer erros.

Não precisa agir como um troglodita.


O medo de levar uma vida medíocre é o que motivou muitos a estudar sobre investimentos, assim como a ganância saudável, que é característica de todos os ricos que se fizeram sozinhos.

O ser humano é em geral burro demais pra investir seus recursos, e por isso é tão necessário estudar e ser disciplinado enquanto nosso cérebro implora pra que apostemos dinheiro em busca de ganho fácil e rápido.

Nesta vida todo mundo já viu todo tipo de esquema fraudulento, vários deles citados nos comentários do post anterior, que vão continuar sendo usados pra ludibriar as pessoas até o fim dos tempos. Exponho a seguir mais alguns que conheço.

Bitcoin
Meu Deus, CF, falar de bitcoin na blosgfera é mexer num vespeiro! Moeda querida por muitos aqui não tem valor algum, e a menos que ela carregue características inerentes ao dinheiro que sejam mais confortáveis que outras moedas, no longo prazo vai falhar.

Moeda virtual não deixa rico. 

Novamente, não acredito que a tecnologia seja ruim, pelo contrário, ela é revolucionária. Pra especular é legal e pra diversificar também. Mas como investimento bitcoin vai se provar péssimo no longo prazo assim como qualquer moeda, pelo simples fato de que apenas investimentos atrelados a ativos de valor produtivos aumentam de valor com o tempo.

Cada um faz o que quer e somente o tempo me provará certo ou errado, mas o investidor disso não tem o perfil "investidor inteligente" e sim o de quem aprendeu tudo o que sabe da vida no vídeo game.

Bitcoin não é uma fraude mas é o tipo de coisa que as pessoas estão investindo porque acham que vão ficar ricas rápido, e existem diversos esquemas fraudulentos e de piramide envolvendo bitcoin.

Antes de encher a boca pra falar que a moeda vai valorizar, lembre que quem comprou quando estava 3 mil reais o btc até hoje não recuperou seu dinheiro. 

Truque das cartas ciganos
Certa vez, em Dublin, vi um grupo de pessoas aglomerado em volta de um gipsy que embaralhava 3 caras e bastava acertar a carta certa para ganhar o dobro que apostou. Fiquei cerca de 15 minutos olhando atentamente enquanto pessoas perdiam dinheiro e outros ganhavam (grana alta, tipo 50 euros), tinha até uma mulher que comemorava e berrava muito de alegria, certamente uma capanga.

Errrrrrooooouuuu!!! 


Desvendei o segredo, pensei, pois acertava TODAS as vezes onde a carta X estava. Resolvi apostar 5 euros e ganhei 5 de lucro. Dobrei a aposta e ganhei 10 de lucro líquido. Coloquei os 20. Já era hora de tomarem meu dinheiro pois eles haviam me dado lucro pra que eu me sentisse confiante e apostasse mais e isso não ocorreu. Aí perdi os 5 euros.

Pensei que bastava eu repetir a jogada e desta vez sair com os 35 de lucro... Mas resolveram me tomar os 5 euros direto. Ou seja, perdi 10 euros. Como? Magia cigana. A casa sempre ganha.

Telexfree
O mais famoso esquema de piramide no Brasil dos últimos anos deixou muitos milhares de pessoas mais pobres. Todo mundo sabe como uma pirâmide financeira (ou esquema ponzi) funciona então não vou perder tempo explicando, mas o fato é que vi pessoas em torno de mim perdendo dinheiro.

Um garoto que conheci tirou empréstimos e meteu na telexfree e até hoje paga por isso. Também teve um cara que não sei quanto investiu, mas teve sua conta bloqueada com mais de 50k lá dentro. Lembro que em 2013 a DOENÇA telexfree se espalhava rápido. Em uma semana meus amigos estavam falando muito nisso. Resolvi investigar e aprendi que esquemas ponzi não se sustentavam... Na semana seguinte tive a sorte de barrar esses amigos de investir nessa bosta e mostrei vídeos do YouTube, e uns meses depois o esquema todo caiu.

Agora a melhor parte. O desespero e a negação dos que foram enganados perdurou por um bom tempo, e muitos foram tapar os buracos da telexfria com outros esquemas de piramide e produtos de marketing multinivel. Se o problema da telexfree era não ter um produto real, era só ir pra uma empresa de perfumes ou açai, ou suplementos que tinham um produto pra mascarar o esquema.

Ao invés dos caras admitirem que tinham errado, se tornaram zumbis vendedores de outras empresas. Os que eu conheço continuam pobres.

Spam da piramide por email
Pra ver como esse esquema é velho, lembro que muitos anos atrás recebia no meu primeiro endereço de e-mail um esquema de depositar 10 reais na conta de alguém e receber algumas centenas de outras pessoas que depositaram 10 reais na sua também.



Aposto que muita tia que envia power point cheio de vírus com mensagens de amor caiu nessa.

Clicar em anúncios 
A Internet é mesmo fantástica, pois através dela é possível vender coisas para pessoas do outro lado do mundo, inclusive espaço publicitário, onde um modo de remuneração é através de cliques em anúncios, por isso surgiu um esquema de clicar em anúncios e ganhar dinheiro.

O esquema é velho. Se trata de angariar pessoas de saco cheio de trabalhar pra chefes cretinos que querem ter uma renda extra ou full desde o sofá de casa. Os problemas que vejo são que em primeiro lugar, é uma grande perda de tempo. Enquanto sua mãe paga pela luz, Internet e comida na geladeira, você clica em propaganda e ganha uns trocados, enquanto podia estar aprendendo uma profissão de verdade.




Apesar de ser um negócio antigo, isso é popular até hoje. Não sei se é verdade mas está cheio de gente pela Internet dizendo que seu dinheiro sumiu em sites como Neobux. Também não sei como funciona, mas pra que serve colocar dinheiro nesses sites além de só trabalhar neles? Para mim esse tipo de coisa cheira a piramide.

Sublocar imóveis
Um modo duvidoso de se ganhar dinheiro quando o proprietário não permite expressamente. Apesar de não ser imoral, é algo estranho é pode render dor de cabeça, afinal você aluga para uma pessoa porque confiou nela. Aí o cara aluga mais caro pra sabe lá quem.

Aqui em Portugal alguns brasileiros alugam casas com 4 ou 5 quartos e sublocam os quartos. O problema é que alugando sem contrato você não tem garantia nenhuma de ter seu caução de volta ou de que não vai ser roubado por seus colegas de apartamento (ontem mesmo soubemos de uma família que foi roubada em hostel). Geralmente esse serviço é usado por quem não conhece ninguém no novo país e realmente precisa de lugar pra ficar. Não é exatamente uma fraude mas é algo que pode ser perigoso, e agora conto como quase levamos um golpe:

Quando estávamos buscando um apartamento, vimos um anúncio legal de um muito bem localizado e quando entramos em contato um brasileiro nos convidou pra tomar um café e explicar o negócio. Como todo malandro, chegou vestido como empresario em um carro importado, querendo demonstrar que sabia tudo de Portugal e ia ensinar a gente a se virar por aqui... As pessoas adoram cair nesse papo furado, mas eu sou desconfiado pra caramba a ponto de até minha mulher me criticar e dizer que não confio em ninguém. Felizmente ser assim me protegeu de perder dinheiro muitas vezes e essa foi uma delas.

O cara veio com um papo de que ia nos sublocar o apartamento por um valor mais baixo que o normal pra sempre, pois aqui supostamente o proprietário não pode subir o preço do aluguel, se lhes pagassemos 2500 euros em uma espécie de caução sem retorno, ou se preferissemos ver assim, pela mobília que ele ia deixar na casa. O trato consistia em fingimos que éramos amigos dele do Brasil para enganar o proprietário português. Senti raiva dele... Me coloquei no lugar do dono do apartamento, alugando pra um brasileiro safado aproveitador de merda.

Além disso não tínhamos garantia nenhuma de que de uma hora pra outra seríamos enxotados, perdendo cerca de 10 mil reais. Decidimos declinar a oferta, e perguntando por aí descobri que o cara não é flor que se cheire.

O cara também queria me vender um carro usado e ficou me enchendo o saco e usando técnicas de pressão que vendedores usam, e ainda quis dar a entender que eu o fiz perder tempo por não aceitar. Hahaha. Fiquem atentos caso venham pra cá com todo mundo, PRINCIPALMENTE COM BRASILEIROS.

Apartamentos baratos para comprar e alugar
Se você pesquisar nos sites de imóveis como o OLX, vi achar alguns apartamentos bem localizados e maravilhosos por preços mais baixos, geralmente com anúncios escritos em inglês e de donos que moram em outro país. Este golpe é denunciado inclusive pela própria OLX e o papo é sempre parecido. Uma viúva rica filantropa da Albânia, ou um casal suíço que não se importa em alugar barato pra você que parece ser uma "pessoa boa", só exigem um pequeno depósito como garantia e dizem te mandar as chaves por correio.  Mesmo quando você nota que é golpe começam a insistir e oferecer benesses. A cerca de dois dias alguém me mandou o seguinte e-mail:

É pra rir?  


Forex e opções binarias
Alto risco. Diferente de ações isso é alto risco de perder dinheiro MESMO. Com certeza é mais difícil de vencer que uma roleta de casino pois ninguém no planeta Terra sabe pra onde o mercado de câmbio vai. O Soros não sabe porra nenhuma e só é possível uma pessoa física ganhar dinheiro nisso com informação privilegiada.

Como o risco é alto e a possibilidade (ínfima) de lucro também, estão surgindo vários esquemas de pirâmide nisso. A cerca de dois dias alguém me mandou a mensagem abaixo:


É pra chorar?

Além disso o mercado não é regulado e muita gente cai no golpe jurássico dos bucket shop (corretoras fantasma) que embolsam seu dinheiro e você não tem pra quem chorar.

Avestruz Master, Boi Gordo e florestas de árvores de natal
O Avestruz Master foi um esquema de pirâmide que consistia em prometer lucros no abate de avestruzes que nunca existiram. A empresa investia pesado em publicidade e hoje os sócios estão na cadeia após lesar milhares de pessoas. Esquema muito parecido com o do Boi Gordo, que prometia lucros de 3% ao mês e até 9 Antônio Fagundes estava metido na época da novela Rei do Gado:


Milhares de pessoas tomaram prejuízo pela falta de conhecimento financeiro. Com 3% ao mês você dobra seu patrimônio em meses... Não precisa mais criar uma empresa inovadora ou uma planta industrial em Singapura. Basta colocar toda sua grana no Boi Gordo e por mágica você fica rico. É pra largar o trabalho e viver de Boi Gordo.

Recentemente vi anúncios no Facebook de fazendas de árvores de natal, onde você investe nos brotos e te prometem ganhos de 30%. Isso não é impossível mas fui pesquisar e "as autoridades" já estão de olho. Aposto que muita gente vai se dar mal nisso.

Como identificar fraudes? 

Em primeiro lugar, se parece bom demais pra ser verdade, provavelmente é. Não é fácil ganhar dinheiro e nada cai do céu. Pesquise muito sobre onde vai por seu dinheiro e esgote as referências sobre o assunto. Se suspeitar de algo, prefira perder a oportunidade. Muitas pessoas jamais vão se recuperar dos golpes que levaram e se achavam tão espertas quanto você ou eu.

Alguns podem ter lido este texto e discordando que algo é golpe. Não esqueça que existem coisas que te fazem perder TEMPO que é seu ativo mais escasso.

Ninguém está livre de levar um golpe, não se iluda. Fico por aqui neste assunto que nunca vai se esgotar de novos exemplos pois a criatividade humana é infinita.