quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Filme do mês - The Unforgiven (Os Imperdoáveis)

Hoje vou falar de um filme que inspirou-me muito durante a vida e foi uma das sementes de minha filosofia pessoal de "street justice" como algo nobre e importante, principalmente por ter visto a lei brasileira defender bandidos durante minha vida toda. Não sou libertário mas chego a achar graça quando as pessoas defendem (mesmo alguns minarquistas como eu) que a justiça tem que ficar toda na mão do estado. Sem mais delongas, vamos à obra prima de Clint Eastwood.


The Unforgiven é um western (filme de velho oeste) que ganhou 4 oscars em 1992 dada sua fodacidade cinematográfica e história simples, porém chocante e dramática. Além do filme em si ser muito bom, todo o contexto é legal, pelo fato de ser sobre pistoleiros veteranos que se forçam a voltar à ativa (Gene Hackman e Clint Eastwood fizeram diversos filmes de cowboy quando jovens). Assista ao trailer e atenção se não viu o filme porque o post é sempre cheio de spoilers.


Os Imperdoáveis começa com uma narração para situar o expectador sobre a época e o local. A primeira cena mostra uma confusão em um bordel, onde uma jovem prostituta tem o rosto desfigurado por um caipira por ela ter dado risada de sua piroca curta. O xerife é chamado, que condena o agressor a levar apenas algumas chicotadas. As putas ficam muito putas com essa pena e resolvem fazer um "crowd funding" (vaquinha) afim de contratar pistoleiros para mandar o caipira da faca para o inferno.

Nosso heroi William Munny, hoje um decadente viúvo criador de porcos doentes falido e com dois filhos pra criar, recebe a visita de um velho parceiro de garrafa e matança, Ned Logan (Morgan Freeman) e de um jovem que quer fazer fama no tiro, que mesmo vendo que William está decrépito e não acerta mais um tiro em um alvo parado a dez metros, o convencem de embarcar na aventura de dar fim nos cowboys violentos pelos 1000 dólares oferecidos pelas prostitutas (clássica variação de plot do filme Os Sete Samurai).

Antes um detalhe sobre William: quando jovem e impetuoso, matou muita gente e fez muita maldade, porém sua esposa o fez virar bonzinho e prometer nunca mais beber cachaça.

Após rastrearem os cowboys do mal e sentarem o dedo, Clint Desiste da missão pois é muito velho e ruim de tiro. Ao mesmo tempo, o xerife super-durão Little Bill (Gene Hackman) ordena que os pistoleiros sejam caçados pois só ele faz a lei valer na cidade. Assim Ned é capturado e morto, e pendurado do lado de fora do saloon como aviso a quem não cumprir a lei.

O mancebo corre atrás de Will Munny para contar o que houve e dizer que desistiu da vida de pistoleiro. William fica brabo com a morte do amigo, manda o jovem entregar a parte dele do dinheiro à seus filhos e enche o tanque de whisky, o elixir que o faz perder a piedade e acertar o olho de uma águia em pleno voo.


Agora a coisa ficou séria. Na noite seguinte está caindo uma chuva torrencial e o xerife juntou todos os cowboys da cidade no saloon para planejar a captura do outro pistoleiro (william munny). Todos acham que Munny está fugindo desesperado, quando o mesmo entra sozinho na espelunca portando uma espingarda e um intenso tiroteio segue na cena mais badass da história. Sério, os diálogos são de gelar a espinha.


No final Munny sai do bar ameaçando quem ficou vivo de que se alguém atirar ele matará a família e queimará a casa, e que devem dar um enterro decente a seu amigo. Ele é, enfim, imperdoável.

Sempre gostei muito de filmes do gênero e este está sem dúvida acima de qualquer outro no estilo. É considerado por muitos como "o último grande western".

12 comentários:

  1. Boa recomendação CF.

    Vou assistir nesse fim de semana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. No seriado "Um maluco no pedaço" o will smith fala num dos episodios que ele não queria acabar como o cara dos correios de Os Imperdoaveis kkkkkkk agora eu sei pq pelo gif

    ResponderExcluir
  3. Faroeste é um dos meus gêneros favoritos, só fica atrás do terror.
    Recomendo se ainda não viu:

    - Meu ódio será sua herança (The Wild Bunch);
    - Matar ou morrer (High Noon);
    - O vingador silencioso (The Great Silence);
    - Rastros de ódio (The Searchers);
    - O homem que matou o facínora (The man who shot Liberty Valence);

    Não falarei da trilogia dos dólares ou era uma vez no oeste porque acredito que você já tenha visto. Unforgiven está, para mim, entre um dos cinco melhores filmes do gênero.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim faroeste só perde pra noir e neo-noir. Obrigado pelas indicações, vou conferir. Alguns já vi.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. The wild bunch é demais. O segundo é Preto e branco, estava adiando pra assistir apesar de gostar, pensei ser mais chato por ser do inicio da era de ouro dos westerns.

      Excluir
  4. Valeu pela dica! Curto Western e esse me parece dos bons!

    ResponderExcluir
  5. Os Imperdoaveis foi um dos primeiros filmes de Clint Eastwood que eu vi. Muito bom! Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Eu penso que é um dos melhores filmes de Clint Eastwood. Eu também li que no Trem para Paris filme ele fez um grande trabalho. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

    ResponderExcluir