quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Estado - a máquina de destruir empregos ataca novamente

Olá amigos, espero que tenham começado bem o ano como eu. Estou muito feliz vendo o "bolo" alcançando um tamanho legal.

Infelizmente más notícias. Hoje minha mulher comentou sobre uma lei que vai aniquilar os motoristas de Uber em São Paulo, cheia de exigências e lobby de mafiosos pra que ao invés do aplicativo ser uma fonte de renda e escape da miséria pra muitos desempregados, vire um ônus onde o pobre já começa pagando licenças e qualificações idiotas antes mesmo de começar a trabalhar. Eu fico chateado quando vejo medidas que dificultem a vida do hustler.

(Leia aqui). 

Aqui em Portugal aumentaram o salário mínimo, medida populista que dificulta empreendedores de contratar e as pessoas de se qualificarem. Não que seja por isso, mas minha esposa e eu estamos pensando em passar um tempo na Suíça ou outro país onde se faça mais grana, pra já aproveitar e conhecer outros lugares e culturas. Vamos amadurecer a ideia durante 2018.

Para o ano novo, nunca foi tão importante este vídeo do Bastter:



Ibov na máxima, continuo vendendo minhas ações com bons lucros e agora tenho pouca coisa. Comprei uns COEs de empresas americanas pra ver como funcionam. Também como tinha dito estou montando uma carteira modesta de moedas digitais. Não pretendo aportar mais de 10k nisso. 

43 comentários:

  1. Só na especuleta conhecimento financeiro.

    O estado cerca do lado a gente aporta dinheiro em outro país, simples assim! O capital estrangeiro não conhece fronteira vai para onde é melhor remunerado.

    Agora para empreendedores locais e assalariado como a gente é ruim mesmo, mas aprendi ganhar dinheiro apostando contra o governo no mercado de capitais, e tenho feito isso desde então.

    Antecipação de ciclos intervencionista: Basicamente o que você esta fazendo ao vender suas ações nas máximas do ibove KKKk

    Quanto mais intervencionista é um governo maior deve ser o premio pedido " margem de segurança" para correr o risco de mercado.

    Atualmente tenho comprando ativos com boa margem de segurança : Estou carregado de bons ativo com boa margem de segurança, estou na fase de quanto mais o mercado sobe mais vou aportar em reservas com correlação negativa esperando de camarote contas públicas estourarem em 2021 acompanhada de uma rodada crescente de impostos.

    Estou apostando neste cenário aqui daqui 3 anos:

    https://d1x0mwiac2rqwt.cloudfront.net/p6sAA9VLNKeQwfoNEOyWe9HIxaialTZ5Dzs2gGil-kNuV9DEl38nkRmfsIdRONwK/by/3330888/as/LER_COM_URGENCIA.pdf








    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns crânios dizem que o Brasil já passou da curva de laffer.
      Interessante seu documento. É de dar medo.

      Excluir
  2. Agora imagina os ônibus sem subsídios a uber e demais já teriam engolido os ônibus , pois a passagem passaria dos 6 reais e em trechos curtos já seria vantagem o uber em trecho maiores com três pessoas já valeria a pena os trajetos maiores , ou melhor se esse subsidio fosse depositado diretamente no cartão de passe das pessoas e essas por sua vez pudesse usar esse cartão em qualquer modalidade de transporte ônibus metro uber táxi tuc tuc aluguel de bike motofrete...ou mesmo postos de combustível ...ai queria ver a concorrência de verdade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os barões do transporte nunca vão deixar liberar o mercado. No Brasil todos nasceram para serem escravos.

      Excluir
    2. Todo domingo eu vou pra praia bem cedo. Antes ia de ônibus, já que saía mais barato que pagar flanelinha,combustível e ainda ter que procurar vaga.
      Gastava R$ 14,40 pra ir e voltar com minha esposa. Desde o verão passado que vou de uber, gasto no máximo 18 reais, vou com mais conforto e segurança e o uber me deixa no trecho da praia que eu gosto.

      Excluir
    3. Tomara que nada atrapalhe sua experiência com o Uber. Muito chato isso.

      Excluir
  3. Estado é a fonte primeira dos problemas. Não cumpre seu papel principal (saúde, educação e segurança) e portando é o grande responsável pelas desigualdades sociais. E pra piorar dificulta a vida de quem quer trabalhar e produzir. Eleições vem aí! Hora de votar contra o estatistas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim o estado nem se metia na saúde e principalmente na educação.
      Grande dilema esse negócio de votar. Não muda nada, principalmente com as urnas cagadas.

      Excluir
  4. Olá CF,

    O governo faz de tudo para nos ferrar e ainda têm idiotas que querem o estado maior.

    Feliz 2018!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Conhecimentos Financeiros,

    Portugal ainda permanece um país bastante amigável para empreendedores. Pra se ter uma ideia a mão de obra aqui chega ser um pouco mais barata que no Brasil. O salário mínimo aumentou, mas a alíquota de IRC diminuiu. :
    https://www.publico.pt/2018/01/03/economia/noticia/novas-tabelas-de-retencao-de-irs-ja-estao-publicadas-1797956

    O salário mínimo, como um dos mais baixos da Europa Ocidental, ainda favorece os empregadores. A Suiça deve ser um país fantástico e com leis fiscais bastante atrativas, mas por outro lado tem custo de vida que chega ser o dobro de Portugal. Para empreender, se for contratar a mão de obra deve ser caríssima.
    Pensem bem sobre a decisão de deixar Portugal, o país reúne atualmente qualidades como poucos na Europa:segurança, bom custo de vida, clima. Estou atualmente investindo em uma franquia em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de franquia e onde?

      Excluir
    2. Olá, realmente não é difícil abrir empresa aqui. Se eu for pra outro país em princípio não vou abrir uma empresa, e se abrir não contrato ninguém.

      Eu ADORO Portugal e o considero um dos melhores países em qualidade de vida pra pessoas mais velhas, mas por enquanto meu endereço é o planeta terra. Tem muitos belos lugares pra minha mulher e eu conhecermos e se der pra ganhar dinheiro ao invés de só gastar, melhor.

      Boa sorte na sua franquia, felicidades.

      Excluir
    3. Respondendo ao anônimo da pergunta, eu e minha esposa estamos investindo em uma franquia no ramo turístico com atuação na região de Lisboa e região do Porto.

      Excluir
  6. Poh resume aí o vídeo do Bastter. Ouvir 40min de vídeo de: Ehhhh, hmmmm, ehhhh. Não dá não. Mesmo na velocidade 2x ainda é lento.

    Quem pede pelo papai estado tem que se fuder mesmo.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  7. Olá PS, o video se resume à não esperar nada dos outros nem do governo, nem achar que, por ser o melhor datilógrafo do mundo vai conseguir viver disso. Tem que se tornar um Hustler e jamais tomar nada como garantido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Como o Flávio Augusto fala, Não existe esse negócio de estabilidade. Quem não se adapta morre.

      Abraços!

      Excluir
  8. Como sempre, nada de novo. O estado, no mundo todo, mas especialmente no Brasil, nada mais é que uma máquina de destruir riqueza. Será sempre nós contra eles.
    Com toda critica se pode fazer a Trump, ele está reduzindo as regulamentações governamentais e agora reduziu impostos.
    Se fizer um corte de gastos terá feito um bem extraordinário para população americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Trump é fera. Me lembra o cara da foto que eu uso em vários aspectos.

      Excluir
  9. Infelizmente o estado só nos fode!

    Suíça, interessante! Tenho um amigo que ficou um mês na Noruega, achou o máximo. Só é bem caro! *dizem que os noruegueses fazem compra na suécia devido o preço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noruega deve ter coisas legais, mas nem se compara à Suíça, acho.

      Excluir
    2. Suiça tem o custo de vida mais caro do mundo. Pesquisa indica a cidade de Genebra.

      Excluir
    3. Então deve ser um bom lugar pra ficar um tempo e ganhar dinheiro.

      Excluir
    4. Conhecimentos Financeiros,

      Muitos portugueses inclusive fazem esse caminho: trabalham na Suíça e depois regressam a Portugal para montar um negócio, adquirir um imóvel ou viver de renda/aposentadoria.
      Pra vcs que têm passaporte europeu e estão a fim de "explorar" novos desafios vou dar uma dica interessante:
      Morem em uma cidade transfronteiriça (de preferência uns 20km a 30km) na Alemanha, França ou Itália e trabalhem na Suíça. Os custos com alugueis e supermercados nos 3 primeiros países são bem menores, inclusive muitos suiços residentes próximos à fronteira nos fins de semanas vão à França ou à Alemanha fazer compras. Por outro lado, durante a semana, é grande o volume de trabalhadores transfronteiriços residentes na França, Alemanha e Itália que atravessam a fronteira para trabalhar na Suíça e voltam todo o dia. Além de ganhar um salário suíço, vcs evitariam os custos da Suíça, pois todo residente que não seja temporário é obrigatorio pagar seguro de saúde que varia de 360F a 1000F. O governo fiscaliza isso. Aluguéis mais baratos que acham são por volta de 1600F, podendo chegar facilmete a 4000F em cidades como Genebra e Zurique, frequentemente citadas entre as 2 cidades mais caras do mundo. O BIG MAC suíço é o mais caro do mundo, se não me engano sai a $6,35.
      Por outro lado, o mínimo que se ganha na Suíça é por volta 3600F/4000F, mas se estima que só 15% da população ganhe isso, a maioria ganha acima.

      Excluir
    5. Obrigado pelas dicas! Vou amadurecer a ideia. Minha mulher não está muito a fim de sair daqui... Eu quem queria dar um gás por lá e voltar. Sempre gostei de aventuras.

      Excluir
  10. CF, como é que você vai trabalhar comigo no meu gabinete se você continuar falando mal do Estado desta forma? A oposição vai cair matando em cima deste discurso libertário. Você precisa ser mais populista e estadista, senão vamos nos ferrar! =D

    Brincadeiras a parte, você tem um legítimo espírito hustler. E eu admiro muito isto em você.

    A propósito, você já pensou em explorar esse seu lado hustler em Cingapura, Hong Kong ou Nova Zelândia?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe agradeço a oferta.

      Fiquei muito feliz com seu elogio, não tenho palavras.

      Já pensei nesses países, mas na Europa pra mim é mais fácil em razão da cidadania. Eu perderia muita energia tentando competir com hustlers desses países. Os caras já nascem assassinos, enquanto eu sou só alguém disciplinado que teve sorte.

      Grande abraço

      Excluir
  11. Esse vídeo do Bastter é um soco na barriga, mas precisa ser repetida, infelizmente. Uma dúvida, o que você faz com o dinheiro da venda das ações? Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Comprei alguns COE de empresas americanas e tesouro selic. Em breve vou usar a grana do tesouro pra outra coisa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Um dos maiores atrativos de Portugal era o baixo custo de vida, mas os alugueis altos aniquilaram essa qualidade. Abortei o plano de imigrar pra PT esse ano, mesmo tendo passaporte italiano. Por enquanto prefiro minha vida sossegada aqui no BR mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo aqui é barato, cara. Tirando tênis, aluguel no centro de Lisboa e picanha.

      Excluir
    2. Em Lisboa metropolitana não se acha aluguel decente por menos de 400 euros, isso é muita coisa.

      Excluir
    3. Queria que fosse quanto? 300? 200?

      Pessoalmente não acho caro alguel aqui, salvo centrão de Lisboa.

      Excluir
    4. Mas sinceramente cara, se você acha que morar aqui é caro fique no Brasil mesmo.

      Não vale a pena deixar a vida sossegada ai pra vir pra essa loucura que é Lisboa. Rs

      Desculpa a ironia, é brincadeira.

      Excluir
  14. KKKK, de onde esse cara tirou "ERA" o custo de vida.

    Pago 350 euros em um T2 excelente no centro do Porto. Lógico os aluguéis estão subindo, mas são só os aluguéis, o resto permanece baixo, comida então é quase de graça, com o bilhete mensal vc anda ilimitado com excelente qualidade por 30 e poucos euros. Mesmo assim, sabendo pesquisar, ainda se acha alugueis bem em conta, só procurar um pouco distante dos grandes centros. Eu dei muita sorte.
    Qualquer país da Europa que for, exceto leste europeu, encontrará custos mais altos, mesmo considerando esses aumentos recentes nos alugueis em Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Conhecimentos Financeiros,

      Pela minha experiência aqui em Portugal, pelo menos na região do Porto, tenho que concordar com vc. Não tem comparação de custos disso aqui com o bananil. O país é muito barato. Passarei um tempo em Lisboa agora por causa da franquia, mas no começo ficarei lá com ARBNB.
      Lisboa está muito na moda, é normal os preços de alugueis subirem muito, mas mesmo com esses aumentos compara os alugueis daqui com outros países da Europa! Caso me mude definitivamente para região de Lisboa, ficarei um pouco mais afastado do centro, em uma cidade limítrofe tipo Odivelas, onde os custos com aluguel tendem a diminuir. Muitos brasileiros querem ir direto no centrão de uma das cidades que está mais na moda na Europa, em vez de adotar a estratégia que pretendo fazer acima, aí se assustam com os preços (Tipo, se está no Porto, more em Gaia que é do lado e dá pra ir a pé, só de fazer isso os alugueis já podem cair 30%). É lógico que nos centros, com esse boom turístico e com o fato de Portugal estar na moda, os alugueis estão mais caros, mais aqui ainda é mais barato que qualquer lugar da Europa Ocidental. Com o Bostil, em se tratando de gêneros básicos e bens de consumo, não tem qualquer comparação possível

      Excluir
    3. Só um maluco pra comparar. Aqui um casal vive bem com um salário mínimo, e salário minimo nem é pra viver, é pra começar a vida e desenvolver habilidades básicas. Claro que não é correto querer viver com o mínimo, mas dá.

      Os brasileiros não passam de escravos. Infelizmente é a verdade.

      Excluir
  15. Sempre com boas observações...😎👊
    Meu sonho é conseguir imigrar desta loucura estatolatra como vc diz, mas não tenho cidadania.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ok, não desista que o universo vai lhe abrir uma porta. É assim com todo mundo que eu vi conseguir.

      Excluir
  16. conhecimentofinanceiro,

    Para que facilitar se é possível complicar? - parece que essa é a filosofia e a visão de alguns governos....

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a de todos, mas a do brasileiro é, a muitos anos, essa com certeza.

      Grande abraço

      Excluir