domingo, 30 de abril de 2017

As pessoas que não crescem profissionalmente

Não estou falando de você, atualmente desempregado, nem dos trabalhadores esforçados que não enxergam saída, comprimidos entre seus empregos ruins e a viagem de 2h no transporte público, e sim de quem tem chances e é fraco demais para aproveitar.

Falo de chances no alcance de quase todo mundo. Você tem obrigação de ter uma grande visão pra si mesmo, ou não terá chances na vida.
 
Uma curta estória:
 
Minha esposa passou alguns meses trabalhando em uma rede de restaurantes como "subchefe sei lá do que". No começo foram negociadas as horas e o salário certinho por contrato e com o tempo, assim como o sapo cozido lentamente através do fogo brando, a carga horária e cobranças aumentando, até chegar ao ponto dela ser alocada em outra loja mais longe como gerente e não ganhar nada com isso (sempre digo "cavalo bom trabalha dobrado").

Não estava mais com tempo para nada e se sacrificando pra caramba, apenas pra ouvir babaquices nas reuniões de qualidade onde os gerentes vão. Isso estava prejudicando até mesmo sua saúde e decidimos que ela pediria demissão, principalmente para fazer um curso obrigatório de dois meses para que ela atue em seu ramo aqui, e carteira de motorista. Foi o que fez, deixou todo mundo na mão por os patrões não terem muita ideia de como gerenciar pessoas de modo eficiente (meu post sobre gestão de pessoas).

Não recomendo nada pra ninguém, mas realmente acredito que não se perde mais tempo que o necessário em emprego ruim.

Este post não é sobre como somos "fodas" aqui em casa, e sim sobre como há pessoas que não saem do lugar na vida. Segundo o Arnold Schwarzenegger em seu livro, é cerca de 90% da população.
 
Minha mulher comentou que na empresa há uma pessoa, também brasileira, que está 11 anos em um cargo similar. 11 anos trabalhando perto de 55 horas por semana por um salário ruim... Tem um filho que praticamente não viu crescer. Valeu a pena? É esse tipo de gente que dá má fama aos imigrantes brasileiros, para os próprios brasileiros. Quem sai do Brasil não poupa, não faz um curso, não tem mentalidade capitalista, não vence. Depois volta dizendo que pegou a crise.

Aí temos que aguentar fracassados dizendo que todo mundo que sai do Brasil vem lavar vaso a vida inteira e fingir ser feliz.
 
Esta semana conversei com uns amigos sobre o fato de vermos gente assim em todo lado. Eu mesmo deixei um emprego (contei aqui) quando olhei em volta e vi pessoas ganhando por volta de 1500 reais a dez anos (meu salário era menos de 900). Aquele foi meu primeiro trabalho com carteira assinada depois de formado e já praticamente me abriu os olhos.

Meu amigo, até pedreiro faz mais que 1500 reais. Só tem duas possibilidades de alguém saudável ficar pra sempre neste patamar: não se qualificar, e não ir atrás de trabalho onde ele existir, ficando estagnado na sua empresa. Ou seja, em 5 anos você tem que estar ganhando mais, e assim por diante, e não é por benevolência do patrão.

Brasileiros em geral se sujeitam à condições ruins por tempo demais nos empregos mais do que outros povos por culpa da cultura submissa. Não existe negociação entre patrão e empregado e tudo é regido pela CLT. Nos acostumamos ao sindicato e aos políticos nos "garantirem" o que é certo e errado.
 
Eis a grande novidade: Um patrão não tem a obrigação moral de tratar bem o empregado ou pagar corretamente se este não o exigir nem souber o quanto seu trabalho vale.
 
 
LEIA ESTE LIVRO
 

Desde meu primeiro dia de trabalho seja no que for já calculo como chegar a chefe ou dono de um negócio daqueles  (raramente isso da certo mas não importa).

Como podem não ter ambição? Ambição é a chave do reino.

Você tem que ter fome de sucesso dentro de si. Ganhar dinheiro, conquistar coisas, ser admirado como pessoa, criar valor e cobrar cada vez mais caro por sua hora de trabalho.

sábado, 29 de abril de 2017

Filme do mês: O Conde de Monte Cristo

Olá amigos, dia do artigo sobre um filme que eu recomende ou não. O de hoje com certeza é muito recomendado.

Se quiser ver as outras análises clique nos links abaixo, e não esqueça de assistir ao filme antes de ler o texto pois contém spoilers!

Fogo Contra Fogo (link)
Comer, Resar e Amar (link)
Quatro Irmãos (link)
O Troco (Link)
Sem Limites (link)


 
O Conde de Monte Cristo

Trailer


Este filme de 2001 (tem duas versões mais antigas) é baseado no conto fantástico de Alexandre Dumas (mesmo autor de Os 3 Mosqueteiros) e posso dizer que sem dúvidas é um filme emocionante do começo ao fim. Se você gosta de estudar a técnica do cinema recomendo também o making off.
 
Quem é pobretão esforçado e se sente injustiçado pela vida (Pobre Sofredor continue lutando com bravura) provavelmente vai identificar com facilidade essas questões no protagonista Edmond Dantes, um jovem de classe baixa que sobrevive ao inferno em vida.

Dantes (se pronuncia Dantê) era um cara normal, de coração puro, católico, conservador e trabalhador, noivo de uma gata classe média, que era marinheiro em um navio mercante. Certo dia o capitão de seu navio fica muito doente em alto mar e eles são obrigados a aportar na ilha de Elba, onde o ditador francês populista Napoleão Bonaparte estava aprisionado sob a lei inglesa. Na noite em que seu capitão morre, Napoleão pede ao analfabeto e ingênuo Dantes que ele entregue uma carta a um amigo (a carta continha planos para sua fuga).
 
Ao retornarem à Marselha, na França, o dono da empresa de transportes marítimos parabeniza Dantes por, mesmo tendo posto em risco o navio e sua valiosa carga, ter tentado o impossível para salvar a vida de seu capitão e é feito o novo capitão do navio Pharaon. Isto significava que agora Dantes ia poder aportar e alcançar a Independência Financeira um dia, e era digno para casar com a moça de boa família, desejada por seu amigo aristocrata Fernand Mondego.

A gatíssima Mercedes e Edmond Pobretão.


Mondego era um hábil espadachim e metelão irresponsável.
 

Puto da cara por não ter se tornado capitão, o imediato Danglars junta-se à Mondego, que vai ao magistrado corrupto Villefort (o típico petista) da cidade e abre o bico sobre a carta de Napoleão que Dantes iria entregar. Chamado na frente do "homem de preto", Dantes abre o bico sem ao menos consultar um advogado sangue-suga. O magistrado lê a carta, a queima, e acredita que dantes é ingênuo sobre o assunto, mesmo assim lhe envia ao Castelo D'if (sua masmorra é aberta à visitação hoje em dia), para que pague pena perpétua por alta traição.

Porque destruir uma prova tão importante?

 
Na cadeia Dantes fica louco de solidão e por levar surras dos guardas, até que um padre, posto na cadeia anos antes à mando de Napoleão brota no chão de sua cela por ter passado anos cavando para o lado errado.

Dantes e Abade Faria

 
O padre é um personagem muito legal. Ele foi militar e para sua vergonha eterna, queimou uma igreja com gente dentro por ordem de seu oficial. Para se redimir virou religioso e secretário do "imensamente rico" Conde Espada (nome poderoso), porém foi aprisionado por Napoleão para que contasse onde estava escondida a vasta fortuna do já falecido conde.

Acho fantásticas as cenas passadas na prisão, e emocionante quando o padre barganha com Dantes sua ajuda em troca de conhecimento. Prepare o lenço para quando Dantes pergunta se aprenderá a ler e escrever.

Dantes aprende economia, matemática, línguas, educação erudita e finalmente, artes marciais. Praticamente tudo o que um homem precisa aprender na vida.

Por um acidente o padre morre, mas antes revela um mapa para o tesouro do Conde Espada, para que Dantes o use para o bem e não para sua vingança. Dantes consegue escapar de modo totalmente inusitado e acaba conhecendo piratas e ganhando um servo fiel.

Algum tempo se passa e Dantes encontra o tesouro, tornando-se o homem mais rico da terra. Determinado a se vingar, ele decide se tornar um Conde para se aproximar dos poderosos que o traíram, e adota Monte Cristo como seu nome, local onde estava escondido o tesouro.

Conde de Monte Cristo em sua versão sacana e sem tempo pra palhaçada.
 

Ao retornar ele decide atacar as fraquezas de seus inimgos. cobiça financeira, liberdade, família... Gosto muito da cena onde ele visita seu antigo patrão para colher informações, hoje um homem velho e pobre por ter sido traído por Danglar, que diz não ter tido sorte financeiramente vida a partir da prisão de Dantes. Dantes larga um saco de ouro na mesa e fala: "sua sorte acaba de mudar".

A partir de então Dantes executa seu plano, prende, agride e mata quem merece.

Arruinado pelas dívidas e com a honra ferida pela cornitude, Mondego desiste de fugir
e volta pra porrar.

Dantes fica com a mulher, que havia casado rápido com Mondego já grávida pra não ficar em desgraça. Ele também compra e desativa o Castelo D'if e vive feliz para sempre.
 
A história é cheia de lições valiosas: Na vida nada é garantido e você deve fazer o máximo para melhorar em todos os sentidos, ser prático e acumular conhecimento útil. Que dinheiro e poder são importantes, assim como outras instâncias na vida do homem.

Também que as vezes a gente passa anos cavando pro lado errado.

Que um homem precisa de amigos, e principalmente, que ter pena de sí mesmo leva invariavelmente à derrota.

Nota 9,5.
 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

O perigoso pedreiro homicida

Olá amigos, hoje vou lhes contar uma anedocta com uma lição para ponderar, principalmente para quem deseja sair do Brasil e tem medo de ser deportado por qualquer motivo. Lembro que este blog não recomenda nada para ninguém, principalmente fora das regras e leis.

A poucos dias conheci um senhor, brasileiro, que vive aqui a uns 15 anos. Ele é pedreiro oficial (pedreiro top rank) ou seja, faz lá seus 50 e poucos euros ao dia (acho) como empregado em obras. Vamos chamá-lo de Sebastião (nome fictício).

Sebastião não tem contrato de trabalho, pois sua profissão não impõe essa necessidade uma vez que já estabeleceu uma boa rede de contatos e patrões que demandam seus serviços. Neste ramo isso é relativamente fácil e rápido. Ele prefere ser freelance como muitos outros (eu incluso) do que seguir a um mestre.

Aqui a primeira "dica". Quem trabalha em alguma área da construção civil acha emprego em quase qualquer lugar do mundo, muitas vezes com contrato de trabalho dependendo da perícia e necessidade de mão de obra do contratante.

Trabalhei em uma empreitada (carpintaria) por cerca de uma semana em uma obra onde ele estava fazendo seu trabalho, e com o passar dos dias fomos batendo papo. Assuntos banais, que de maneira estranha pareciam sempre convergir pra cachaça.

Confesso que gosto muito de cachaça artesanal, de alambique. É minha bebida alcoólica favorita, mas sou um cara sério e tenho poucos amigos por diversos motivos, incluindo não gostar de papo furado nem de beber durante o trabalho, principalmente quando sou pago por empreitada e não por hora. Sou bastante educado e trato as pessoas com muita importância e atenção independente de quem sejam mesmo assim.

Notei que Sebastião se ausentava de tempo em tempo para ir ao boteco ou supermercado próximo tomar uma cerveja, além de no almoço dividir uma garrafa de vinho com seus camaradas. Pelo menos no Brasil não é segredo que existe problema com alcoolismo entre muitos operários da construção civil. Ter ou ser, um verdadeiro capataz controlando e orientando os operários caso você pretenda construir é muito importante para não ser passado pra trás.

Acredito que beber algo após o almoço seja comum aqui pois conheci muita gente com bafo de cana neste horário. Liguei os pontos e inferi que ele devia ter esse problema.

No último dia que fiquei lá ele teve de sair mais cedo. Aquele homem sempre coberto de poeira e de roupas rotas estava agora apresentável, porém com alguma vergonha de se ausentar do trabalho antes do fim. Começou a dar desculpas como se quem estivesse ali precisasse aprovar. Fiz as perguntas certas e ele abriu o bico.

Estava indo à algum lugar assinar sua presença mensal pela condicional. Sebastião havia se envolvido não em um, mas em dois acidentes de trânsito mais graves aqui em Portugal. Em um, atropelou uma pessoa, em outro atingiu em alta velocidade outro carro e machucou seriamente alguém. Segundo ele, passou alguns meses preso e estava pagando a vários anos uma espécie de indenização para as vítimas.

O pior é que o cara continua bebendo todos os dias, desde o café da manhã. As vezes contava vantagem por ter bebido a madrugada inteira. Isso é triste.

Ele não tem certidão de residente, nem contrato de trabalho, nada. Até o momento não foi deportado. Isso me deixou intrigado. Processo normal todo mundo pode responder, mas achava que ilegais que cometiam algum crime corriam um risco alto de levar um pé no rabo.

Talvez isso ocorra após ele pagar totalmemte as indenizações nos próximos anos? Não sei.

Como eu disse, não recomendo nada a ninguém. O que trago hoje é que muitas pessoas querem fazer tudo correto na  hora de migrar, quase que esperando que um guru pegue pela mão, ai vêem que dá um trabalhão e desistem. Outros vão... e ficam.

Estou trabalhando junto de um cara que viveu alguns anos ilegal nos USA. Ele disse que se não cometer crime (hoje em dia não sei) pode ficar numa boa, claro, sem direitos de cidadão. Ele só não pode voltar aos USA pois foi ao Brasil resolver uns problemas pessoais, e nunca mais deixaram retornar.

Abraço a todos.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Conversa com um amigo sobre investimentos

Um amigo que trabalha em um banco no Brasil sabe que me interesso por dinheiro e investimentos, veio no whatsapp pedir que ajudasse uma amiga sua que mora na Suíça a investir. Foi mais ou menos assim:

- Uma amiga que mora na Suíça quer dicas pra investir dinheiro todo mês. Falei pra ela que mandar pro Brasil não vale a pena. No que ela pode aplicar aí?

- Não sei, só conheço investimentos do Brasil.

- Ela vai investir cerca de R$ 500,00 por mês. O que tu recomendaria?

- Manda ela comprar uns livros de finanças pessoais e assistir esses vídeos (mandei um vídeo do Bastter). Ela pode abrir conta em alguma corretora e começar no Tesouro Direto se não precisar do dinheiro. Ela tem reserva de emergência?

- Ela é leiga... Dá pra abrir conta em corretora desde aí da Europa?

- Dá acho, fale pra ela entrar em contato com a (corretora x; corretora y; e corretora Z) perguntando o que precisa.

- Muito complicado...

- Então diz pra ela por na poupança até saber o que fazer com o dinheiro.

- Se ela deixar na poupança, a universidade X pega... heheh saiu devendo pra todo mundo.

- Diz pra ela pagar as dívidas antes de qualquer coisa.

- hehehe é...

----------------

Conclusão:

Quase ninguém sabe nada de finanças pessoais, nem um cara que trabalha em banco a mais de 10 anos (investe em consórcio).

As pessoas tem preguiça de aprender. Já mandei material pra amigos e familiares, nenhum se dispôs a estudar, nunca.

Em contrapartida todos sabem "lutar por seus direitos".

domingo, 23 de abril de 2017

Montando minha carteira de ações

Boa tarde amigos.
 
Antes de começar o post gostaria de comentar que de vez em quando eu digo "o próximo post será sobre tal coisa" mas acabo protelando por qualquer motivo. Tenho três no prelo: um com HARD DATA sobre como a família é vital para acumular patrimônio, outro sobre a venda da empresa e meu novo trabalho e outro é o "filme do mês" que espero que gostem.
 
Finalmente estou montando minha carteira de ações "à vera". Acho que desde 2010 fiz isso umas 10 vezes, porém sem efetivamente comprar ativos. Lembro que (lá vou eu contar anedoctas) a primeira empresa que analisei, de modo rudimentar, foi a Cielo. Foi um negócio um pouco a lá Peter Lynch... Eu simplesmente via a maquininha de pagamento em todo o lugar e tive um insight sobre como aquele negócio era lucrativo. Eu disse à minha esposa que ia comprar e ela me deteve (na verdade eu mesmo me detive por falta de estudo), dizendo que as pessoas iam fazer pagamentos com celular e a Cielo ia falir. O tempo passou e me arrependi de não ter dado aquele passo.
 
Outra vez foi a Vale. Aliás praticamente posso dizer que tenho um sexto sentido em relação à vale, desde que ela foi privatizada (eu ainda era garoto) ela é a primeira empresa que me vem à mente quando penso em ações e algo me diz quando vale e quando não vale investir nela (logicamente isso é bobagem). Anos atrás tive um insight para fazer uma espécie de position trade com ela e hoje vejo que teria ganho dinheiro.
 
Ai vão algumas outras escolhas que observando o passado eu teria me dado bem em todas, mas na prática a gente nunca sabe. Tive sorte de estudar muito o conteúdo do Bastter e analisar as empresas quando eles dispunham os dados de modo grátis, mas agora fazem uns bons meses que eu ignorei o assunto apenas me concentrando na minha empresa e praticamente esqueci tudo, até sobre quais indicadores básicos olhar.
 
Pensei rapidamente na seguinte lista de ações pra estudar:

Hering, Natura, Engie, Cielo, Itau, Ezetec, Weg, Renner, Ambev, Vale, Eternit, Grendene, Apargatas, Hypermarcas, Taesa, Kroton, Odontoprev, Raiadrogasil, Whirlpool, Ambev, Klabin, Ultrapar, Cosan, Gerdau, AEStiete.

De qualquer modo, primeiro vou escolher alguns setores, e destes escolher a melhor empresa do setor baseado nos números. Meu objetivo é ter de 6 a 12 ações ON.
 
Indicadores:
Estar entre as 50 mais negociadas
Patrimônio Líquido crescente
Receita Líquida consistente
Lucro Líquido consistente
Margem líquida > 20%
ROE acima da taxa de juros
Dívida bruta / Patrimônio Líquido < 0,5% (a não ser que a dívida seja equilibrada ao lucro e patrimônio)
Dívida Líquida / EBITDA < 2
índice de Basileia (nos bancos)
Ter praticamente monopólio do mercado

Tenho usado o site Fundamentus o da bovespa e o filtro de ações (screaner) do site investing. Agradeço se alguém indicar uma fonte com dados dos balanços em forma de gráfico como tinha no site do bastter.

Agradeço sugestões de empresas para estudo e indicadores a observar.
 
Não recomendo que ninguém siga nada deste blog e não sou profissional da área de investimentos. Não recomendo nada a ninguém e não sou responsável por suas escolhas.
 

terça-feira, 18 de abril de 2017

Melhore o convívio em casa

Olá amigos, sobre a importância da família trago hoje a discussão sobre como ser melhor visto, tratado e produzir um melhor ambiente dentro de casa. Este é talvez o objetivo mais importante na vida, tornar o lar um lugar de paz e verdadeiro porto seguro. O que escrevo neste post sao os primeitos passos e é direcionado aos "betas" de ambiente familiar ruim.

Leiam o post excelente do Frugal (aqui).

Nossa cultura geral brasileira, por tantas décadas bombardeada pelo marxismo cultural acabou por desvalorizar o ambiente familiar a ponto de desenvolvermos desprezo pelos familiares quando os problemas comuns do convívio se apresentam.

Eu tive uma relação ruim com meus familiares, principalmente com meu pai e por culpa dele (maluco) mas não fico me vitimando. Sou trabalhador, poupador, corajoso e blablabla, mas fui um mal filho no geral.

Foi a poucos anos que notei que a despeito dos maus tratos em casa, sempre gastei meu dinheiro com amigos ou em coisas para mim e jamais levei uma maçã pra dividir com meus pais.

O problema de não nos desenvolvermos como bons "cidadãos" dentro de casa é totalmente cultural. Famílias onde responsabilidade e uma relação de benefício/punição é instituída desde o início, onde se dá a devida importância para dentro de casa ao invés de objetivos fora dela quase sempre prosperam mais.

Aprendi serviços domésticos por necessidade pois meus pais trabalhavam e estudavam e isso valeu muito a pena.

Hoje em dia não é mais a mulher quem cuida da casa e dificilmente você vai achar alguém assim. Aliás, enquanto viver sob o teto pago por outra pessoa você tem obrigação de pagar pelo que consome, seja com dinheiro ou trabalho, desde que não seja explorado como um escravo.

Lembre do ditado: "cavalo bom trabalha dobrado" e leia "A Metamorfose" de Franz Kafka.

Um dos grandes livros já escritos.

Ai que entra a maturidade pois identificar a medida de colaboração e ser explorado é bastante dificil, e quase impossível num ambiente onde você não é valorizado e algum outro não colabora, como é comum em nossas famílias. De qualquer modo, a seguir algumas atividades que você deve fazer sem esperar nada em troca.

1. Arrumar a cama.
Quem não arruma a própria cama ao levantar não tem chance.

2. Lavar a louça.
Coloque no lixo o resto de comida dos pratos e empilhe a louça na pia. Jogue água quente e lave tudo. Eu faço no fim do dia.

3. Lavar, estender e guardar roupa.
Quando acumular roupa suficiente que justifique usar a máquina você lava, estende e depois dobra e guarda. Simples.

4. Varrer e passar pano.
A cada 3 dias passe uma vassoura na casa, não espere ninguém mandar.

5. Manter o ambiente organizado.
Depois de usar coloque no lugar. Não acumule papelada nem quinquilharias, e todos os dias gaste 5 minutos organizando tudo.

6. Dar bom dia e boa noite, agradecer.
Seja cordial com as pessoas que moram com você. Ninguém suporta aquele vadio que dorme até as 13h e quando acorda vai catar comida. Tente não gritar nem ofender. Faça isso com seus inimigos, não familiares.

7. Comprar alimentos e consumíveis.
Uma vez por semana compre alguns alimentos, uma carne, um pão, geléia, shampoo, papel higiênico... as pessoas apreciam gestos assim.
Presentear com um livro de vez em quando surte efeitos positivos. Você tem a obrigação de alimentar sua casa com cultura e não deixar tudo pro youtube, vizinhos e pra escola...

8. Comprar ferramentas e reparar a casa.
Seja pró-ativo e repare o que estiver fodido para ser mais respeitado e viver num lugar melhor.

9. Pagar uma quantia justa das contas.
Proponha pagar a conta de luz ou outras. Quem faz isso se sente mais responsável pelo desperdício e pela casa.

10. Ser grato por estar lá, não abusar e quando puder ir embora.
Tomar banho em 3 minutos, escovar os dentes com torneira fechada, levar o lixo... quando tiver condições pegue suas coisas e desapareça, como ia querer que seu filho fizesse.
Jamais minta para familiares. Se eles forem fofoqueiros, simplesmente não conte nada.

Sugestão:
Leia os livros e assista
a videos do Içami Chiba


Nenhuma família é perfeita e de fato a maioria é um lixo. Mas o ideal de família é muito importante e não é atacado por acaso. Falei disso de modo vago (aqui) mas se você considera essas atitudes acima baboseira, no próximo post vai mudar de ideia pois vou demonstrar porque a família é vital para o acúmulo e propagação do patrimônio.

Tenha um projeto para sua vida e sua família, e que este projeto seja o seu mais importante.

sábado, 15 de abril de 2017

Animais de estimação custam dinheiro

Quero aqui falar um pouco das despesas que um animal trás e porque é tão importante ter experiência com eles antes de decidir ter um filho.
As pessoas não prestam atenção em determinados passivos por causa da cultura e valores sociais e familiares. Quase no mundo todo, ter animais de companhia é um hábito comum, e cada vez mais as pessoas consideram animais no mesmo status que pessoas.
Não que isso seja um fenómeno novo. Na antiguidade foram feitos até cerimônias oficiais com luto e tudo para cavalos de guerra que morriam, dada sua importância na sociedade. O cavalo, e não outro, é o animal mais importante na história humana. Esteve presente em todos os momentos da nossa história, na construção, transporte e defesa das sociedades. Além de ser um bicho fiel e bastante inteligente, quando se quer xingar alguém de bruto as vezes se usa o adjetivo "cavalo". Como se a selvageria não fosse inerente também ao homem, e determinado nível de adestramento seja necessário a todos.
Nos exércitos, o cavaleiro e a cavalaria eram sinônimo de status, não só porque o guerreiro montado tinha uma vantagem enorme contra alguém à pé, mas porque manter um cavalo era muito caro (e ainda é).
Cavalos sim são os melhores amigos do homem.
Hoje com o espaço urbano diminuto, e o empobrecimento geral das pessoas diminuiu o número e o tamanho dos animais de estimação que cada família costuma ter. As leis e regulações proibindo certos animais úteis em razão do odor e do barulho na zona urbana contribuiu pro empobrecimento e afastamento do homem da natureza. Hoje você não pode ter um pequeno galinheiro no pátio, mas pode transformar seu terreno em um verdadeiro lixão a céu aberto e ouvir música alta até a madrugada que as autoridades públicas muito provavelmente nada farão. Também não se pode criar umas carpas numa caixa d'água por causa daqueles ficais que as prefeituras empregam pra encher o saco das pessoas quando aparece um surto de dengue.
Com o advento da internet de alta velocidade as amizades humanas estão cada vez mais afastadas, por mais que a gente mantenha contato com o "melhor lado" das pessoas através dela. A maioria dos seres humanos é chata, e remediamos isso com alguma "eugenia" nos animais, produzindo-os em laboratório do jeito que se adapte melhor às necessidades e carência das pessoas. Que outra necessidade tem um cachorrinho minúsculo, que mal se move e é totalmente dependente, senão suprir uma enorme carência de utilidade que o dono sente? A pessoa é tão inútil e desvalorizada que precisa ter alguém mais fraco pra cuidar... Cheguei a presenciar absurdos como ver pessoas empurrando carrinhos de bebê com o cachorro em cima.
Criatura horrenda.
Lembro que quando criança, muitas famílias tinham cães poderosos para proteger sua propriedade e alegrar o coração. Os custos disso hoje são proibitivos. A ração é mais cara que comida de gente. Ninguém mais complementa com restos de comida (que hoje no Brasil está racionada para muita gente) e os gastos com veterinário são altíssimos. Além da cultura do "cão de raça ou nada" que se instalou no Brasil, ou seja, pra ter um cachorro grande hoje você tem que desembolsar uma puta grana, ou se contentar com adotar o cão que achar, geralmente cães doentes e inúteis na defesa da casa (sou a favor de adotar animais mesmo assim).
Não tive cães na infância pois era pobretão. Também acho eles mais sujos, fedorentos e causam mais prejuízo que gatos, os quais considero mais auto-suficientes e graciosos... O que não lhes tira o status de animal inútil para os dias atuais, afinal minha casa felizmente não precisa ser protegida de ratos e baratas.
Falei um pouco dos meus dois gatos de estimação (aqui), mas não comentei o quanto já gastei com eles. Um teve que tirar um olho estragado, e para nossa má-sorte o outro comeu seus remédios e quase morreu por intoxicação nos rins. Nisso tudo gastamos uns R$ 1000,00. Teve mais tarde a viagem para Portugal, que umas amigas se dispuseram a trazer sem cobrar, mas tive que pagar umas taxas, caixas de transporte, vacinas e exames caros, arranhador, brinquedos, tela de proteção nas janelas, e a ração que deve dar uns € 20,00 por mês. Ou seja, nada disso havia sido contabilizado no meu plano para ter Independência financeira.

De 2015 pra cá devo ter desembolsado mais de 5 mil reais com eles.
Na questão de quebrarem e desorganizarem o ambiente, até que os meus são educados e tranquilos, mas não é nada incomum que gatos destruam completamente o sofá e derrubem coisas frágeis pelo prazer de vez espatifar. Ou seja, assim como um filho na casa, a vida útil das coisas diminui bastante.
  
Pessoas consumistas compram cães de raça por milhares de reais. eu tinha uma colega de trabalho, que vivia de salário em salário, mas tinha um bulldog de 6k que tinha que ficar no ar condicionado pra não morrer.
Outra coisa comum que precisamos conviver no Brasil é com visinhos que tem aqueles cachorrinhos que latem o dia inteiro. Se você tem um destes, senhor (a), você é um imbecil.
 
 
Conclusões
 
Não coloquei os gastos com os bichos no papel, mas devia ter feito. Pra quem esperava não gastar nada com dois simples gatos, já gastei uma pequena fortuna.
 
Na nossa cultura é inaceitável se alimentar de animais de estimação, lembre disso pois eles não são um investimento.
 
Se é para ter um animal e não passar tempo junto, não brincar, nao dar comida decente e água limpa,  não respeitar, nao observar se está doente e levar ao veterinário, é melhor não ter. Com crianças é igual. Cheio de crianças sendo criadas pelos avós, pois os pais não tem tempo e condições.
 
Continua válida uma dica que dei uma vez, antes de ter filhos tenha animais de estimação por pelo menos 5 anos pra se acostumar com o trabalho e os gastos.
 
Você que tem animais gasta muito com eles?
 

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Feriados te deixam pobre 2 - Sexta Feira Santa

Bom dia amigos, hoje é sexta-feira santa segundo a tradição católica e pessoalmente considero o feriado religioso mais importante de todos. Se quiser ler meu artigo anterior sobre feriados, clique (aqui).

Pra quem não está familiarizado com a história, sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão é a data em que Jesus Cristo foi espancado até a morte por ameaçar o poder do estado em um território que na época era dominado pelo império romano e administrado pelos judeus. Foi julgado e condenado a apanhar como um bandido comum e pregado em uma cruz para morrer sofrendo lentamente.

Cena do filme "a paixão de cristo"

Apesar de eu ser um estudante amador de religiões, não me considero uma pessoa religiosa, porém considero rituais extremamente importantes para a formação espiritual e moral do ser humano. Além disso minha esposa foi criada segundo as boas tradições conservadoras da Igreja Católica e não nos sentimos mal em dar algum cuidado à mensagem judaico-cristã a qual nossa civilização é baseada.

Concordo com o Pondé

Deste modo considero a data importante para observarmos que Jesus nazareno foi um verdadeiro homem de guerra o qual se importava mais com o bem geral das pessoas que com sua própria vida e hoje é um dia triste. Neste dia é importante não consumir álcool (estou louco pra beber uma Cergal de 60 cêntimos o litro mas vou me controlar kkkk), nem música, nem buscar prazeres efêmeros para sentir uma fração da dor deste mártir e evoluir como ser humano. Quem é mais fiel não deve comer carne.

Aqui em Portugal, por ser um país católico não se trabalha hoje e isso nos deixa pobres. Não só pela loja estar fechada mas porque estou trabalhando com um carpinteiro também  (logo falo desta nova aventura) e as obras todas ficam paralisadas. Por um lado vejo isso com raiva pois, apesar das pessoas poderem guardar o dia para observar seus erros, muitos vão é curtir o feriadão e ficar mais pobres. Até porque tem muitas pessoas de outras religiões aqui ou que estão cagando pra sexta-feira santa e só se importam com os chocolates da Páscoa.

Também vejo trabalhar como algo que alegra a vida se este trouxer condições de enriquecer. Mudei minhas opiniões a respeito disso nos últimos anos e é um tema para um futuro post.

Bom feriado a todos, reservem ele para refletir sobre questões importantes, e um abraço virtual do CF.



sexta-feira, 7 de abril de 2017

Atividades fisicas ajudam a melhorar na vida

Esportes e atividade física em geral melhoram sua saúde e trazem mais alguns benefícios conhecidos pela maioria, mas talvez o mais importante deles seja a confiança e disciplina que o praticante desenvolve com o tempo.
 
Pra mim esportes são uma espécie de simulador da vida em si, pois existe todo um universo a se aprender e atividades complementares para se poder praticar, o que leva naturalmente ao praticante se tornar o que é na prática esportiva, nas outras instâncias da vida dependendo do seu comprometimento.
 
Até por este motivo governos progressistas levam o esporte tão a sério, pois sua prática pode se tornar uma espécie de "ópio do povo" quando as pessoas levam a importância dele a um nível maior que o do trabalho e valores familiares, por exemplo. No Brasil vemos o futebol como uma espécie de religião extremista, com seus torcedores prontos para até mesmo matar os torcedores rivais... Uma total selvageria.
 
Eu mesmo já coloquei a prática das artes marciais no topo da minha lista de prioridades. Até acho que durante um tempo da vida isso pode ser interessante, pelo menos para se desenvolver um senso de comprometimento verdadeiro durante a formação intelectual.
 
Por minha vivência extensa nas artes marciais, vi coisas que desafiam a "teoria geral" da psique esquerdo-coitadista. O homem é muito mais capaz do que imagina, dependendo de sua força de vontade, para ser sucinto.
 
Aliás, fica o aviso: Se você for positivo e totalmente comprometido com sua visão, independente do resultado não vai se arrepender. Se for vitimista vai descer a ladeira a cada dia. Estes dias perguntei a um amigo sobre um livro que ele comentou estar lendo, e ele disse estar parado em 70% da leitura a meses... Disse pra ele ler todo o resto até segunda (era sábado), desligar a TV, dormir 6 horas, ler enquanto comia, enquanto ia ao banheiro, e o que fosse necessário para fazer. Ele me disse no domingo de manhã que havia terminado o livro. Excelente!
 
O fato observável que trato aqui hoje é que, quem escolhe uma atividade física onde se desenvolve o prazer do desafio, geralmente se torna uma pessoa mais resiliente e por isso próspera. Veja os completos BETAS que se tornam ciborgues de aço após vencerem as barreiras iniciais da dor e do vitimismo genético através da musculação. A mudança corpórea é levada ao nível intelectual, e o outrora completo imbecil, por saber o poder do comprometimento e que uma "dorzinha" faz parte da vida, perde o medo das mulheres, do trabalho e etc. É assim desde a Grécia antiga, amigos. O homem não nasce um "alfa". O homem deve ser massacrado com marretadas para desenvolver um caráter de aço.


Vencedores não ficam dando desculpas sobre sua genética,
seus pais ou condição social. Eles fazem o necessário para vencer.
 
 
Quando parei de treinar tudo desabou. Sou partidário da atividade física diária assim como o comer e dormir. Deve-se ter tempo pra isso e todo mundo tem. Vá dar uma voltinha na quadra, fazer umas flexões, agachamento livre, abdominal e se puxar em uma barra, mesmo que tenha que trocar o vídeo-game por isso. Matricule-se numa arte marcial, academia de musculação ou natação. Inclua trilhas, marchas, rafting, rapel, campismo e atividades naturebas no seu currículo e vai ter uma vida bem melhor.

Custa dinheiro? Marchar 10 km escutando música ou um livro é de graça, e fazer uma série na barra antes do banho também.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Construa uma agenda de contatos

Uma dica boa que recebi uma vez veio de uma tia da minha mulher: ter uma agenda com contatos.

Coisa simples: nome, endereço, telefone, email e data do aniversário. Se tiver algo a mais que considere importante, pode por também, mas não precisa ser um docie.

É importante que essa agenda seja física e não digital, pelo menos pra mim. A chance de perder, nunca abrir, ou ser hackeada se for digital é enorme. A de papel deve-se levar pro resto da vida... A dos tios da minha mulher já deve ter décadas.

No dia que ela comentou a respeito, o tio estava catando o número de um antigo contato profissional muito rico para dar os parabéns pelo aniversário. Todo mundo gosta de ser lembrado, não importa o que gente mesquinha e medíocre pense deste assunto.

Uma coisa que nós fizemos na loja foi prender o cartão de visita dos profissionais com que nos relacionamos, e escrever ao lado todos os serviços que prestam. Pra quem tem empresa é necessário ter uma planilha com todos os seus contatos ou mesmo no software de faturação.

A gente geralmente tem anotados o telefone e e-mail de quem precisa, mas não é muito comum, pelo menos para as pessoas que conheço, cultivar relações e parabenizar conhecidos e quiçá familiares.

Neste assunto devemos tomar a iniciativa. Chega daquilo de felicitar o parente por que por acaso está no mesmo lugar que a pessoa e sua mãe parabenizou primeiro. Devemos ser protagonistas nisso.

Relacionamento é pelo menos 60% nos negócios, dizia um patrão que tive.

sábado, 1 de abril de 2017

Filme do mês - Heat (Fogo Contra Fogo)

Antes de falar do filme gostaria de prestar uma pequena homenagem aos membros das Forças Armadas do Brasil, que no dia 31 de março de 1964 foram chamados pela população em desespero, para devolver a ordem social e a paz aos brasileiros. Que a justiça seja feita à aqueles que com muita bravura e lealdade à Pátria, detiveram a ameaça comunista com fogo e aço.
 
E já que estamos falando de comunistas, o filme de hoje é sobre assaltantes de banco.
 
 
Heat - Fogo Contra Fogo

Começar o mês logo recomendando um clássico do sub-género "crime". Se quiser ler meus outros reviews de filme clique nos links abaixo, e se não quiser spoilers, assista ao filme antes de ler o post!
 
 
Sem mais delongas, o trailer desta obra de arte. Eu sempre gostei de assistir filmes e já vi milhares e milhares de títulos, mas acho difícil de existir dez filmes que se comparem a este.
 
 
Trailer
 
 
Lembro até hoje do dia em que meu irmão alugou este filme (ele e os amigos que eram pobres como nós dividiam os R$ 2,00 em sociedade anônima para todos assistirem) e chegou em casa sem dizer nada, já metendo a fita no vídeo-cassete Philco que meu pai havia recebido de um cara que lhe devia dinheiro.
 
Lá vem mais um filme sem qualquer sentido, pensei. Sempre preferi assistir 10 vezes um filme bom que 10 filmes medianos.
 
No começo não dei muita importância pois na época eu só gostava de filmes de ação como Terminator, Die Hard e Rambo, e nos primeiros 5 minutos achei que ia ser um filminho de polícia e bandido comum... Até ver o primeiro tiro.
 
O som do armamento (um dos assaltantes usa um fuzil FAL), o modo militar como os caras se mexiam e agiam, era diferente de tudo o que eu havia visto até então. Eles haviam planejado a abordagem e a fuga, e mais tarde a distribuição do que roubaram. Eram profissionais. Era real.
 
Os bandidos tinham expressões de bandido, do tipo que conhece as consequências do que faz. Depois assisti o making off, onde contam os atores que entrevistaram assaltantes de banco na cadeia (Robert Deniro sempre faz essas pesquisas) e treinaram com munição real. Tiveram um puta trabalho pra produzir o filme que tem 2:50 de duração. Por ser extenso e por sua violência, não costumam passar na TV.
 
 
 
O enquadramento e o ritmo do filme são perfeitos, mas tenho certeza que a geração atual acostumada com Transformers vá achar o filme um pouco lento. Tem cenas em que a câmera passa 10 segundos focando alguém dirigindo... Isso é característica do diretor Michael Mann (fez vários filmes fantásticos).
 
A história é sobre um bando de assaltantes profissionais onde cada integrante tem suas questões pessoais pra resolver. Um deles arruma uma namorada e pensa em se aposentar, outro tem investimentos e uma vida confortável e não precisaria mais viver do crime. Outro tem problemas com jogo e precisa roubar pra alimentar seu vício, outros querem simplesmente sair da miséria...
 
Aí que entra a filosofia aprendida pelo protagonista com seu mentor, de que "quando sentir o calor da polícia virando a esquina, largue tudo e fuja". Em outras palavras, não se agarre à nada na vida ou vai acabar se dando mal. Não se pode ter tudo em uma "profissão" que qualquer descuido te leva pra cadeia ou pro caixão.
 
Os problemas começam a acontecer quando eles ignoram esse mantra, confundem vida pessoal com trabalho e cometem erros que lhes deixam na mira de um policial workaholic (Al Pacino) que tem problemas familiares justamente... Por não dar tanta importância pra família como dá ao trabalho.
 
Para mim o filme é sobretudo sobre profissionalismo e trade-off. E acho que me tocou por mostrar gente de verdade com problemas familiares de verdade, diferentes dos filmes de ação tradicionais.
 
A cena que mais gosto é a da conversa entre Deniro e Pacino em um café (um sabe quem é o outro) onde eles conversam um pouco e acabam dizendo claramente:
 
- Não sei fazer outra coisa;
- Não quero fazer outra coisa;
- Se você ficar no meu caminho, um de nós morre.
 
Também tem uma cena nunca antes vista na história do cinema onde ocorre um tiroteio gigante no meio da rua em que tanto os policiais quanto os bandidos cumprem o que prometem. Quem já viu um tiroteio ao vivo, como muitos de nós brasileiros, provavelmente vai se sentir mal, deixo o aviso.
 
Se quiser conhecer mais o filme recomendo o IMDB:
 
 
 
Heat é um divisor de águas e não é um filme que todo mundo vai gostar. Não acho um bom filme pra ver com a família, mas sozinho e sem celular por perto, e apesar de ter muito tiro e cenas fortes, tem muitos detalhes estéticos e alguma reflexão.
 
Em tempo, se você gostar do Heat também tem o The Town do Ben Affleck que gostei muito.
 
Quando foi fazer suas pesquisas, Bem Affleck (que atuou e dirigiu o filme) entrevistou assaltantes de banco presos, que lhe disseram que Heat era o melhor filme do gênero.
 
 


Quase esqueci de dizer: quem jogou GTA V viu que tem duas missões totalmente baseadas no filme: O assalto ao banco onde os personagens optam por sair atirando de modo totalmente inesperado, e o assalto ao carro forte com um caminhão.

Heat é FODA! Não existe outro adjetivo pra descrever o filme.

Nota 10.