Sobre o CF

Um jovem brasileiro nascido para perder, mas que vive para vencer.

Consegui sair da Corrida dos Ratos e hoje resido em Portugal, mas ainda quero muito mais.

Acompanhe-me nessa saga de opiniões e divagações sobre finanças, economia, política, negócios e empreendedorismo.

Pode me chamar de "CF".

10 comentários:

  1. Vejo o seu gosto pelo R.R., conte-me fatos sobre ele que fizeram admira-lo tanto. :)
    Libere newsletter ou feed !!!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a personalidade parecida e também luto contra o socialismo. Admiro algumas reformas que ele implementou na economia e receberam o nome de "Reaganomics".
      Vou ver se qualquer gora habilito as ferramentas para seguirem o blog.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. ei CF acabo de descobrir seu blog via Aportador Financeiro. Pois vc já está na IF ?! Não é todo dia que encontro alguém assim ! Meus parabéns ! Dei uma olhada por aí tentando entender sua trajetória, como vc conseguiu esse feito incrível mas não achei. Pode me indicar algum(s) post(s) pra começar ? Feliz IF !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu saí da "corrida dos ratos" poupando e investindo o suficiente para ter renda passiva que cubra minhas despesas, só isso.

      Não falei em um post específico como fiz, mas em essência foi vivendo bem abaixo da minha renda por vários anos.

      Bem vindo!

      Excluir
  3. Acho que fui seu colega de trabalho no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, me mande um e-mail pra conversarmos: dicaspessimas@gmail.com

      Excluir
  4. Se você pudesse dar uma dica pra um jovem de 20 anos que não aguenta essa bagaça de Brasil qual seria? Mano to com uma grana pra ir embora dessa porra. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com cada vez mais aversão ao Brasil. Achei que a distância ia diminuir isso, ms n a verdade só aumentou, e eu comecei a ver certos aspectos da cultura brasileira de modo mais negativo.
      Eu teria ido embora mesmo que pra ficar ilegal caso não tivesse a cidadania da minha mulher.

      É difícil das dicas pois não conheço sua relidade. Numa dessas você tem uma vida legal e capacidade de aporte forte... Mas no geral eu simplesmente digo: não desperdice sua vida no Brasil.

      Excluir
  5. Cara, descobri teu blog hoje a partir do blog do corey, e já me identifiquei com teu post da trajetória da classe média brasileira (14-Out-2017). Cara, o que tu diz lá é verdade. Claro que em cada caso o contexto muda um pouco, mas a essência é o que tu escreveu.

    PRINCIPALMENTE: "após 2 anos muda para um curso com mercado saturado de profissionais, com salários baixos, onde não é necessário diploma para trabalhar e não tem experiência prévia nem conhecimento algum do ramo. Até nota isso tudo mas ignora, afinal a vergonha de já ter mudado um vez de curso o faz dizer a todos que se encontrou e ama a nova profissão."

    Cara, tu me livrou de uma bela roubada. Ia fazer o que eu amo, mas pra ganhar quanto? Troco de bombom? Não mesmo.
    Faço uma engenharia que pouca gente se forma por ano, ou seja, lascada mesmo. Fiquei pê da vida porque o maldito curso não vai me ensinar merda nenhuma atual do mercado de trabalho.
    Some isso com 2 anos e meio só estudando uma porrada de cadeira, 6 todo semestre, e tá aí o limbo do poço. Não fiz iniciação científica, PET, nada. "Só" estudei que nem um condenado.
    Aí cara, tu chega na metade da graduação só a merda, sem motivação nem disciplina pra estudar uma porrada de coisa que não serve pro mercado. A vontade de trocar de curso é grande pra caramba.

    Aí eu ia pras "áreas criativas", mas o mercado é desvalorizado, e iria competir com o sobrinho do cliente pra ganhar miséria?
    Podendo eu terminar a maldita engenharia e correr atrás de algum cargo de gestão? Não. Não mesmo. Me formo em qualquer coisa com empregabilidade e mato minha sede criativa com hobbies.

    Decidi que tentarei migrar pra engenharia de produção, menos difícil, mas ainda assim com alguma empregabilidade. Serve pra um monte de coisa, afinal. Se der certo, massa! Se não, paciência.

    Incrível foi a realização de abrir a mente quando descobri a blogosfera de finanças. Cara, meu mundo virou de ponta-cabeça.
    Obrigado por compartilhar tuas histórias, vou lê-las até onde puder.
    Sucesso aí na empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu relato e bem vindo. Fico feliz se você observou melhor seus passos. Não saia das STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemáticas). Não tem muito dinheiro fora disso, e um engenheiro trabalha melhor que qualquer um, em qualquer área.
      Grande abraço

      Excluir