domingo, 12 de novembro de 2017

Psicologia - a pior profissão de todas.

Olá amigos, hoje vou abordar um tema extremamente polêmico. A psicologia como profissão, e fique a vontade para discordar. Meu texto contém apenas opiniões e impressões pessoais.

O estudo da psique tem aplicações em todas as áreas onde o ser humano está presente. Economia, administração, sociopolítica, esportes e até o combate militar são alguns exemplos.

Somos seres sociais, não vivemos bem sem uma interação saudável com o ambiente e outras pessoas, além de desenvolvermos problemas de ordem pessoal que precisam de atenção. É obrigação de cada um observar, buscar conhecimento e tratar dessas questões do momento em que se torna independente até o fim da vida. A questão que quero tratar é, qual o papel dos psicólogos nisso?

Penso que psicólogos clínicos só são defendidos por pessoas iludidas ou que tem preguiça de pensar, e por poderosas instituições que a usam como lobby para projetos coletivistas. Muito do que eles praticam não passa de esoterismo e não tem absolutamente nada de científico, e é chancelado pelos projetos de shadow government mundial.

Não sou adepto da "religião científica" mas devemos ser claros quando se busca ajuda psicológica. Você quer resolver problemas e não tentar qualquer coisa, até porque o psicólogo não responde caso não mude nada a condição do cliente, por exemplo. Você contrataria um profissional que nem sequer propõe resultados positivos e concretos? Eu não. Para nenhum problema que eu tenha, nunca.

Se um cara vai trocar uma torneira pra mim, exijo que ela funcione bem, ou não pago, porém o código de defesa do consumidor não afeta psicólogos. 

Este problema que a psicologia como profissão enfrenta desde o começo, e tenta resolver como qualquer profissão sem muita relevância para o mercado mas com bastante oferta de profissionais: com lobby, marketing e branding, criando a imagem de uma espécie de médico (o profissional mais respeitado e temido pela raça humana), detentora de um conhecimento além da compreensão pelas pessoas comuns, capaz de ler mentes e determinar as questões mais escondidas em sua mente. Se este é o caso, e me parece ser, não passa do mais completo bullshit.

O lobby dessa classe não deve ser ignorado, até porque eles pressionam políticos para que sejam absorvidos pelos sistemas de saúde pública, aumentando o gasto público e impostos pra quem não usa seu serviço.

Também me baseio em relatos inúmeros de amigos e conhecidos que frequentaram psicólogos e psiquiatras (estes sim são médicos e tratam da questão com outra ótica) que não mudaram em nada e em alguns casos até pioraram mesmo com acompanhamento de profissionais experientes. Duvido que não saiba do que estou falando mas uma rápida busca na Internet revela milhões de resultados onde se relata que o trabalho do psicólogo foi inutil. Muitos falam que o profissional fica lá sentado sem falar nada do começo ao fim da consulta enquanto suga seu dinheiro.

Bom, eu mesmo tive dez encontros com um psicólogo que o curso da minha universidade oferecia e achei que por ser de graça estava ganhando (na época eu não sabia que quando você não paga, o produto é você). O gajo era um professor doutor barbudo tipo Marx, com ar de sábio. As duas únicas palavras que ele disse nas dez consultas foram "oi" e "tchau". Certamente anotou tudo o que eu disse pra fofocar com os alunos e colegas. Se você acha que existe ética entre essas pessoas lembre que eles são apenas pessoas, com as mesmas características de qualquer um, e não semi-deuses. Pense nisso. Qual o objetivo de anotar qualquer coisa se ele nunca mais ia me ver na vida? Das duas uma: discutir sobre meu caso ou me deixar confortável, contando sobre minha vida para um cara inteligente e preocupado com seu belo tablet com capa de couro.

Além disso hoje não existe privacidade no mundo digital, e cada palavra que alguém escreve em um computador pode estar sendo anexada a um imenso banco de dados relativamente fácil de garimpar. Pense nisso também.

Caso você questione psicólogos sobre determinadas questões, é provável que escute a curta resposta: "não existe só psicologia clínica". O ar de mistério é importante para manter o poder de influência. 

Na questão do mercado de trabalho, este tipo de profissional faz muito pouco dinheiro. Pesquisei algumas médias salariais e quase caí da cadeira, por serem mentira. Tenho amigos pessoais formados em psicologia que simplesmente não tem clientes, e tiveram que mudar de ramo ou tentar salários baixos no mundo acadêmico alimentando a máquina, claro que pagando o ticket com um curso de mestrado e depois doutorado. Resultado: profissionais com mais 30, 34 anos de idade (alguns vindos de outro curso pois psicologia não tem matemática) sem experiência prática. Conheço psicólogos mais velhos da cidade do interior que vivi e todos matavam cachorro a grito. Não acho que tenha grana nisso. Mas andavam bem vestidos e ostentavam falso sucesso. Afinal ninguém contrata alguém fodido.

Experiência também é um fator a se considerar pelo cliente desses profissionais. Você acredita que seus problemas podem ser tratados por um rapaz de 22 anos recém formado? Na minha modesta opinião, não acho possível  que nem alguém formado em Harvard tenha autoridade pra tratar de um filho meu nessas condições. Pense nisso se você pretende se tornar psicólogo.

É preciso estudar por muitos anos para se tornar um bom profissional, e ao contrário do que muitos pensam, você precisará ser financiado pelos pais ou pelo governo. Não acredito que tenham muitos psicólogos que trabalhem de dia pra pagar o aluguel, as contas e a faculdade de psicologia, tornando esse curso bastante elitista.

Não importa o que digam, pra mim quem não trabalha nem paga contas não conhece o mundo real, portanto eu jamais consultaria psicólogos inexperientes em primeiro lugar. Acredito que a maioria das pessoas pensa parecido e isso prejudica ainda mais a carreira desses profissionais.

Como profissão,  psicologia clínica também é a mais esquerdista e desse fato não tem como fugir. Mais que professor de história. Psicólogos buscam adequar os clientes (os quais chamam de pacientes) à um padrão social de comportamento que consideram saudável (e isto muda de acordo com o tempo e sociedade). Se esta não é a definição mais pura de progressismo não sei o que é ser de esquerda.

Como exemplo pessoal, meus três amigos próximos psicólogos são totalmente esquerdinhas que parafraseiam Foucault, Deleuze, outros autores pedófilos e comunistas, e tem o Chomsky como uma espécie de Deus para justificar suas atitudes anticapitalistas e antiamericanas. Além de serem os primeiros a criticar o catolicismo em todas as oportunidades. Não sei até que ponto isso é estimulado nas universidades, mas o currículo do meu curso tinha uma boa dose de filósofos e cientistas sociais partilhados pelo curso de psicologia, todos de esquerda.

Alguns autores afirmam que a KGB infiltrou "comunismo" na prática da medicina através da psicologia, mas não vou me aprofundar nisso hoje. Basta perceber que muitos desses profissionais propagam a mente revolucionária,  são contra a família nuclear e veem o cristianismo como algo superado.

Falar sobre seus problemas para trazê-los à luz pode sim ser benéfico e o estudo da psique é muito importante. Nós não conseguimos influenciar aquilo a que ignoramos, e só conseguimos tratar condições se às identificarmos. Afinal como disse o Dutch (Arnold schwarzenegger) no filme Predator: - "se sangra pode morrer", acalmando seu grupo frente a um inimigo poderoso. 

Como profissão, psicologia seria minha última escolha. 

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Oportunidades de ouro - Pai Rico Pai Pobre

Olá amigos, apenas uma anedocta rápida, e porque considero Pai Rico Pai Pobre o livro de finanças pessoais mais genial já feito.

Comentei a pouco em um post anterior que em 2014 "perdi" uma oportunidade bem lucrativa de investimento imobiliário. Na verdade ela não foi bem pra mim, apenas passou diante de meus olhos, mas eu podia ter entrado.

Estava lá em meu antigo trabalho e vi meu chefe receber um cara algumas vezes. No começo não dei a mínima mas depois o chefe começou a comentar o que o cara tinha ido conversar. Se tratava de um empreendimento imobiliário, uma espécie de condomínio pra ricos que ele estava desenvolvendo. Adquiriu uma grande área de terra e estava vendendo pra gente granuda, e o valor dos terrenos girava em torno de 150 mil bolivares brasileiros.

Não lembro direito mas acho até que ele nem era dono de porra nenhuma e estava captando um minimo de compradores pra poder tocar o projeto. Embrionário mesmo.

Fiquei interessado ao ouvir que "o dono da rede de lojas tal" já tinha comprado dois, além de outros famosos da cidade como jogadores de futebol. Foi na época que a Telexfree fechou e eu estava alerta com promessas de dinheiro fácil (nunca investi nessas merdas). 

Ocorre que o cara ainda estava desenrolando burocracias pra legalizar o empreendimento, poder abrir ruas e tudo mais, por isso o negócio era arriscado, mas também altamente lucrativo.

Quem investe assim é quem já tem dinheiro e não tem medo de perder ou deixar um tempo enrolado. O público desse tipo de negócio são grandes empresários, políticos e médicos, além dos caras espertos e "irmãos" de certas fraternidades. Muitas vezes tem uma carga alta de confiança nesse tipo de negócio.

É aqui que entra juntar dinheiro e construir uma reputação. Se você é pelado ou um "carpe", mas principalmente se é um escroto que ninguém quer por perto, boas oportunidades jamais surgirão. Pense muito bem nisso.

Hoje o local tem estrutura e a última vez que ouvi falar, os terrenos estavam sendo negociados por 500 mil. Foram centenas de milhares de reais criados em pouco tempo, e você não acredita no livro do Kiyosaki né... 

Isso ocorre em todo lugar à toda hora enquanto estamos em nossos empregos contando os dias pra receber e fazer nossos aportes lixosos.. Ou você acha que um vereador ou prefeito gasta uma caralhada de dinheiro pra ser eleito e receber um salário que nunca vai cobrir o que gastou apenas por amor?

Aqui você consegue identificar o motivo de certas opiniões minhas em relação à ética de trabalho. Você é jovem ou pelado? Trabalhe como louco, em qualquer coisa que conseguir e se qualifique o quanto puder. Abra seu negócio quando conseguir (não deu certo? Segue a vida) e se afaste de quem atrapalhar seus planos de riqueza, mesmo amigos ou namorada. O emprego nunca vai te deixar rico. O importante aqui é acumular o quanto for possível enquanto fica mais esperto. 

Esse chefe não comprou nada pois tinha trocado de casa a pouco tempo e ficou com uma divida grande. 

Meu avô mesmo descobriu essa fórmula nos anos 50, e fez esse tipo de coisa até morrer. Meus dois terreninhos no interior valem merreca, e portanto lembro de uma piada que ouvi de um tio de minha mulher: "se nós estamos bem imagina os ricos!".

Ser rico deve ser maravilhoso, pois eu nunca, jamais, vi um rico que desejava ser pobre. Por outro lado eu fui bem pobre e é horrível. 

Lucrar com imóveis é exatamente como lucrar com ações, se você leu Peter Lynch vai entender. Você passa a vida buscando acumular ativos de boa qualidade a um preço bom. Geralmente só precisa que um seja um "tenbagger".

Isso é diferente de poupar e rezar. Na verdade, outra tecla que nosso amigo Kiyosaki bate repetidamente é a de que desde 1971 (falando de USA) o governo imprime dinheiro mais rápido que você consegue poupar, então tem obrigação de criar valor, ou vai ficar pra trás invariavelmente. 

Qualquer um escreve um livro de finanças pessoais como os do Cerbasi. É fácil de ler, é o que as pessoas querem, ficar rico sem pensar = investir o excedente do salário em uma carteira diversificada. Mas como sabemos, tem que sobrar um mínimo bem gordo e isso não é pra todos.

Por outro lado o PRPP te exige estimular o "gênio financeiro" e dar um jeito de fazer dinheiro sem a ajuda de um vendedor de produtos financeiros. Você é o responsável, pagar sua obrigação fiduciária consigo mesmo como diz outro guru aqui do blog, Gene Simmons. Tem que pensar, e as pessoas não gostam disso.

Outra coisa, muitos devem ter lido isso e pensado: "passar a vida comprando imóveis? Como se fosse fácil comprar em um dia por 40 e vender em uma semana por 80. Eu ganho 1500 reais por mês". Esse é o modo de pensar limitado dos críticos do PRPP.

Surgem desculpas como "nos USA dá pra fazer, aqui não" - diz o cara que nunca foi na Caixa perguntar sobre imóveis de leilão.

Desculpe, não posso te ajudar nem fazer afagos no seu ego. Você tem que dar um jeito. Sua missão é juntar dinheiro, aprender, e se meter onde tem grana. Não seja um carpe, seja esperto, esteja sempre aprendendo e pense como caçador. Tenha um orçamento sempre positivo não importa o que aconteça e venda todos os passivos financeiros e bugigangas a ponto de seus ativos pagarem as contas, e depois os luxos. 

Este é o ensinamento do livro Pai Rico Pai Pobre, amigos. Ele só usa exemplos do mundo imobiliário pois até um macaco consegue compreender.

Por fim, o conceito mais básico do livro,  passar a vida adquirindo ativos e se livrando de passivos, é dito de forma direta, repetitiva e dura. Quando se é pobre é o que se deve fazer e ponto. Não tem bom senso, nem equilíbrio. É acumular ativos até sair da corrida dos ratos. As pessoas vão te dizer que isso é impossível e se você acreditar, garanto, não tem chance.

Keep hustling

Abraço. 

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Custo de vida em Lisboa

Olá amigos, depois desse tempo vivendo em Lisboa tenho algumas dicas pra quem pretende viver aqui, ou mesmo no resto de Portugal. Pra facilitar dividi o texto em alguns tópicos. Atenção, este texto pode não ser fiel à sua realidade e custo de vida. Só serve como curiosidade. Você deve fazer suas pesquisas e é responsável por suas próprias finanças. 

Segurança - você definitivamente não vai ter problemas com segurança aqui, a não ser que seja muito otario ou decida viver em uma bocada muito ruim (elas existem). Mas o tempo que vai gastar no transporte não vai valer a pena. Simplesmente não se mora em locais perigosos, é uma regra da vida. 

Nas cidades do interior do sul que conheci/trabalhei não vi bocadas, só aqui na grande Lisboa. Ainda não conheço o norte de Portugal pra falar. Neste quesito você não vai gastar quase nada como faria no Brasil.

É o país ideal pra se aposentar ou criar os filhos. Infelizmente não da pra ter armamento aqui, mas bandidos de verdade não parecem se meter com gente comum e quanto aos mendigos, você brasileiro provavelmente é mais perigoso e cascudo que eles, principalmente se cuidar da saúde. Os portugueses em geral tem um físico fraco e não procuram confusão na rua.

Viva em uma área central: Conheço portugueses que moram bastante longe das áreas centrais pois ainda vivem com os pais, e ficam 2 horas em trens e onibus, além de as vezes ter que andar a pé por 30 min ou uma hora dependendo do horário. E isso que vivem "ali" em Amadora, uma cidade colada em Lisboa que muitos brasileiros optam por viver pelo custo.

Uma regra que sempre segui na vida foi não morar longe de minhas atividades rotineiras. Passou de 30 min de transporte você está no lugar errado.

Isso quer dizer que não compensa matematicamente poupar no aluguel morando longe, pois no tempo perdido você poderia trabalhar mais. Você vai pagar mais caro pra viver mas vai levar uma vida mais produtiva.

Transporte: o metro é ótimo e atravessa a cidade em 15 min. Tem horários onde fica lotado. Nesses quando possível eu prefiro andar a pé. O passe mensal é 36 euros e anda o quanto quiser. Também funciona nos ônibus. Minha esposa e eu dividimos o mesmo passe pois não usamos transporte público no mesmo horário.

Pra quem vem de uma metrópole vai tirar de letra, mas eu passei a vida no interior e não suporto perder tempo em transporte público.

Se optar por ter um carro você vai se impressionar com os preços baixos. Pesquise na Internet pois eu daria exemplos ruins (não sei nada de carros), mas já falei com quem sabe. Tem carro de 600 euros e pra quem tem mais grana pode comprar um BMW sem precisar vender um rim.

O melhor de tudo é que você não verá bicicletas nojentas nem ciclovias pela cidade. Bicicleta é pra usar na pracinha, não no meio dos carros ou de pedestres, e ninguém tem obrigação de pagar a construção de ciclovias pra meia duzia.

Aluguel: esta é uma das questões mais complicadas por aqui. É um pouco difícil arrumar um bom apartamento por preço baixo em Lisboa, principalmente se você não tiver tempo pra procurar. É uma das capitais turisticas do mundo, então quanto mais bem localizado mais caro.

Eu moro muito bem, em uma freguesia (bairro) central (apesar de ser uma metrópole tem campo com cavalos no meu bairro!). Meu apartamento é desafogado (não é grudado em outros prédios, pega sol e vento na frente e atrás). É de 1 quarto mas tem uns 65 m2. Poderia ser de 2 ou até 3 quartos (socado). Foi totalmente  reformado pois antes vivia uma família de chineses porcos aqui segundo a proprietária. Pago 425 euros, um valor bem alto. Não pago condomínio nem IPTU, pelo que sei é o dono do imóvel que paga isso aqui. Com essa grana daria pra alugar uma casa enorme no interior do país ou em uma praiazinha, onde pretendo me aposentar.

Mas atenção, se puder não more no que eles chamam de "bairro social" (prédios tipo cohab) espalhados por toda Lisboa. Não tenho preconceito até porque fui pobre a vida inteira. Só acho que se arruma ambientes melhores se procurar bastante. Também não more em "caves", apartamentos terreos sem janelas, jamais.

Quem vem com família e precisa uma casa maior, pode ser bom alugar algo a até 30 min de Lisboa e vir de carro. Sim, os preços despencam fora de Lisboa.

Atenção, se quiser saber os preços pra comprar, procure nos sites disso. Não sei muito sobre financiamento imobiliário.

Contas: gastamos cerca de 40 euros de água a cada dois meses, e uns 50 de luz+gás por mês (na verdade tem meses que dá uns 20 euros). Também 26 euros de internet de 100gb + tv a cabo. 

Roupas: compramos roupas em uma loja  de departamentos chamada Primark. Eu gasto uns 10 euros por mês repondo cuecas, meias e alguma camiseta. As vezes compro uma calça jeans lá de 7 euros. Quando cheguei comprei uma de 30 de boa qualidade na loja "el corte inglês". Espero que esses relatos desenhem o quadro pra vocês.  Tênis a gente compra usado na OLX quando encontra uma barbada. Comprei dois sapatos de couro de 40 euros cada. Neste quesito não posso ajudar muito pois já tenho roupas boas que trouxe do Brasil.

Bichos de estimação: temos dois gatos e no Brasil custavam em média 70 reais por mês (o tempo em que gatos comiam arroz com feijão passou). Aqui custa uns 10 euros de ração por mês 4 euros de areia, e se eventualmente precisar veterinário custa uns 20. Minha mulher coloca fora mais uns 5 euros de brinquedos que eles escondem todo mês. A eutanásia do meu outro gato me arrancou uns 50 euros. Outros bichos não sei.

Também coloco neste quesito mais 10 euros que é o budget dela mensal em gastos numa loja chamada "gato preto" de xícaras, pratinhos, abajures e tralhas com motivos de gato.

Alimentação: aqui que cai o queixo do brasileiro. Nós gastamos 300 euros por mês em comida, mas dá pra gastar 200 e comer bem. Com "comer bem" eu quero dizer que você vai comer melhor que qualquer brasileiro classe média. Carne de primeira, peixe, queijos e produtos de qualidade em geral que no Brasil são premium ou proibitivos. Da pra gastar até 50 se comer só o basicão em casa rs. Talvez 50 seja um exagero, mas o bom é que a alimentação aqui é escalável. No Brasil eu comia só o basicão. 

Não adianta eu ficar colando foto de nota de compras aqui. Entre no site do Pingo Doce e pesquise os preços do que você consome ai.

O melhor de tudo são os descontos. Se você comprar o que precisa quando está em desconto vai poupar uns 30%, e tudo entra em promoção toda hora (sim, eu sei que o é marketing).

Alimentação fora: não somos muito de comer fora, gostamos de comer em casa mesmo, porém uma vez por semana comemos o "menu" de algum lugar que custa uns 5 euros. Tem restaurantes onde se vai gastar de 7 a uns 15 euros por aqui. Aqui mora a armadilha. Se você comer toda hora na rua vai gastar bastante. Por exemplo pode comprar pasteis de nata por 35 centimos ou pagar 1,50 em um boteco turistico. Pizza custa uns 8 euros. No Brasil eu pagava 50 reais com a tele entrega.

Se você tiver um budget mensal pra isso e aproveitar as promoções vai se dar bem.

Academia e esportes: só vi algumas academias de rede de playboy por aqui. Quando voltar do Brasil vou fazer o plano anual de uma. Custa uns 19 euros por mês e é 24h. Lutas eu não me interessei em procurar mas acredito que os melhores professores sejam brasileiros que ensinem jiu-jitsu por aqui. No norte de Portugal tem um pessoal realmente bom de kickboxing, mas luta não parece ser cultural aqui. Tem um clube de rugby aqui perto que é um esporte interessante para jovens.

Você pode quebrar o galho comprando pesos e equipamentos na Decathlon. Com 50 euros você compra o que precisa. Aliás as roupas esportivas em geral nessa loja são de excelente qualidade e não são caras. 

Lazer: ir a museus ou passear em sitios históricos é muito barato, principalmente por que seu QI aumenta fazendo isso. Eu tento ir quando é gratis, mas no geral as coisas custam no máximo 12 euros pra entrar. Tem praia aqui perto (costa da caparica) que da pra aproveitar o ano todo (Portugal tem uns 300 dias de calor e sol por ano), dá pra pescar na beira do rio, fazer esportes por ai... Enfim você consegue manter seu custo de vida baixo.

Eu não vou a boates então não sei o preço.  Na verdade nem sei se tem disso aqui. Shows internacionais custam uns 60 euros mas só tem de caras pop. Se curtir heavy metal terá que viajar até a Alemanha.

Beber por ai não é caro, mas não faz tanto parte da cultura como na Irlanda e Inglaterra. Aqui o povo toma cafezinho nos botecos a qualquer hora do dia. As pastelarias (padarias) são a paixão do português e são em geral baratas.

Livros: tem livros sobre sociopolítica da zona do euro por 3 euros na fila do supermercado, algumas livrarias entulhadas de livros esquerdistas falando mal do Salazar nas vitrines, e livros na FNAC que pra mim são caros pois compensa mais comprar em reais no Brasil e trazer quando eu visitar. Não vejo títulos fodas americanos traduzidos e sendo vendidos aqui. Pra mim um grande defeito de Portugal é não buscar absorver a cultura americana e inglesa. Mesmo assim o país tem uma identidade própria e maravilhosa de exploradores destemidos. Pra mim a escola de sagres sempre será a NASA de Portugal.

Eletrônicos, eletrodomésticos e bugigangas: relativamente barato em relação à qualidade. Não compro muito disso, então desculpem. Vou levar uma centrifuga toda foda pra presentear minha mãe que custa uns 30 euros, assim ela pode deixar guardada pra sempre se prometendo que vai começar a fazer sucos naturais um dia. Sugiro que comparem os preços na Internet, vocês não precisam de mim pra isso. 

Móveis: as casas geralmente vem mobiliadas, ou pelo menos equipadas (geladeira, fogao, máquina de lavar, exaustor e mocroondas)  mas você pode comprar no IKEA que é bem barato. Também não comprei nada disso pra escrever a respeito.

Ferramentas: leroy merlin, aki e brico depot -  tudo muito barato. Nas ferragens tem coisas mais baratas ainda dependendo do que você precisa. Numa loja dessas você lembra do Brasil com asco e formula teorias do porquê nosso país não sai do lugar. Nas minhas o governo é o vilão. 

Saúde: barato. Nunca gastei nisso e até hoje não fiz meu cartão de utente, ai você vai num posto de saúde no seu bairro, escolhe um médico de família que te acompanha e faz exames bem barato. Hospital é só pra emergências e é igual ao Brasil. Tivemos que ir um dia que minha mulher passou mal e ficamos 11h esperando. A impressão é que você vai pra morrer.

Curiosidade: o hospital que fomos foi construído em 1400 e pouco. Acho isso fantástico.

Serviços: caros e demorados. Terrível. Quando tive minha loja tive problemas com a ineficiência de fornecedores, a demora dos prestadores de serviços é realmente foda. Me parece que o povo aqui não gosta de trabalhar e ganhar dinheiro. Se você pedir pra um cara pintar sua casa, provavelmente ele te responde depois de um mês e executa o trabalho quando der na telha. É meio cultural, meu avô era assim em certo sentido, apesar de cumprirem o combinado. Tenho algumas histórias de outras pessoas que sofreram o mesmo pra contar.

Tenho a ligeira impressão que algo que demora um mês aqui, se fosse na Itália em um dia estaria pronto e bem feito. Isso é apenas impressão pessoal e minha opinião. 

Burocracias: quando você vai em um órgão público paga pelo papel e o tempo do funça sem sair machucado, diferente do Brasil que paga 50 reais por uma assinatura no cartório. Pra abrir e fechar uma empresa é super barato e rápido - abrir é no mesmo dia. Contador cobra 100 euros por mês. 

Profissionais liberais tem facilidades fiscais enormes usando recibos verdes. Acho que não custou nada eu abrir atividade como carpinteiro pelo que me lembro, e foi na hora. Declara tudo pela Internet e no primeiro ano não paga imposto (pesquise nos órgãos competentes).

Viagens: depende a viagem. Minha mulher vai passar o natal na Alemanha e pagamos 150 euros ida e volta. No geral eu acho barato viajar uma vez por ano. Da pra ir e voltar de Israel por 250 euros de passagem, incrível isso. Já os passeios quem faz o custo é o turista. Eu não gasto quase nada pois sou rato de museu e contemplo a arquitetura. Eu diria que passear de navio. Nas ilhas gregas é caro. Já fazer um bate e volta na Espanha ou França é barato. 

Não sei mais do que falar. Se tiverem curiosidades específicas podem perguntar. De modo geral, um casal vive bem aqui com 800 a 1000 euros por mês, e isso dá pra fazer com empregos de 30h semanais e curtir uma semi-aposentadoria. Acredito que infelizmente isso torna as pessoas preguiçosas e ai já sabe.

Um leitor me perguntou se com 3k euro se vive bem aqui e eu acredito que sim se você prestar atenção nas leis fiscais. Portugal simplesmente DESTRÓI as finanças de quem ganha bem aqui e por isso sempre será um país subdesenvolvido e dependente que sustenta uma casta de funças. Porém se conseguir ter na sua mão 3k euro por mês pra gastar viverá como um rei. 

Se for pra juntar dinheiro tem opções melhores, aqui é mais pra viver bem mesmo. Os ricos do mundo estão comprando imóveis aqui (procure na internet) e da minha experiência você precisa estar perto dos ricos em razão do tipo de estrutura. 


sábado, 4 de novembro de 2017

Ficando líquido em ações

Olá amigos,

A cada novo mês tenho vendido 20k em ações e comprado outras coisas. Só comprei empresas boas quando montei a carteira (tirando Taurus)  e tem compensado o estudo. Pra falar a verdade não é ciência de foguete, e eu me senti confortável diversificado em apenas 5 empresas: Weg, Cielo, Itaú, Grendene e Taurus.

Imagino quem comprou forte quando estava tudo lá embaixo e o Brasil sob risco de se tornar uma Venezuela, hoje certamente é rico. Na época eu pensava: ou o Brasil acaba, ou quem comprar ações vai se dar muito bem.

Agora parece que estamos novamente face a um rebaixamento do país pelas agências de rating caso não "arrumem" a previdência. Também tem o teatro democrático (eleições) e um monte de coisas que podem fazer a renda variável desabar no próximo ano, e não muita coisa que suporte a alta (é minha opinião pessoal). Portanto pretendo vender (quase) tudo e voltar a comprar mais pra frente.

Comprei um COE e estacionei uma grana em LFT à espera de oportunidades. Estou de olho nos imóveis de leilão e implementarei meu plano de aposentadoria: um trade imobiliário por ano seja construir ou comprar pra reformar.

Boa notícia, como sabem tenho dois terrenos em um condomínio fechado, que foram adquiridos a dois anos quando não tinha nada por lá. Agora já tem algumas casas, ruas, postes, esgoto...  Eu não preciso pagar nada da estrutura pois um parente meu é dono da maioria dos lotes e está desenvolvendo a área. Ano passado valiam 20k. Meses atrás 30, e ontem perguntei à minha mãe por quanto estão sendo vendidos e ela disse 35k. Agora é hora de vender sem pagar imposto de renda ou construir algo em cima. Se for construir, a chance de eu ir novamente no fim de 2018 e estar presente é alta.

Uma coisa que eu penso é deixar eles por lá valorizando, os lotes tem chance de se tornarem "tenbaggers" como diz Peter Lynch, pois o plano diretor da cidade aponta pra lá. Até janeiro penso nisso.


Só quem mora em cidadezinhas consegue isso. Em cidades grandes comprar terrenos envolve muitas incertezas, desde ser longe de tudo, onde o progresso não chega, alguém pode invadir ou ser numa área dominada pelo tráfico, ou é caro demais. No próximo post vou contar de um trade imobiliário que apareceu em 2014 e podia ter me deixado rico.

Mês passado arrumei um emprego part-time (5h por noite) no caixa de um restaurante e vou mantê-lo até ir pro brasil em janeiro. Depois volto pra carpintaria full-time e pretendo fazer o curso de mestre de obras.

Minha mulher também trabalha 30h por semana e não quero que ela faça mais horas, a não ser que trabalhasse na engenharia. Ela também já se acostumou com essa jornada e não faz sentido mudar pois teríamos que nos mudar pra uma área mais industrial, isolada e feia do país. Vocês não tem ideia de como a vida é fácil e boa em Portugal pra quem viveu o grind no Brasil.

Propaganda grátis:
Recomendo o curso do Brasil Paralelo - A Última Cruzada sobre história e sociopolítica do Brasil. É uma das melhores coisas que já vi. Eu fiz uma sociedade limitada com alguns amigos e valeu cada centavo.